O maior espetáculo da Terra que a humanidade já viu, proporcionado pelos chineses, teve seu final apoteótico neste domingo às 8h da noite, horário local. Os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 acabaram, heróis foram coroados, records foram quebrados, límites foram superados, lagrimas foram derramadas, sorrisos foram estampados e mais uma vez o planeta inteiro se emocionou. 
A XXIX edição das Olimpíadas consagrou grandes nomes do esporte, como Michael Phelps, o maior nome entre todos, Yelena Isinbayeva, Usain Bolt e Rafael Nadal. Cada um com sua nacionalidade e seu esporte. Todos confirmaram seus favoritismos e venceram todas as provas que disputaram. Brasileiros também foram enaltecidos e o hino nacional foi tocado, com nomes de César Cielo Filho, Maurren Higa Maggi e as meninas do volei, Mari, Fofão, Walewska, Fabiana, Paula Pequeno, Sheila, Fabi, etc. que fizeram nossos corações baterem mais acelerado. Outros nomes também tiveram destaque como os chineses Yao Ming, Liu Xang e Chen Xiexia, os argentinos Manu Ginobbli e Lionel Messi, os americanos Kobe Briant, Dalhausser, Rogers e Staley, entre tantos outros destaques. 
Mais um ciclo olímpico foi encerrado e com ele, mais uma página histórica foi escrita com muito suor e dedicação. A tristeza fica no ar para todos os amantes do esporte. Mas ao mesmo tempo, renovam-se as esperanças e começa a contagem novamente, agora para Londres 2012. Faltam 4 anos apenas. É tempo de se planejar, evoluir, melhorar, competir para chegar lá como diz o tema das Olimpíadas: "Higher, Faster, Stronger". Logo em breve, já é tempo de treinar novamente, para mais records serem batidos e outras medalhas serem alcançadas.
E o Brasil não pode ficar para trás. É necessário mais investimentos, criar centros de excelência, condições adequadas de treinamento, massificar esportes menos conhecidos, dar patrocínio, trabalhar a parte psicológica e física. Pode parecer um desejo utópico, mas para um país que tem vocação para o esporte e que conquista muitos bons resultados apenas com seus próprios esforços, deveria ter mais cuidado com seus atletas para que eles possam trazer mais alegrias para um povo que é sofrido, mas que se orgulha e se emociona de torcer por nomes até desconhecidos.
Ficam aqui as imagens da cerimônia de encerramento. Junto com elas, a tristeza de uma despedida, mas também a alegria de ter acompanhado, quase na íntegra, a maior celebração que o esporte pode proporcionar e, assim, informar com o máximo de precisão sobre muitos eventos. Gostaria de poder explicar mais partes técnicas, de mencionar mais resultados, porém não foi possível, por ser um acontecimento de proporções inimagináveis. Mas, desde já, agradeço a atenção e a disposição de quem leu e pôde aprender alguma coisa ou saber de algum resultado. O trabalho segue, novas competições com mais informações. Guardo com muito carinho na memória toda a cobertura que fiz e termino com um pouco mais de experiência do que quando comecei. E vou cumprir com minha promessa de buscar o esporte pelo mundo e repassá-lo aqui no blog Esporte pelo Juva. Que a chama olímpica permaneça acesa em nossos corações. Até Londres 2012!
ONE DREAM ONE WORLD.



























 
 





















 
 


 
 


































 
 
 

0 comentários:
Postar um comentário