Talvez boa parte desses esportes tenha uma origem parecida. Este basquete surgiu nos Estados Unidos como forma de reabilitação para soldados veteranos da 2ª Guerra Mundial, em 1946. Ao mesmo tempo, em Stoke Mandeville, na Inglaterra, era praticado o netball, uma versão mais antiga da modalidade com o mesmo objetivo de reintegração social.
É um esporte praticado apenas por pessoas com deficiência físico-motora.
Teve sua estreia nos Jogos de Roma/1960, portanto está desde a primeira edição. As mulheres passaram a competir a partir de Tel Aviv/1968.
Segue as mesmas regras do basquete convencional, no que diz respeito às dimensões da quadra (28x15 m), número de jogadores em quadra (5 de cada lado), tempo de posse de bola por ataque (24 segundos), altura da cesta (3,05m) e tempo de jogo (4 quartos de 10 minutos cada).
Assim como um atleta tem que quicar a bola enquanto anda, na modalidade adaptada, a cada dois impulsos na cadeira é preciso quicar, passar ou arremessar a bola.
São 12 equipes no masculino e 10 no feminino disputando as seis medalhas que estarão em jogo.
O Brasil nunca ganhou medalha na modalidade, apesar de ser um esporte bastante praticado dentre os deficientes no país.
Seleções que disputam a competição:
Masculino - Alemanha, Argélia, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Japão e Turquia;
Feminino - Alemanha, Argélia, Argentina, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França. Grã-Bretanha e Holanda.
Curiosidades
Há uma classificação funcional dos atletas, conforme o comprometimento físico-motor de cada jogador, em uma escada de 1 a 4,5, variando de 0,5 em 0,5. Quanto maior a deficiência, menor a classe. A soma dos cinco jogadores em quadra não pode ultrapassar 14;
Para assegurar uma competição justa, os atletas utilizam cadeiras de medidas padronizadas de rodas, diâmetro de pneu e alturas do assento e apoio para os pés. É permitido que o jogador utilize uma almofada no assento de até 10 cm de espessura, assim como o uso de faixas para prender juntas as pernas ou fixar o atleta na cadeira;
O simples contato entre cadeiras não é considerado falta pela arbitragem, é julgado a intenção de colisão.
Destaques
Diferentemente do convencional, aqui os Estados Unidos não possuem uma hegemonia. Nas duas últimas edições, Canadá e Austrália se revezaram nos dois lugares mais altos do pódio masculino.
A Alemanha tem um time forte no feminino, sendo as atuais campeãs.
Brasileiros
Esperamos que os dois times brasileiros possam se contagiar com a empolgação da torcida e possam fazer uma ótima campanha, quem sabe até conquistando uma inédita medalha.
Onde e quando ocorre
Serão dois locais para abranger às competições: Arena Carioca 1 e Arena Olímpica do Rio.
Ocupa quase toda extensão dos jogos, do dia 08 ao dia 17 de setembro,
O próximo esporte que vou trazer será a Bocha.


 
 

0 comentários:
Postar um comentário