Conheça a modalidade - Triatlo

Publicado  terça-feira, 2 de agosto de 2016

Na contagem regressiva das modalidades, agora venho falar do TRIATLO.

É um esporte que deve nadar, pedalar e correr, nessa ordem e sem interrupções. Uma junção de modalidades que ocorreu bem recente, por isso é um dos eventos mais novos nos Jogos Olímpicos.
Surgiu em 1974, no San Diego Track Club, na Califórnia. Era comum que os treinadores passassem planilhas de treino para que os esportistas do atletismo praticassem antes das ferias, com exercícios de natação e ciclismo, fazendo com que mantivessem a forma sem atividades específicas do atletismo.
Ao retornar das férias, os treinadores queriam saber quem tinha se exercitado, de fato. Para isso, começaram a promover testes combinados com 500m de natação, 12km de ciclismo e 5km de corrida.
Aos poucos, os atletas passaram a gostar do desafio e incluíram os profissionais que trabalhavam nas praias, os salva-vidas na competição, por terem fama de ótimos esportistas. No passar dos anos, as distâncias sofreram alterações pela União Internacional de Triatlo.
Para ser aceito como modalidade olímpica, o esporte teve que passar por modificações, incluindo tolerar que um atleta pegue vácuo de ouro no ciclismo.
Ingressaram nas Olimpíadas em Sydney/2000.
As distâncias tanto em campeonatos mundiais como olímpica são 1,5km de natação, geralmente em mar aberto, 40km de ciclismo e 10km de corrida.
Certamente a característica dominante dos atletas é a resistência muscular por grandes períodos.
Serão 55 atletas de cada gênero disputando as 6 medalhas em jogo.

Curiosidades
A área de transição entre as modalidades é considerado a quarta prova e pode definir se um atleta acompanhará um grupo ou terá que buscar os adversários de maneira isolada, por isso é treinada exaustivamente;
É permitido, no máximo, três atletas por país na competição;
O competidor pode sofrer advertências na prova e, eventualmente, ser expulso, se causar riscos aos adversários.

Destaques
Gwen Jorgensen pode trazer
o primeiro ouro para os
Estados Unidos na modalidade
O britânico Jonathan Brownlee conquistou o bronze em casa, há quatro anos, e está em terceiro no ranking mundial, com chances de brigar por uma nova medalha.
A americana Gwen Jorgensen está em terceiro do ranking mas é considerada uma das favoritas ao ouro, até pela consistência de seus últimos resultados.

Brasileiros
O Brasil terá um representante em cada gênero. No feminino, você já viu aqui a entrevista que fiz com a Pâmella Oliveira, especialista na natação e que brigará para estar entre as melhores no restante da prova. Ela conta com o apoio dos leitores do Esporte pelo Juva, como deixou no recado aqui. Assim como o Diogo Sclebin na competição masculina.

Quadro de medalhas da modalidade
A Suíça é a primeira com 4 medalhas, sendo 2 de ouro e 2 de bronze.
A Austrália é o país com mais medalhas, 5, mas fica em segundo com 1 ouro, 2 pratas e 2 bronzes.
O continente da Oceania é bom no esporte, a Nova Zelândia é terceira com 1 ouro, 1 prata e 1 bronze,

Onde e quando ocorre
As provas serão no Forte de Copacabana, com o público podendo acompanhar nas ruas.
Dia 18 de agosto será a prova masculina e dia 20, a feminina.

Agora faltam três modalidades, a próxima será a Vela.

0 comentários: