Se na canoa e no caiaque avança-se com o corpo voltado para frente, vendo para onde está indo, no remo, todos ficam de costas, no sentido contrário para onde está progredindo.
O primeiro registro de embarcações movidas a remo data de 5.800 anos a.C. na Finlândia. Não há como não lembrar dos vikings e sua força para se locomover pelo mar da Escandinávia. No entanto, essa prática sempre esteve presente nas civilizações que trafegavam em rios e mares.
A primeira regata ocorreu na Idade Média, em Veneza, com barqueiros e gondoleiros competindo. Lá também surgiu a prova com timoneiros, único integrante que fica de frente, sem remar, mas que atua como uma espécie de técnico motivacional e que dita o ritmo das remadas.
No fim do século XVIII, o esporte passou por grandes mudanças e houve o surgimento das regras que determinam como é praticado. Em 1829, com barcos mais adaptados e remos mais leves, criou-se o desafio entre as universidades britânicas de Oxford e Cambridge, competição que existe até hoje.
Estaria presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos em Atenas/1896, mas como o mar estava revolto, só pôde fazer sua estreia em Paris/1900. Desde então, não saiu mais do programa olímpico. Outro esporte que trouxe competições femininas com atraso, só foi ocorrer a partir de Montreal/1976.
É um dos esportes mais completos, exigindo força nos braços, tronco e pernas.
A prova pode ter seis embarcações por regata. Deve-se percorrer 2.000 metros no menor tempo possível. Há demarcações a cada 250 metros para servir de referência para o público, a transmissão e para os próprios remadores. Cada raia tem 13,5 metros.
São 14 eventos, oito para homens e seis para mulheres, fornecendo 42 medalhas em disputa.
As categorias
- Single-skiff masculino (M1x)/ feminino (W1x) - um remador, barco de 8,20m de comprimento com dois remos curtos alinhados.
- Double-skiff masculino (M2x)/ feminino (W2x) - dois remadores, barco de 10,40m de comprimento com dois remos curtos alinhados para cada atleta.
- Double-skiff peso leve masculino (LM2x)/ feminino (LW2x) - mesmas características do Double-skiff mas com limite de peso dos atletas: 72,5kg para homens e 59kg para mulheres.
- Four-skiff masculino (M4x)/ feminino (W4x) - quatro remadores, barco de 13,40m de comprimento com dois remos curtos alinhados para cada atleta.
- Dois sem timoneiro masculino (M2-)/ feminino (W2-) - dois remadores, barco de 10,40m de comprimento com um remo longo para cada atleta.
- Quatro sem timoneiro masculino (M4-) - quatro remadores, barco de 13,40m de comprimento com um remo longo para cada atleta.
- Quatro sem timoneiro masculino peso leve masculino (LM4-) - mesma característica do Quatro sem timoneiro, mas com limite de peso dos atletas: até 72,5kg.
- Oito com timoneiro masculino (M8+)/ feminino (W8+) - oito remadores, barco de 19,90m de comprimento com um remo longo para cada atleta.
Curiosidades
Já tiveram outras quatro categorias que não fazem mais parte do programa olímpico, Dois com timoneiro masculino, Quatro sem timoneiro feminino, Quatro com timoneiro masculino e Quatro com timoneiro feminino;
As categorias Single-skiff e Oito com timoneiro masculino são as únicas que estiveram presentes em todas as edições olímpicas do esporte;
Até Seul/1988 a distância para as mulheres era de 1.000 metros, depois que foi alterada para a mesma dos homens.
Destaques
|  | 
| Meghan vai atrás de sua segunda medalha | 
Atuais bicampeãs olímpicas, as americanas são fortes candidatas ao tri no Rio na categoria Oito com timoneiro feminino. A remadora Meghan Musnicki esteve em Londres e é considerada uma das cinco melhores atletas da atualidade.
Os dois remadores da Nova Zelândia da categoria Dois sem timoneiro, Eric Murray e Hamish Bond, são considerados os dois melhores atletas da atualidade e já conquistaram ouro em Londres. Vêm para tentar o bicampeonato.
Brasileiros
São 23 atletas que constam no site da Confederação Brasileira de Remo como olímpicos. Difícil apontar qualquer um deles ou um conjunto com chance de medalha. O maior destaque fica para a veterana Fabiana Beltrame, que já venceu um prova não-olímpica em mundial.
Quadro de medalhas da modalidade
A Alemanha Oriental foi extremamente eficiente em sua época. Ainda lidera com 33 ouros, 7 pratas e 8 bronzes, somando 48 no total, número muito menor que o segundo e terceiro colocados.
Os Estados Unidos devem superar a líder nessa edição, por enquanto é segundo com 32 ouros, 31 pratas e 24 bronzes, um total de 87, campeão absoluto em números gerais.
Em terceiro se encontra a Grã-Bretanha com 28 ouros, 22 pratas e 13 bronzes, chegando às 63 medalhas ao todo.
Onde e quando ocorre
A tão famosa Lagoa Rodrigo de Freitas será o local de competição.
Do dia 06 ao dia 09 tem as regatas classificatórias e do dia 10 ao dia 13 de agosto, regatas valendo medalhas.
O próximo esporte será o Rugby de 7.


 
 

0 comentários:
Postar um comentário