Conheça a modalidade - Natação

Publicado  quarta-feira, 20 de julho de 2016

Agora venho falar sobre um dos esportes mais conhecidos, a NATAÇÃO.

Essa é, muitas vezes, a primeira modalidade em que a criança tem contato na escola como formato de competição. Antes mesmo disso, quando ainda recém-nascido, que a mãe coloca a criança numa banheira de água morna para se acalmar. É tão primitiva quanto correr e intimamente ligado ao desenvolvimento da humanidade, principalmente para buscar alimento. Onde houvesse um rio ou lago, em qualquer parte do planeta, havia seres humanos utilizando-os para melhorar suas habilidades aquáticas.
As primeiras competições surgiram na Europa no final do século XVIII. Mais de cem anos antes, porém, um primitivo nado peito já era praticado, descrito pelo francês M. Thevenal. Contemporâneo ao surgimento das competições, nascia o nado costas com sua primeira forma nadada com os dois braços juntos. Anos mais tarde, foi desenvolvido um estilo mais rápido, que viria a se transformar no nado crawl, mais comum hoje em dia. Por fim, já na metade do século XX, veio surgir o nado mais difícil em termos de resistência, o borboleta.
É uma das modalidades que está presente desde a primeira edição dos jogos em Atenas/1896.
A natação é considerado um dos esportes mais completos parar praticar, pois desenvolve diversos grupos musculares, por isso é difícil determinar uma característica predominante, já que há provas de explosão física como os 50 metros livres, de resistência como o 1.500 metros livres e de versatilidade como os 400 metros medley.
A piscina deve medir 50 metros de comprimento, 25 de largura e 3 de profundidade, com 10 raias de 2,5 metros cada, sendo utilizada as 8 mais centrais em cada prova.
São 16 provas para cada gênero, 32 no total, fornecendo 96 medalhas a serem disputadas, é uma das modalidades que mais distribui medalhas.

Peculiaridades de cada estilo
Crawl (livre) - é o estilo que mais tem provas, usado inclusive na maratona aquática, não é permitido nadar de baixo d'água, obrigatoriamente uma parte do corpo deve estar sempre do lado de fora.
Costas - único estilo que larga já dentro d'água, o corpo pode ficar submerso nos 15 primeiros metros após viradas e largada, a demarcação de cores diferentes nas boias serve para orientar sobre essa distância.
Peito - estilo mais lento e técnico, os movimentos de braços e pernas precisam ser realizados simultaneamente, o toque na borda nas viradas ou na chegada é preciso ser feito com as duas mãos.
Borboleta - as rotações dos dois braços é feita ao mesmo tempo assim como na batida de mão, é permitido até duas "golfinhadas" (ondulações) antes da próxima rotação.Reúni
Medley - reúne os quatro estilos na ordem Borboleta, Costas, Peito e Livre.

As provas
50m livre (M/F)
100m livre (M/F)
200m livre (M/F)
400m livre (M/F)
800m livre (F)
1.500m livre (M)
100m costas (M/F)
200m costas (M/F)
100m peito (M/F)
200m peito (M/F)
100m borboleta (M/F)
200m borboleta (M/F)
200m medley (M/F)
400m medley (M/F)
Revezamento 4x100m livre (M/F)
Revezamento 4x200m livre (M/F)
Revezamento 4x100m medley (M/F)

Curiosidades
As provas mais curtas (50, 100 e 200 metros) têm eliminatórias, semifinais com os 16 melhores e finais com os 8 melhores. As provas mais longas têm apenas eliminatórias e finais;
Caso o nadador, ao subir no bloco de partida, caia na água antes do disparo será desclassificado da prova, por isso é um momento de bastante tensão;
O maior medalhista de todos os tempos vem da natação, é o americano Michael Phelps que ganhou nada menos que 22 ao todo, sendo 18 ouros de Atenas/2004 a Londres/2012. Ele havia anunciado a aposentadoria, mas regressou e irá competir no Rio podendo aumentar sua coleção.

Destaques
Michael Phelps competirá em
seis provas atrás de novas medalhas
É um esporte que gera muitos nomes conhecidos e que acabam brigando por muitas medalhas. Acho que o principal atrativo é a equipe americana, que contará com nomes já conhecidos como Michael Phelps, Ryan Lochte, Nathan Adrian, Katie Ledecky e Missy Franklin e mais um tanto de novatos que devem ganhar muitas medalhas e se tornarem mais conhecidos a partir desses Jogos.
Pelo mundo, tem o australiano Cameron McEvoy, o tunisiano Oussama Mellouli, o sul-africano Cameron van der Burgh, a australiana Cate Campbell, a italiana Federica Pellegrini e a húngara Katinka Hosszu.

Brasileiros
O Brasil terá a maior delegação de sua história com 29 atletas para competir em 20 provas individuais e quatro revezamentos. Há nomes bem conhecidos como Bruno Fratus, Etiene Medeiros, Thiago Pereira, Felipe França e Joanna Maranhão, mas não me parece estarem num grande momento para apontar como favoritos para conquistar ouro. Penso que as maiores chances de medalhas devem aparecer com os revezamentos.

Quadro de medalhas da modalidade
Não há país que se compare aos Estados Unidos, são absolutos. Têm 519 medalhas, sendo 230 ouros, 163 pratas e 126 bronzes.
A Austrália investiu bastante desde Sydney/2000 e cresceu para o segundo lugar com 178 medalhas, 57 delas de ouro, 60 pratas e 61 bronzes.
A Alemanha Oriental teve uma grande época conquistando 92 medalhas, 38 eram ouro, 32 prata e 22 bronzes.
O Brasil ocupa a 27ª colocação com 13 medalhas, sendo 1 ouro, 4 pratas e 8 bronzes.

Onde e quando ocorre
O novíssimo Estádio Aquático Olímpico, na Barra da Tijuca, será onde descobriremos quem são os mais rápidos na água.
Serão oito dias de competições com muitas finais, do dia 06 ao dia 13 de agosto.

Depois trarei o Pentatlo Moderno como modalidade.

0 comentários: