Conheça a modalidade - Ginástica de Trampolim

Publicado  segunda-feira, 4 de julho de 2016

Hoje, o esporte apresentado é a GINÁSTICA DE TRAMPOLIM.

Essa é a modalidade que nos remete à infância, pois quem teve a oportunidade de brincar em um "pula-pula" sabe o quanto é divertido, além de ter sua origem circense, trapezistas, equilibristas e acrobatas usam uma tela de proteção para não se ferirem. É um esporte muito bonito de se assistir, devido à plasticidade dos movimentos.
Podemos pontuar seu nascimento esportivo em 1936, com o professor norte-americano George Nissen, na Universidade de Iowa. Foi utilizado por décadas para fins militares e por astronautas.
Entraria nos Jogos Olímpicos em Moscou/1980, mas um acidente que deixou uma atleta tetraplégica adiou a estreia, que só foi acontecer em Sydney/2000.
É também um esporte em que são atribuídas notas conforme o desempenho do atleta, realizando acrobacias com diferentes níveis de dificuldade e cumprindo com elementos obrigatórios de cada apresentação.
São oito árbitros que analisam a execução dos movimentos e a dificuldade da série, que deve conter dez elementos, distribuídos em saltos simples, duplos ou triplos, com ou sem piruetas. Após a sinalização do árbitro-chefe, o atleta pode realizar saltos preliminares para ganhar altura e tem até um minuto para iniciar sua série. São descartadas a maior e a menor nota de cada atleta.
A somatória das notas das apresentações obrigatória e livre define os oito melhores que irão para a final. Nela há, apenas, a exibição da série livre para um novo julgamento.
O trampolim tem 5,05 m de comprimento por 2,91 m de largura, a 1,15 m do solo. Há uma parte dessa área de proteção, então a rede onde saltam tem 4,28 m por 2,14 m.
É preciso ter muita impulsão nas pernas para saltar alto e ter tempo de executar as acrobacias.

Curiosidades
Os atletas devem competir com meias ou sapatilhas especiais, não é permitido que saltem descalços;
Os melhores saltadores chegam a atingir 8 metros de altura em relação ao solo;
O técnico fica ao lado do trampolim com um colchão espesso, caso o atleta perca o equilíbrio e vá cair fora do eixo central, o técnico posiciona o aparato para amenizar riscos na queda.

Destaques
O chinês Dong Dong já conquistou um bronze em Pequim e ouro em Londres, tentará o bicampeonato aqui no Rio. Mas o russo Dmitry Ushakov, prata em Londres, promete ser um páreo duro, está em primeiro no ranking mundial.
A canadense Rosannagh MacLennan está em quarto no ranking e tentará defender seu título conquistado em Londres.

Brasileiros 
Não podemos esperar grandes resultados. Rafael Andrade não tem resultados expressivos no cenário mundial. Será o único representante.

Quadro de medalhas da modalidade
A China impera com 3 ouros, 1 prata e 4 bronzes, total de 8 medalhas.
Em segundo está a Rússia com 2 ouros e 2 pratas, 4 medalhas ao todo.
Canadá fecha o pódio com 1 ouro, 3 pratas e 2 bronzes, somando 6 medalhas.

Onde e quando ocorre
Arena Olímpica do Rio será o palco das apresentações.
Dia 12 de agosto, as mulheres se apresentarão. Os homens serão no dia seguinte, 13 de agosto.

Amanhã a modalidade será a belíssima Ginástica Rítmica.

0 comentários: