Sabe aquela história do amigo que é bom no ping-pong? Pois bem, isso não significa nada no esporte de verdade. Em comum apenas a origem. No século XIX, os ingleses criaram a modalidade com o nome de ping-pong, até esse nome virar uma marca registrada e se popularizou na Europa com o nome atual do esporte.
Surge por meio de uma adaptação do Tênis convencional. Este necessita de boas condições climáticas para ser praticado, mas um dia de chuva fez com que atletas de um clube inglês criassem os primórdios do desporto com uma mesa de sinuca, livros como raquetes e um cordão como rede.
Quase no século seguinte veio a inovação mais significativa, que foi a introdução da bola feita de celuloide, mais adequada para a prática.
Interessante notar que com o avanço da tecnologia dos materiais o jogo foi se tornando cada vez mais rápido e o domínio deixou de ser europeu para se tornar asiático.
Outro aspecto relevante é a modalidade com o tipo de bola mais rápida do mundo e que a raquete mais produz efeito na bola.
Hoje em dia é preciso muito reflexo e agilidade nas pernas para poder jogar em alto nível. Muitas vezes o público é agraciado com jogadas espetaculares em que um mesa-tenista "ataca" o outro e este segundo recua muito longe da mesa para se defender. Confira um exemplo do que estou falando no vídeo a seguir:
Mesmo com tanto tempo, só veio fazer parte dos Jogos Olímpicos em Seul/1988. Em Pequim/2008, passou a não ter mais a disputa em duplas que foi substituída pela competição por equipes.
O jogo de simples consiste numa disputa de melhor de 7 sets, ou seja, vencendo 4, vence a partida. Para vencer um set é preciso fazer 11 pontos com uma vantagem mínima de dois pontos. Caso chegue a 10-10, vence quem abrir dois pontos de vantagem. O saque é alternado a cada dois pontos disputados. Quando chega em 10-10, passa a ser alternado em cada ponto.
No jogo por equipes é uma melhor de cinco sets, sendo dois deles de simples com atletas diferentes, um de dupla e, caso necessário mais dois de simples. Uma particularidade nas duplas é que cada atleta bate na bola uma vez alternadamente, não é permitido que o mesmo mesa-tenista bata na bola duas vezes seguidas.
A mesa tem as medidas de 2,74m de comprimento por 1,52m de largura e deve ter uma altura de 76cm. A mesa deve conter uma linha branca que a divida ao meio na sua largura. Isso porque o saque deve ser jogado em diagonal e a linha serve como referência. A rede tem 15,25cm de altura e 1,83m de comprimento.
Serão 86 atletas de cada gênero, disputando as 12 medalhas nos quatro torneios.
Curiosidades
Das 28 medalhas de ouro distribuídas em toda história olímpica apenas uma foi para um atleta não-asiático. O sueco Jan-Ove Waldner foi responsável pela façanha, no torneio de simples masculino, em Barcelona/1992;
Para reduzir a velocidade do jogo e torná-lo mais atraente ao público o tamanho da bola foi aumentado de 38mm de diâmetro para 40mm, assim há maior resistência do ar atuando na bola;
Devido ao enorme número de praticantes chineses da modalidade, é comum ver vários deles se naturalizando para competir por outros países, já que a concorrência interna é muito forte e eles não conseguiriam disputar em um campeonato mundial ou olímpico.
Destaques
|  | 
| Xiaoxia Li será uma das representantes chinesas no Rio | 
Como não falar dos chineses como destaque? Entre as mulheres, Xiaoxia Li está classificada e defenderá o título que conquistou em Londres/2012 tanto no simples como por equipes.
Long Ma conquistou o título por equipes há quatro anos e está entre os classificados para o Rio, tendo a chance de defender sua conquista além de tentar também no individual.
Brasileiros
Gustavo Tsuboi é o mais experiente e lidera os atletas brasileiros, que ainda têm Hugo Calderano e Cazuo Matusmoto, no masculino, Lin Gui, Caroline Kumahara e Bruna Takahashi, no feminino. A torcida deve apoiá-los independentemente de suas reais chances e quaisquer que forem os resultados. Já são verdadeiros heróis de representarem o país nesse esporte tão concorrido internacionalmente.
Quadro de medalhas da modalidade
China. Praticamente só ela dominou os pódios. São 24 ouros, 15 pratas e 8 bronzes, somando 47 medalhas ao todo.
A Coreia do Sul é a segunda com 3 ouros, 3 pratas e 12 bronzes, com um total de 18 medalhas.
A Suécia tem 1 ouro, 1 prata e 1 bronze e, com isso, ocupa o terceiro lugar.
Onde e quando ocorre
O Riocentro - Pavilhão 3 será o local para as competições.
Um dos eventos de maior duração, do dia 06 ao dia 17 de agosto.
A próxima modalidade a ser tratada será o Tiro com Arco.


 
 

0 comentários:
Postar um comentário