Conheça a modalidade - Tiro Esportivo

Publicado  terça-feira, 2 de agosto de 2016

Neste texto trago os aspectos da modalidade TIRO ESPORTIVO.

Infelizmente a origem desse esporte não é tão nobre quanto outros. As armas de fogo surgiram para mudar o patamar de batalhas nas guerras. Os primeiros registros de uso foram em combates entre ingleses e franceses, em 1346. Há cerca de 700 anos também surgiam os clubes de tiro, na região que hoje é a Alemanha.
A eficiência das armas foi evoluindo com o passar dos anos e o avanço tecnológico investido nessa indústria. Passou a ser usado como meio de caça também. Acredito que não caiba aqui mencionar os maus usos deste tipo de arma, vale pensar na parte esportiva que teve muita influência militar. 
Os estilos de tiro nas posições deitado, de joelho e de pé serviram como modelo para as competições. As criações de federações em lugares como Inglaterra e Estados Unidos no meio do século XIX ajudaram a popularizar o esporte nesses países. Assim como na França, onde surgiu uma competição de tiros ao alvo com fuzis, em 1867. Os clubes de caça também inspiraram provas que existem até hoje, caso da fossa olímpica e do skeet. 
Está presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição em Atenas/1896. Só não fez parte de duas edições, St. Louis/1904 e Amsterdã/1928. Depois disso, não saiu mais do programa olímpico.
As mulheres só foram inseridas nas disputas no México/1968, tornando a competição mistas entre homens e mulheres.  A divisão entre provas masculinas e femininas ocorreu em Los Angeles/1984.
Outra modalidade, como o tiro com arco, que é preciso muita concentração e olhos apurados para acertar os alvos.
São 45 medalhas distribuídas em 15 eventos. Há três tipos de armas que podem ser utilizadas nesses eventos: carabina, pistola e espingarda. Para cada tipo são realizados três eventos para homens e dois para mulheres. Somente há competições individuais.

As provas
Carabina de ar 10m (M/F) - alvo a 10 metros, é preciso atirar com as duas mãos, posição em pé, homens têm 60 tiros e mulheres, 40;
Carabina deitado 50m (M) - alvo a 50 metros, atira com as duas mãos, posição deitado, tem 60 tiros;
Carabina 3 posições 50m (M/F) - alvo a 50 metros, atira com as duas mãos, posições em pé, de joelhos e deitado, homens têm 40 tiros, mulheres, 20;
Pistola de ar 10m (M/F) - alvo móvel a 10 metros, atira com uma das mãos, posição em pé. tem seis séries de 60 tiros;
Pistola 25m (F) - alvo móvel a 25 metros, atira com uma das mãos, posição em pé, tem seis séries de 5 tiros;
Pistola de tiro rápido 25m (M) - alvo móvel a 25 metros, atira com uma das mãos, posição em pé, tem duas fases de 30 tiros;
Pistola 50m (M) - alvo móvel a 50 metros, atira com uma das mãos, posição em pé, tem seis séries de 60 tiros;
Fossa olímpica (M/F) - atira com espingarda em pratos que são disparados ao comando do atirador, atira com as duas mãos, posição em pé, tem dois tiros para cada prato, dispara a, no mínimo, 15 metros de distância, em cinco pontos distintos;
Fossa double (M) - atira com espingarda em pratos que são disparados ao comando do atirador, atira com as duas mãos, posição em pé, tem dois tiros e dois pratos ao mesmo tempo, dispara a, no mínimo, 15 metros de distância, em cinco pontos distintos;
Skeet (M/F) - atira com espingarda em pratos que são disparados ao comando do atirador, atira com as duas mãos, posição em pé, pode ter um ou dois pratos simultâneos, dispara em sete pontos distintos em arco e um mais a frente.

As regras de cada evento são realmente confusas e mal explicadas. Cada fonte dá algum dado. Talvez, esse vídeo ilustre melhor cada prova:

Curiosidades
Na época em que eram disputados eventos mistos, duas mulheres ganharam medalhas: Margaret Murdock foi prata na carabina 3 posições em Montreal/1976 e Zhan Shan foi ouro no Skeet em Barcelona/1992;
O Tiro Esportivo será a primeira modalidade a distribuir medalhas no Rio, será na carabina de ar 10m feminina;
Nos Jogos da Antuérpia/1920 teve dois acontecimentos interessantes: o sueco Oscar Swahn se tornou o medalhista mais velho da história, tinha 72 anos ao conquistar a prata, e o tenente brasileiro Guilherme Paraense foi responsável pela primeira medalha de ouro do país na história olímpica.

Destaques
O sul coreano Jin Jong-Oh é o cara da modalidade. Tem cinco medalhas desde Atenas/2004, três ouros e duas pratas. É atual bicampeão na pistola 50m e líder do ranking mundial na prova, além de ser atual campeão da pistola de ar 10m. Pode pintar mais duas medalhas em sua vitoriosa carreira.
A ucraniana Olena Kostevych é um nome a se prestar atenção, já foi ouro em Atenas/2004 na prova de pistola de ar 10m e bronze em Londres/2012 na mesma prova e na pistola 25m. É a atual líder do ranking na prova da distância mais curta.

Brasileiros
Felipe Wu pode trazer o segundo ouro
brasileiro da modalidade
Temos uma chance fortíssima de medalha, chance real de ouro, que pode vir logo no primeiro dia de competições dos Jogos, com Felipe Wu na prova de pistola de ar 10m. Wu é líder do ranking mundial e favorito. Ele também compete na prova da pistola 50m. Além dele, outro oito brasileiros estarão representando o país, mais cinco homens e três mulheres. A torcida é para todos e que consigam ter o melhor desempenho de suas carreiras atirando em casa.

Quadro de medalhas da modalidade
Os Estados Unidos exercem um amplo domínio, com 53 ouros, 29 pratas e 25 bronzes, um total de 107 medalhas, mais que o dobro do segundo e terceiro.
A China vem em segundo, crescendo nos últimos anos com 21 ouros, 13 pratas e 15 bronzes, somando 49 medalhas.
A União Soviética ainda se encontra em terceiro, com 17 ouros, 15 pratas e 17 bonzes, a mesma soma de 49 medalhas, com menos ouro que a China.
O Brasil ocupa a 35ª colocação com 3 medalhas, uma de cada tipo.

Onde e quando ocorre
O Centro Olímpico de Tiro é o local designado para as competições.
Começa no primeiro dia, logo cedo, do dia 06 de agosto e vai até o dia 14, com medalhas todos os dias.

A modalidade seguinte que trarei é o Triatlo.

0 comentários: