"Arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual", frase de Jigoro Kano, criador da arte marcial, para definir a luta. A palavra judô pode ser traduzida como caminho suave. Suas técnicas utilizam a força e o equilíbrio do adversário contra ele mesmo. Seus objetivos como prática esportiva são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma conjunta, além da defesa pessoal.
Devido a um contexto histórico de abertura de mercado e proibição de artes marciais mais violentas, o Japão passava por uma crise cultural e de identidade. Em 1882, o professor Jigoro Kano decidiu modificar o Ju-Jutsu, unificando e simplificando diferentes sistemas e filosofias, transformando-o num instrumento para educação física. Deu ênfase ao ataque de pontos vitais, lutas de solo e golpes de projeção, utilizando ideias de equilíbrio, gravidade e sistema de alavancas. As regras foram pensadas conforme o Ippon-Shobu (luta pelo ponto completo).
Há três princípios na idealização: Máxima Eficiência (Seiryoku Zen Yo), Prosperidade e Benefícios Mútuos (Jita Kyoei) e Suavidade (Ju).
A vestimenta da modalidade é chamada Judogi, composto pelo casaco (Wagi) e calça (Shitabaki), devendo, obrigatoriamente, um judoca utilizar branco e outro azul, para facilitar para a arbitragem e identificação de cada atleta em transmissões. Juntamente, tem a faixa (Obi), que indica a graduação de cada lutador.
A luta se desenvolve em um tatame quadrado de 10 m² de área. Deve conter uma zona de segurança em volta, sendo que o tamanho mínimo somado área de luta e segurança é de 14 m².
Cada embate tem duração máxima de cinco minutos. Se terminar empatado, o confronto vai para o Golden Score, em que não há limite de tempo e quem fizer o primeiro ponto ou promover a primeira penalização ao adversário será vencedor.
Sistema de pontuação:
Yukô - equivale a um terço de um ponto. Ocorre quando o oponente cai de lado ou é imobilizado de 10 a 14 segundos no solo.
Waza-ari - é meio ponto. Dois Waza-ari equivale a um Ippon e a luta se encerra. Obtem-se essa pontuação ao aplicar uma queda não-perfeita, que não preenche os quesitos de um Ippon ou imobilizando de 15 a 19 segundos.
Ippon - é o golpe perfeito. Acaba a luta após sua sinalização. Ocorre quando o adversário cai com as costas no chão com velocidade, força e controle de quem aplicou o golpe, também quando há estrangulamento, chave de articulação ou imobilização por 20 segundos.
Há as penalidades, chamadas de Shidô. São atribuídas se um lutador apresenta falta de combatividade, entrada falsa ou qualquer outra violação de regra. Um shidô vale como uma advertência e quatro é a exclusão da partida (Hansoku-make). Caso a luta termine com mesma pontuação, os shidôs recebidos servem como critério de desempate.
Há um vocabulário, em japonês, específico que será bastante pronunciado:
Hajimê - comando do árbitro para início do combate
Matê - comando de pausa temporária proferido pelo árbitro
Soremadê - término da luta
Seoi-nagê, Harai-goshi, Uchimata, Tomoe-nagê, Yoko-guruma - exemplo de golpes aplicáveis
Estreou em Jogos Olímpicos em Tóquio/1964 para os homens apenas. As mulheres tiveram que esperar até Barcelona/1992 para lutarem.
É um esporte que exige força combinado com percepção do adversário. É uma modalidade extremamente democrática, já que é dividido em sete categorias dos mais variados pesos para os dois gêneros, então qualquer tipo físico pode competir. Com sete categorias, estão em jogo 56 medalhas no total, uma vez que é concedido dois bronzes por categoria.
As categorias
- Ligeiro (-60 kg H e -48 kg M)
- Meio Leve (-66 kg H e -52 kg M)
- Leve (-73 kg H e -57 kg M)
- Meio Médio (-81 kg H e -63 kg M)
- Médio (-90 kg H e -70 kg M)
- Meio Pesado (-100 kg H e -78 kg M)
- Pesado (+100 kg H e + 78 kg M)
Curiosidades
Judô é uma arte marcial, e como tal, possui costumes de cordialidade, respeito e amabilidade. Os lutadores têm uma série de cumprimentos antes e depois do embate. Ao entrar no tatame, para com o árbitro, a seu oponente, ao término, novamente ao oponente, ao árbitro e  ao sair do tatame;
É o esporte que mais rendeu medalhas ao Brasil, foram 19 pódios, quatro deles na última edição em Londres/2012, incluindo o ouro inédito de Sarah Menezes;
Há um segundo árbitro que acompanha a luta através de um monitor e auxilia o árbitro principal via rádio para tomada de decisão correta.
Destaques
|  | 
| Será que alguém consegue superar o francês Teddy Riner? | 
Não há nome mais forte na modalidade que o francês Teddy Riner. Vencedor dos últimos SETE campeonatos mundiais na categoria pesado, bronze em Pequim/2008 e ouro em Londres/2012. É uma máquina!
A americana Kayla Harrison é a atual campeã olímpica no meio pesado e líder do ranking. Já foi campeã mundial em 2010.
Brasileiros
|  | 
| Maior esperança brasileira, a campeã mundial Mayra Aguiar | 
14 brasileiros competirão, muitos deles, principalmente entre as mulheres, brigarão por medalhas. Destaco Sarah Menezes no ligeiro, Érika Miranda no meio leve, Rafaela Silva no leve, Mayra Aguiar no meio pesado (fortíssima candidata ao ouro), Maria Suelen Altheman no pesado (já deixou um recado aqui e sua entrevista está aqui), Victor Penalber no meio médio e Rafael Silva no pesado.
Caso se concretize essas medalhas, será a melhor participação brasileira na modalidade e deve ajudar o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) a bater a meta de conquistas e deixar o Brasil no top-10 do quadro geral de medalhas. Há outros brasileiros com menos chances mas que podem pintar como surpresa, assim como pode ocorrer decepções desses indicados.
Quadro de medalhas da modalidade
Obviamente, o Japão lidera com muita vantagem. São 36 ouros, 18 pratas e 18 bronzes, somando 72 no total.
A França vem em segundo com 12 ouros, 8 pratas e 24 bronzes, com total de 44.
A proximidade no Oriente, faz a Coreia do Sul ser uma potência e ocupa a terceira colocação com 11 ouros, 14 pratas e 15 bronzes, 40 ao todo.
O Brasil é 9º com 3 ouros, 3 pratas e 13 bronzes, alcançando 19 pódios.
Onde e quando ocorre
A novíssima Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca, é onde serão estendidos os tatames para as competições.
Serão sete dias, um para cada categoria e todos com medalhas, do dia 06 ao dia 12 de agosto.
Já alcançamos metade das modalidades, amanhã será o Levantamento de Peso.


 
 

0 comentários:
Postar um comentário