Bem-vindos ao mundo olímpico!

Publicado  quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Está é a minha postagem de número 300, uma contagem especial. Um projeto que começou há oito anos com meu ingresso na faculdade de jornalismo e com a pretensão (sonhadora) de noticiar os eventos da Olimpíada de Pequim/2008.
Esse sempre foi um espaço democrático de trazer um pouco de todos os esportes, mas sempre tive um carinho muito grande com aqueles que são modalidades olímpicas.
E é com enorme alegria que saúdo às novas modalidades que farão parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio/2020. Nesta quarta, o Comitê Olímpico Internacional aprovou o ingresso de cinco esportes que abrilhantarão ainda mais o evento na terra do Sol nascente.
Caratê, Escalada Esportiva, Skate, Surf e Beisebol/Softbol são os recém-integrados ao programa olímpico. Caratê é luta de origem japonesa, mais uma que se junta ao Boxe, Judô, Luta Olímpica e Taekwondo. Escalada confesso que desconheço completamente da modalidade, mas deve ter seus atrativos para o público. Dois radicais que já tivemos campeões mundiais, Skate e Surf. Resta saber qual será o tipo a ser disputado, Street, Vertical e/ou Megarrampa nas quatro rodinhas e águas naturais ou piscinas artificiais para o shape com quilhas. Por fim, o Beisebol e sua versão feminina, o Softbol, que é uma febre no Japão e já esteve em outra edições dos Jogos, portanto regressa para a Olimpíada.
Fica aqui um questionamento a respeito de o porquê eventos como Futsal e Futebol de Areia não são considerados para entrar nesse grupo de modalidades, uma vez que têm campeonatos mundiais consolidados pela FIFA e alto número de praticantes. Também deixo registrado o desejo que o Kung Fu (modalidade milenar que pratico) entrasse nessa discussão, já esteve como exibição em Pequim/2008.

0 comentários: