Uma medalha de ouro, em Valência

Publicado  quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Neste fim de semana, ao mesmo tempo que ocorria a cerimonia de encerramento das Olimpíadas, vinha uma última "medalha de ouro" para o Brasil, em um esporte que não participa dos Jogos e em outro país. Foi na Fórmula 1, em Valência, com Felipe Massa. O piloto da Ferrari, conquistou sua 4ª vitória na temporada, mesmo número que seu concorrente ao título, Lewis Hamilton, da McLaren, que chegou em segundo lugar nesta etapa.
No novo e travado circuito espanhol, nova sede do GP da Europa, o brasileiro esteve bem o fim de semana todo e concretizou a boa atuação com uma vitória para não deixar dúvidas de que está, de fato, na briga pelo campeonato. Ele já havia feito a pole no sábado e se aproveitou do traçado, que é inspirado em Mônaco e não tem pontos de ultrapassagem, para, na largada, manter seu posto e não sair mais. Aliás, os três primeiros chegaram na ordem que chegaram, o brasileiro, o inglês Hamilton e o polonês Robert Kubica, da BMW. Com isso, Felipe descontou dois pontos na classificação geral e agora está a seis do líder Hamilton, que soma 70. A Ferrari lidera o mundial de construtores com 121 pontos contra 113 da McLaren.
O único perigo que Felipe correu durante a prova foi um erro que a equipe cometeu na saída de pit-stop, no qual deveriam ter segurado o piloto alguns segundos a mais, mas liberaram-no na mesma hora em que o retardatário Adrian Sutil passava, quase bateram, mas Massa recolheu bem para evitar a batida. Mas esse não foi o pior para a escuderia. O outro piloto, o finlandês Kimi Räikkönen, atropelou o mecânico responsável pelo reabastecimento, em saída precipitada, e teve seu motor quebrado a poucas voltas do final.
A torcida teve também sua decepção ao ver o piloto da casa, Fernando Alonso, da Renault, ser tocado na traseira por Kasuke Nakagima, da Williams, e ter que abandonar a prova na primeira volta. Os outros brasileiros, Neslinho Piquet, da Renault, e Rubens Barrichello, da Honda, fizeram corridas apagadas e terminaram, respectivamente, em 11º e 16º lugares.
Esta foi a primeira vez que os pilotos correram nesse circuito, antes a sede do GP da Europa era em Nurburgring, na Alemanha. A próxima etapa ocorrerá no dia 07 de setembro no veloz circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, que volta ao calendário da F-1, depois de alguns anos afastado.

0 comentários: