Conheça a modalidade - Nado Sincronizado

Publicado  segunda-feira, 18 de julho de 2016

Venho trazer uma das mais belas modalidades olímpicas, o NADO SINCRONIZADO.

Esse é um esporte que produz imagens magnificas, considerado balé aquático. Fazendo uma analogia, seria como sereias que seduzem o público com seu canto e seus movimentos, atraindo-o para o fundo do mar.
Sereias à parte, sua origem é imprecisa, mas sabe-se que no fim do século XIX ocorreram as primeiras apresentações sem caráter competitivo. O nome nado sincronizado surgiu na década de 1930, em Chicago.
Já teve homens em competições, mas passou a ser dominado pelas mulheres, hoje é exclusivo delas.
De Helsink/1952 a México/1968 participou dos Jogos Olímpicos como demonstração. Em Los Angeles/1984 passou a valer medalhas nas disputas.
É necessário ter muito fôlego para aguentar bastante tempo de baixo d'água sem respirar executando movimentos ritmados e precisos, sem perder a graciosidade e elegância de uma bailarina.
As disputas acontecem em duas categorias: por duetos e por equipes, compostas por nove integrantes. porém apenas oito participam das exibições.
Cada categoria deve fazer duas apresentações: a primeira é chamada de Rotina Técnica, na qual as atletas precisam executar movimentos obrigatórios, estabelecidos pelos critérios dos árbitros. Tem duração de 2 minutos e 20 segundos para os duetos e 2 minutos e 50 segundos para as equipes. A segunda é a Rotina Livre, que são executados movimentos mais artísticos, escolhidos pelo próprio time. Tem duração de 3 minutos e 30 segundos para os duetos e 4 minutos para as equipe.
Durante esse tempo em cada apresentação, as atletas são avaliadas em três quesitos: execução e dificuldade por uma bancada de juízes, enquanto a expressão artística é avaliada por um segundo conjunto de árbitros. A melhor e a pior nota, que pode variar de 0 a 10, de cada bancada são excluídas. O restante das notas é calculada a média e chega-se à nota final.
Serão 104 atletas competindo pelas seis medalhas que estarão em jogo.

Curiosidades
As apresentações são feitas com música, como em muito tempo as nadadoras ficam submersas, é preciso ter caixas de som especiais que emitam o som de baixo d'água de forma tão nítida como sai propagado no ar;
As atletas podem se apresentar apenas com maiôs, não são permitidos biquínis. Outro apetrecho utilizado pelas nadadoras é um clipe nasal que impede a entrada de água nessas cavidades;
Não é permitido que as nadadoras toquem o fundo da piscina em qualquer situação, caso ocorra, é descontado pontos importantes.

Destaques
Svetlana tem grandes chances
de aumentar sua coleção de ouros
Não tem como não falar da Rússia como principal time, tanto no dueto como por equipes, são simplesmente tetracampeãs olímpicas nas duas categorias. Svetlana Romashina é um dos nomes de destaque desse país, já tem dois ouros por equipe e um em dueto nas últimas duas Olimpíadas e tem apenas 26 anos, sinal de que ainda tem muito tempo de conquistas.
Chinesas e espanholas fizeram o duelo pela segunda colocação nas duas categorias. A briga entre Ona Carbonell e Andrea Fuentes contra Huang Xuechen e Liu Ou promete outro capítulo nas águas do Rio.

Brasileiras
O dueto brasileiro será formado por Luisa Borges e Maria Eduarda Miccuci. Elas também integram a equipe que ainda conta com Lara Teixeira, Pamela Nogueira, Maria Bruno, Maria Clara Lobo Coutinho, Lorena Molinos e as gêmeas Branca e Beatriz Feres. É muito difícil atingir o patamar de excelência de outras equipes, mas geralmente as apresentações brasileiras empolgam o público.

Quadro de medalhas da modalidade
A Rússia chegou para dominar o esporte, tem 8 medalhas, todas de ouro, conquistadas nas últimas quatro edições de Jogos Olímpicos, e lidera o ranking.
Os Estados Unidos estão em segundo com 9 medalhas, sendo 5 ouros, 2 pratas e 2 bronzes.
Em terceiro vem o Canadá com 8 medalhas, 3 ouros, 4 pratas e 1 bronze.
Nenhum país tem mais pódios que o Japão, são 12 medalhas, mas nenhuma de ouro, são 4 pratas e 8 bronzes, que lhe deixa em quarto lugar.

Onde e quando ocorre
O local de competição será no tradicional Centro Aquático Maria Lenk.
As apresentações serão no dias 14, 15, 16, 18 e 19 de agosto.

O próximo texto será sobre um dos esportes mais aguardados, a Natação.

0 comentários: