A modalidade de hoje é o CICLISMO MOUNTAIN BIKE, a última das praticadas apenas com bicicletas.
Essa é a modalidade que, talvez, seja mais familiar para o público em geral, já que o tipo de bicicleta utilizada é semelhante àquelas que são vendidas comercialmente. Possuem pneus mais largos para uma maior estabilidade e amortecedores frontal e traseiro.
Surgiu na década de 1970, praticamente junto com o BMX, no estado americano da Califórnia, em que ciclistas buscavam novos desafios, diferentes de pedalar no asfalto, e decidiram buscar trilhas e terrenos acidentados.
Apesar de não ter a preocupação aerodinâmica das outras categorias, as bicicletas têm peso de 8 a 9 kg, mesmo sendo feito de materiais resistentes ao impacto.
O estilo praticado nas Olimpíadas é o cross-country, inserido em Atlanta/1996 com disputa nos dois gêneros e permanece até hoje.
Serão 50 homens e 30 mulheres competindo pelas 6 medalhas disponíveis.
A prova será disputada em um circuito de 5 km com seis voltas no feminino e sete no masculino.
Resistência nas pernas para subir e descer e força nos ombros para suportar o impacto são características primordiais para um bom desempenho.
Curiosidades
O circuito da competição não pode ter mais que 15% do terreno plano;
Dois atletas já foram bicampeões da modalidade, a italiana Paola Pezzo, em Atlanta/1996 e Sydney/2000, e o francês Julien Absalon, em Atenas/2004 e Pequim/2008.
Destaques
Julien Absalon é o atual segundo colocado no ranking mundial, pode conquistar o inédito tricampeonato olímpico, é um dos favoritos.
 A alemã Sabine Spitz, que já foi campeã em Pequim/2008 e vice em Londres/2012 está bem ranqueada e tem chances de conquistar uma nova medalha.
Brasileiros
A goiana Raiza Goulão é quem melhor pode representar o Brasil, está em 15ª no ranking, o que a credencia a tentar um bom resultado, neste final de semana irá disputar o mundial da categoria na República Tcheca e poderá ter um parâmetro dos adversários. Além dela, o país terá mais dois representantes no masculino, Henrique Avancini e Rubens Donizete.
Quadro de medalhas da modalidade
A França é a nação das bicicletas, lidera mais esse quadro com 5 medalhas, 3 ouros, 1 prata e 1 bronze.
A Itália é segunda, com 2 medalhas, as duas de ouro.
Empatados em terceiro, Alemanha e Holanda, com 1 ouro e 1 bronze cada.
Onde e quando ocorre
A pista será no Centro de Moutain Bike, no Parque Radical do Rio.
Dia 20 de agosto será a prova feminina e dia 21, último dia de competições, a masculina.
Amanhã a série continua com a Esgrima. En garde!



 
 

0 comentários:
Postar um comentário