Conheça a modalidade - Handebol

Publicado  quinta-feira, 7 de julho de 2016

O esporte que venho falar hoje é o HANDEBOL.

Essa modalidade é uma esperança de medalhas para o Brasil, principalmente depois que o time feminino conquistou o inédito título mundial em 2013.
O handebol foi criado em 1919 pelo professor alemão Karl Schelenz. As partidas eram praticadas nos mesmos gramados de campos de futebol, numa área de 40 x 20 m, tamanho que permanece até hoje em quadras convencionais.
Fez sua primeira aparição em Jogos Olímpicos em Berlim/1936 ainda com esse formato de disputa em gramados. Retornou em Munique/1972, já no formato de quadra fechada. Na edição seguinte, em Montreal/1976 foi a vez das mulheres estrearem competindo.
Cada time tem seis jogadores na linha e um (maluco, no bom sentido) no gol e mais sete suplentes que podem substituir os atletas que estão jogando a qualquer hora. Digo que o goleiro é um maluco pois sua função é se colocar no caminho da bola, disparada à queima-roupa, afim de evitar o ponto adversário.
Cada partida tem dois tempos de 30 minutos cada, com tempo corrente, até pela velocidade do jogo, que mal sai um gol, a bola já é reposta quase que instantaneamente e, em poucos segundos, já está no ataque do lado oposto.
Serão 12 equipes no masculino e 12 no feminino, divididos em dois grupos, passando os quatro melhores de cada para o chaveamento das fases finais, tentando conquistar uma das seis medalhas em disputa.

Há algumas regulamentações que determinam a dinâmica de jogo, regras como:
As dimensões da quadra de handebol
O atleta que está com a bola pode ficar três segundos parado ou andar até três passos antes de passar arremessar a bola. O atleta pode permanecer com a bola se a mantiver quicando.
Não é permitido que os jogadores de linha ocupem as áreas dos gols, só pode "invadir" saltando de fora para dentro da linha de 6 metros para concluir em gol antes de tocar o solo.
Se a bola sai em lateral, a reposição deve ser feita com um pé do atleta em cima da linha.
Se o goleiro defender a bola, desviando-a para linha de fundo, não é bola de canto para quem atacou. Só será se o arremate for desviado por um jogador de linha.
O tiro de 7 metros é como o pênalti no futebol e é sinalizado quando um atacante tem real chance de marcar o gol e sofre uma falta.
Em caso de substituições incorretas ou faltas desnecessárias ou acintosas, ocorre a exclusão do jogador por 2 minutos. Três exclusões acarreta a expulsão do mesmo.

Curiosidades
As balizas medem 3 metros de comprimento por 2 de altura, com traves de 8 cm de espessura e têm formato quadrangular, diferentes de traves de futebol de formato cilíndrico;
Os atletas usam uma espécie de resina nas mãos para terem maior aderência com a bola, uma vez que o suor dificultaria segurá-la;
Caso a partida termine empatada há uma prorrogação com dois tempos de 5 minutos.

Destaques
O time francês masculino é o atual bicampeão olímpico e ganhou três dos últimos quatro campeonatos mundiais. É o favorito ao ouro. Dentre todos os bons jogadores, destaco Nikola Karabatic, um dos artilheiros da equipe no último mundial.
Pelo lado feminino, a seleção da Noruega que é a atual bicampeã olímpica e venceu duas das últimas três edições de campeonatos mundiais. Nora Mork é jovem, apenas 25 anos, mas merece destaque.

Brasileiros
Duda Amorim é uma das mais
experientes da Seleção Brasileira
O time feminino é forte e tem grandes chances de medalhar. Tem nomes conhecidos como a Alexandra Nascimento, Daniela Piedade e Eduarda Amorim, comandadas pelo técnico dinamarquês Morten Soubak. Depois do título mundial de 2013, a expectativa em torno delas aumentou bastante.
Já os homens, comandados por Diogo Hubner (que eu já trouxe uma entrevista e você pode conferir aqui), têm uma tarefa mais árdua, por ter mais equipes com qualidade elevada. Um bom desempenho até as quartas-de-final é o que podemos esperar.

Quadro de medalhas da modalidade
A União Soviética ainda lidera com 6 medalhas, sendo 4 ouros, 1 prata e 1 bronze.
A Iugoslávia, outro país que não existe mais, é a segunda com 5 medalhas, 3 ouros, 1 prata e 1 bronze.
Em terceiro, está a Dinamarca com 3 medalhas, as três de ouro.
Mas nenhum país tem mais medalhas que a Coreia do Sul, são 7 ao todo, 2 ouros 4 pratas e 1 bronze, o que lhe deixa em quarto lugar.

Onde e quando ocorre
O local dos jogos será na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra.
Todos os dias oficiais de competição terá handebol, ou seja do dia 06 ao dia 21 de agosto haverá partidas.

Amanhã será a modalidade que utiliza animais competindo, o tradicional Hipismo.

0 comentários: