Hoje venho explicar um pouco sobre a arte marcial do TAEKWONDO.
É uma luta que tem suas origens na Coreia. "Tae" pode ser traduzido como "partir ou esmagar com o pé", "Kwon" seria algo como "partir ou esmagar com a mão" e "Do" seria "caminho". A arte de usar os pés e as mãos para a luta surgiu há pouco mais de 2.000 anos, durante o período conhecido como Três Reinos.
Eram guerreiros especialistas em combates corporais, batizados de Hwa Rang Do, que eram responsáveis pela proteção do rei, atuavam como os samurais japoneses, tendo diversas habilidades com variadas armas e lutas corpo a corpo.
Houve um período em que o Taekwondo foi proibido de ser praticado, devido à invasão japonesa na primeira metade do século XX, até o final da Segunda Guerra Mundial.
Depois disso, em 1955, a República da Coreia definiu esta a arte marcial que representaria o país internacionalmente.
Em Seul/1988 teve sua estreia em Jogos Olímpicos como esporte de exibição. Assim permaneceu em Barcelona/1992. Não esteve na edição seguinte. Voltou em Sydney/2000 aí já valendo medalhas e permanece até hoje no programa olímpico.
O combate é composto de três rounds de dois minutos cada. Os lutadores devem acertar o torso e a cabeça do adversário com golpes que variam a pontuação de 1 até 4.
Os atletas deve utilizar uma vestimenta branca chamada Dobok. Por cima dela utilizam proteções para cabeça, tórax, região genital, pernas, braços e mãos. As proteções da cabeça e tórax devem ser vermelhas ou azuis para melhor identificar cada lutador.
A área quadrada de competição é num tatame de 10 m².
Em caso de empate, é disputado o Golden Point. É um quarto round, no qual quem fizer o primeiro ponto vence. Se mesmo assim, ninguém pontuar, cabe aos árbitros decidirem o vencedor.
É um esporte que precisa de amplitude e rapidez de movimentos de perna, já que mais de 70% dos golpes são chutes.
São oito categorias, quatro de cada gênero. É responsável por 32 medalhas em disputa.
As categorias
Peso mosca - Feminino (até 49kg)/ Masculino (até 58kg)
Peso leve - Feminino (até 57kg)/ Masculino (até 68kg)
Peso médio - Feminino (até 67kg)/ Masculino (até 80kg)
Peso pesado - Feminino (acima de 67kg)/ Masculino (acima de 80kg)
Curiosidades
A Coreia do Sul é o único país a conquistar pelo menos um ouro em cada edição que o esporte esteve presente;
Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha da cintura ou empurrar o adversário, é descontado pontos por essas práticas;
Em Pequim/2008, a brasileira Natália Falavigna conquistou o bronze e se tornou a primeira e única atleta do país a conseguir esse feito.
Destaques
|  | 
| A chinesa Wu que domina uma categoria de um esporte coreano | 
Jingyu Wu é atual bicampeã olímpica no peso mosca. A chinesa é também líder do ranking olímpico. É creditada como uma das favoritas ao ouro em sua categoria.
A britânica Jade Jones vive situação semelhante de Wu. Ela foi campeã em Londres/2012 e lidera a ranking da categoria leve. Tem plenas condições de conquistar o bicampeonato no Rio.
Brasileiros
Serão quatro lutadores brasileiros, dois no masculino e dois no feminino: Maicon Siqueira (pesado), Venilton Teixeira (mosca), Júlia Vasconcelos (leve) e Iris Sing (mosca), que tem maior destaque. Difícil pensar que qualquer um deles dispute medalhas até pela falta de experiência, já que todos fazem suas estreias em Jogos Olímpicos, mas por serem jovens podem ir sem tanta responsabilidade e contar com o apoio da torcida para surpreender. São promessas para um futuro quem sabe mais vitorioso na modalidade.
Quadro de medalhas da modalidade
Obviamente a Coreia do Sul é a primeira, com 14 medalhas, sendo 10 ouros, 2 pratas e 2 bronzes.
A proximidade geográfica permite à China aprender bastante, é segunda com 8 medalhas, 5 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze.
Os Estados Unidos estão em terceiro também 8 medalhas, mas 2 de ouro, 2 de prata e 4 de bronze.
O Brasil ocupa a 28ª colocação com 1 bronze.
Onde e quando ocorre
A Arena Carioca 3, na Barra da Tijuca, será o palco dos combates.
Uma categoria por dia, do dia 17 ao dia 20 de agosto.
O próximo esporte que falarei é o Tênis, um dos meus favoritos.


 
 

0 comentários:
Postar um comentário