Conheça a modalidade - Tênis

Publicado  sexta-feira, 29 de julho de 2016

Agora venho trazer um pouco sobre o TÊNIS.

Por mais que houvesse na antiguidade um esporte jogado com a mão que seria a origem dessa modalidade, considero mais relevante a partir do final do século XVI, que passou a ser jogado com raquetes para bater na bola e o jogo ganhara este nome da palavra Tenez do francês antigo, que significava "segure" ou "receba".
Portanto sua origem seria na França, lugar onde ficou muito popular. Foi disseminado e muito praticado na Inglaterra também. Foi lá que surgiu as primeiras regras e o primeiro torneio de Wimbledon, em 1877, no All England Lawn Tennis and Croquet Club. Era um esporte de característica aristocrata, já que era praticado em clubes frequentados pela alta sociedade da época. Interessante notar, que por mais que tenha se popularizado e seja um dos esportes mais vistos no mundo, ainda tem esse requinte nobre.
As principais regras que permanecem até hoje foram desenvolvidas pela Federação Internacional de Tênis, em 1924. De lá para cá, a principal alteração foi a inserção do tie-break para desempatar o set.
Ingressou nos Jogos Olímpicos já na primeira edição, em Atenas/1896 e permaneceu até Paris/1924. Foi retirado do programa olímpico, tendo feito duas aparições como esporte de demonstração no México/1968 e em Los Angeles/1984. Voltou a fazer parte das disputas em Seul/1988 e não saiu mais da Olimpíada.
É um esporte que precisa de muita habilidade no punho e resistência nas pernas.
São disputados torneios de simples e duplas nos dois gêneros e também duplas mistas, fazendo com que sejam concorridas 15 medalhas.
A quadra deve ser retangular com medidas de 23,77m de comprimento por 8,23m de largura para simples ou 10,97m para dupla, dividida ao meio por uma rede suspensa por um cabo metálico e presa a dois postes de altura 1,07m. No meio da rede a altura deve ter 0,914m, sendo a região mais fácil de passar a bola para o outro lado.
As partidas do torneio olímpico são disputadas em melhor de três sets, com exceção da final de simples masculino que é melhor de cinco sets. 
Para ganhar um set, é preciso ganhar seis games com vantagem mínima de dois games. Para ganhar um game é necessário ganhar, no mínimo, quatro pontos com vantagem mínima de dois pontos. Para ganhar um ponto é preciso que a bola toque o solo na quadra adversária duas vezes ou que o oponente não consiga devolver a bola para o outro lado da quadra.
A contagem de um game é 15-30-40 antes do ponto conclusivo. 
Caso fique 40-40 no game, é necessário abrir uma vantagem de um ponto e confirmá-la no ponto seguinte.
Caso o set chegue no 5-5, a contagem vai até 7. Caso chegue a 6-6, é disputado o tie-break, que são pontos diretos até 7. Se chegar em 6-6 neste game especial, aí é necessário abrir dois pontos para ganhar o game.
Sempre começa o jogo sacando do fundo da quadra e a bola deve ser lançada na diagonal da quadra, tocando o solo no retângulo próximo a rede, chamado de área de saque. O primeiro ponto de cada game sempre deve ser jogado no lado direito do recebedor e os pontos seguintes vai alternando os lados.

São quatro golpes básicos para bater na bola:
  • Forehand: é batido com o braço dominante do atleta no lado que o braço fica naturalmente (o destro bate na bola com a direita e o canhoto, com a esquerda);
  • Backhand: é o oposto do forehand (o destro bate na bola com o braço atravessado para a esquerda e o canhoto, atravessado para a direita), às vezes é utilizada a outra mão como suporte na raquete para melhor impulsionar o movimento;
  • Drop shot: é o golpe curto, lançado sem tanta força, com objetivo de passar a rede e ficar o mais próximo possível dela;
  • Lob: quando tenta encobrir o adversário que está próximo à rede.


Quatro jeitos de bater na bola:
  • Top Spin: é o jeito mais comum, com o movimento da raquete de baixo para cima, gerando aceleração na rotação da bola;
  • Slice: é o oposto do top spin, com movimento de cima para baixo, com objetivo de desacelerar a rotação, a bola quica e avança mais lentamente;
  • Smash: é a cortada, quando a bola vem por cima e bate seco e forte nela para baixo;
  • Voleio: realizado próximo à rede e antes que a bola toque o chão.


Curiosidades
A alemã Steffi Graf é a única tenista em toda história a conseguir o chamado Golden Slam, que é vencer os quatro Grand Slams e o torneio olímpico no mesmo ano. Isso foi em Seul/1988 e ela tinha apenas 19 anos;
Há três tipos de piso para se disputar um torneio: grama, saibro (terra batida) e duro ou rápido (cimento, borracha sintética, carpete ou lama asfáltica). No Rio, o tipo de piso escolhido é o ráipdo;
As irmãs Serena e Venus Williams têm quatro medalhas cada, sendo todas elas de ouro, cada uma venceu um torneio de simples e juntas três de duplas. Em números totais só perdem para a britânica Kathleen McKane, que faturou cinco medalhas, sendo 1 ouro, 2 pratas e 2 bronzes.

Destaques
Esse nunca foi tão fácil. No masculino, o sérvio Novak Djokovic é o líder do ranking e super favorito à conquista da medalha de ouro. Se conseguir, será o quinto tenista na história a alcançar o Golden Slam, sem que fosse tudo no mesmo ano.
No feminino, Serena Williams está numa fase de superioridade tão grande, pode se tornar a maior medalhista de todos os tempos, com possibilidade de dois ouros, no simples e nas duplas.

Brasileiros
A dupla Marcelo Melo e Bruno Soares
terão grande torcida em seus jogos
O país tem pela primeira vez uma chance real de medalha desde a época do Guga. Marcelo Melo e Bruno Soares representarão o Brasil no torneio de duplas masculino. Eles são considerados uma das parceiras mais completas do circuito, apesar de disputarem torneios com parceiros diferentes. Já jogaram juntos e venceram muitos torneios. Candidatos fortíssimos ao ouro, já seria inédito qualquer medalha.
Além deles, teremos mais cinco representantes. Thomaz Bellucci disputará a chave de simples e duplas com André Sá. Rogério Dutra Silva será o outro tenista na chave de simples. Teliana Pereira será a representante feminina na simples e terá como parceira Paula Gonçalves nas duplas. 

Um pitaco: Bellucci tem capacidade para meter 6-0 em Djokovic. Se não perder a cabeça durante a partida, tem condições de brigar por medalha. O problema é que já cansamos de vê-lo completamente instável em quadra e perder partidas fáceis. Tomara que se contagie pela torcida e encare como confronto de Copa Davis.

Quadro de medalhas da modalidade
Os Estados Unidos são líderes por causa de seus ouros, são 20, com mais 5 pratas e 11 bronzes, somando 36 medalhas.
A Grã-Bretanha é segunda 16 ouros, 14 pratas e 12 bronzes, mas tem mais medalhas ao todo, são 42.
Muito atrás, a França é terceira com 5 ouros, 6 pratas e 8 bronzes, no total são 19 medalhas.

Onde e quando ocorre
O Centro Olímpico de Tênis foi um complexo construído para os Jogos, mas que servirá para outros torneios, inclusive para o Rio Open 500.
Os torneios ocorrem simultaneamente entre os dias 06 e 14 de agosto.

No próximo texto, trarei informações sobre o Tênis de Mesa.

0 comentários: