Coletivos brasileiros

Publicado  domingo, 17 de agosto de 2008

No passar dessas últimas duas medalhas conquistadas por Cielo, vários resultados bons para os times do Brasil aconteceram e outros, não tão bons assim, também vieram, para equipes e individuais.
No futebol feminino, as meninas venceram a Noruega, campeã olímpica de Sydney 2000, por 2 a 1, com gols de Marta e Daniela Alves. E vão enfrentar na manhã de segunda-feira sua principal rival e de quem é "freguês" a algum tempo, a Alemanha, que venceu a Suécia na prorrogação por 2 a 0, em jogo válido pela semifinal do torneio. Se as brasileiras vencerem, além de disputar o ouro, vai ser a primeira vez que conseguirão esse feito contra o time de Prinz e cia. A outra semifinal será entre EUA e Japão.
No masculino, o trauma de Sydney foi superado, apesar da seleção ter passado por sufoco semelhante e os comandados de Dunga ganharam de Camarões e avançaram às semifinais. Mas não foi fácil. O jogo foi marcado por pouco futebol e muita rispídez, excesso de cartões e faltas. Antes do final da partida, um jogador de Camarões foi expulso e o filme de antes passou na cabeça, principalmente de Ronaldinho Gaúcho, presente naquela ocasião. No tempo regulamentar, terminou sem alterações no placar. Felizmente, o final foi outro. Com 10 minutos da prorrogação, Rafael Sóbis arrancou em contra-ataque e converteu o chute, no canto. Logo em seguida, um minuto antes de acabar o primeiro tempo, Marcelo entrou em diagonal depois de uma bela jogada trabalhada e bateu de coxa para fazer o segundo e garantir o ingresso para próxima fase e assim, batalhar contra a temível Argentina, que passou pela Holanda por 2 a 1, por um lugar na final. O jogo será na terça-feira. No outro lado da chave, a Nigéria enfrenta a Bélgica, que derrotou a favorita Ítalia, pela outra vaga.
Falando de volei, Ana Paula e Larissa foram eliminadas nas quartas-de-final, pelas americanas Walsh e May, com grande facilidade e não poderão disputar medalhas. As americanas enfrentarão a outra dupla brasileira, Renata e Talita, que venceram as australianas, que anteriormente tinham vencido Ana Paula e Larissa. Agora as esperanças estão com a segunda dupla por uma vaga na final e a conquista de uma medalha.
Outra derrota significativa foi a do time masculino de quadra, que levaram um sonoro 3 a 1 a favor da Rússia. O Brasil, sem Giba, jogou muito mal e não se encontrou em quadra. Mas, como já é de costume, essa derrota serviu para motivar os jogadores e a vítima foi a Polônia, que foi massacrada com 3 sets a 0. A última partida da primeira fase será contra a Alemanha, e Bernardinho usará o jogo, uma vez já classificado antecipadamente, para testar todos os jogadores e dar ritmo de jogo.
As partes que continuam muito bem encaminhadas e jogando um volei agradabilíssimo de se ver e torcer são o time feminino de quadra, que venceu mais duas partidas: contra Cazaquistão, considerado um treino, uma vez que teve set que acabou 25 a 6, e contra Ítalia, uma final antecipada, que venceu por outro 3 sets a 0; e a dupla masculina Ricardo e Emanuel, que venceram uma dupla russa muito forte, num embate duríssimo, de virada por 2 sets a 1. E assim, eles seguem o sonho do bicampeonato olímpico, contra Jake Gibb e Sean Rosenthal, dupla americana que costuma vencê-los no círcuito mundial. Já Márcio e Fábio Luiz venceram seu último duelo na primeira fase, contra outra dupla russa e nas oitavas-de-final, custaram a vencer a dupla japonesa Asahi e Shiratori por 2 sets a 0 e também passaram para outra fase. Agora enfrentam os austríacos Gosth e Horst.
A respeito do Handebol, as meninas decepcionaram. Depois de terem vencido as líderes sul-coreanas, precisavam apenas vencer o time suéco, que estava em último para se classificar para as quartas, mas perderam por 3 gols e deram adeus à chance de melhor classificação do que de Athenas 2004, apenas disputarão até o nono posto. O masculino perdeu por uma diferença ainda menor, um gol, para a Espanha na última rodada e também deixou a competição pelas primeiras colocações.
No basquete, as meninas se despediram do torneio apenas com a vitória sobre a Bielorússia e fizeram a pior campanha entre todas as edições olímpicas.

0 comentários: