Conheça a modalidade - Ginástica Artística

Publicado  domingo, 3 de julho de 2016

A modalidade de hoje é a GINÁSTICA ARTÍSTICA, a primeira dos esportes acrobáticos.

"A arte de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade" é a definição da palavra ginástica, mas também serve para traduzir como os atletas dessa modalidade se esforçam e demonstram suas habilidades nas competições.
A Grécia Antiga é o berço desse conjunto de atividades quando já era um pensamento comum o culto ao corpo perfeito somado à melhoria do desempenho dos soldados dos exércitos.
Depois de uns séculos de baixa, o professor alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn fundou a primeira escola para a prática de ginástica ao ar livre, em 1811. Foi considerado o pai da modalidade, criando alguns dos aparelhos utilizados até hoje, cavalo com alças, barras horizontais, trave e barras paralelas. O esporte passou a ser disseminado para outras regiões.
Assim, fez parte desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos em Atenas/1896, devido a quantidade de praticantes, sendo umas das modalidades presentes em todas as Olimpíadas.
Apesar de ter ginastas especialistas em determinadas provas, é de conceito geral que características essenciais para esses atletas são força, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. 
É o primeiro esporte apresentado aqui em que o desempenho do atleta é julgado e avaliado através de notas por árbitros, ou seja, depende do critério de avaliação de terceiros, não depende apenas de si ou do adversário para ganhar.
A pontuação é atribuída por nove árbitros, que avaliam o grau de dificuldade e a qualidade técnica dos movimentos realizados em cada prova, além da execução de cada exercício.
A quantidade de movimentos apresentados tem bastante diversidade, mas se resume em duas variantes: longitudinal, girar em torno de si mesmo, movimentos conhecidos como piruetas; e transversal, girar em torno de um eixo imaginário, movimentos conhecidos como mortais.
São seis aparelhos para os homens e quatro para as mulheres, tendo competições por cada aparelho, individual geral, competindo em todos os aparelhos, e disputa por equipes, em que todos os membros, competem em todos os aparelhos e soma-se as notas. São um total de oito competições masculinas e seis femininas, fornecendo 42 medalhas ao todo, um dos esportes com maior número de láureas.

Os aparelhos:

Solo (homens e mulheres)
Salto sobre o cavalo (homens e mulheres)
Argolas (homens)
Barra fixa (homens)
Barras paralelas (homens)
Cavalo com alças (homens)
Barras assimétricas (mulheres)
Trave (mulheres)

Curiosidades
Há uma classificatória antes das finais em que todos os atletas tem que se submeter em cada prova para determinar quem serão os oito atletas ou times que disputarão as medalhas, ocorridas em outros dias;
A romena Nadia Comaneci é considerada a melhor ginasta de todos os tempos, sendo a única a conseguir nota 10 em uma exibição de todos os jurados, em Montreal/1976;
A única medalha brasileira veio em Londres/ 2012, com Arthur Zanetti, nas argolas.

Destaques
O japonês Kohei Uchimura, de 27 anos, é o nome a ser batido no Rio, já que apresenta grande nível de dificuldade em todos os exercícios apresentados e tem prata em Pequim/2008 e ouro em Londres/2012 no individual geral.
Pelo lado feminino, a russa Aliya Mustafina pode ser um dos nomes mais vitoriosos por aqui. Em Londres, conquistou quatro medalhas de seis possíveis, incluindo ouro nas barras assimétricas.

Brasileiros
Arthur Zanetti é a grande esperança de medalhas, caso consiga repetir a consistência e solidez de Londres, é forte candidato ao bicampeonato nas argolas.
Há outros nomes conhecidos como de Jade Barbosa, Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Arthur Nory e Sérgio Sasaki, que devem contar com a empolgação da torcida e podem pintar como surpresas.

Quadro de medalhas da modalidade
A União Soviética era um centro de excelência na ginástica, em geral, isso gera frutos até hoje para suas ex-repúblicas. Mas marcou época enquanto existiu e ainda liderará o quadro de medalhas por bastante tempo. Conquistou 182 medalhas, sendo 72 ouros, 67 pratas e 43 bronzes.
Os Estados Unidos vêm em segundo, muito atrás com 102 medalhas, sendo 33 ouros, 36 pratas e 33 bronzes.
O Japão é o terceiro com 29 ouros, 33 pratas e 33 bronzes, somando 95 ao todo.
O Brasil é o 31º, com 1 medalha, o ouro de Zanetti.

Onde e quando ocorre
Arena Olímpica do Rio será o local das competições e de imagens impressionantes.
As classificatórias ocorrem dias 06 e 07 de agosto. As medalhas serão disputadas do dia 08 ao dia 11 e do dia 14 ao 16.

Amanhã é a vez da Ginástica de Trampolim, a modalidade mais recente dentre as ginásticas.

0 comentários: