 No terceiro episódio da série, vem uma das modalidades mais aguardadas dos Jogos, o BASQUETEBOL ou, simplesmente, basquete.
No terceiro episódio da série, vem uma das modalidades mais aguardadas dos Jogos, o BASQUETEBOL ou, simplesmente, basquete.
Essa é a primera modalidade essencialmente coletiva que trago, portanto o desempenho do grupo é mais importante do que atuações individuais. Apesar de ter jogadas impressionantes dos grandes astros, valoriza-se muito o quanto os suplentes contribuem na pontuação e uma das estatísticas mais relevantes é o número de assistências, ou seja, a quantidade de vez que um companheiro deixou outro em condições de pontuar.
Foi um esporte criado em 1891, pelo professor de educação física James Naismith, na cidade de Springfield, porque o inverno rigoroso de Massachussets impossibilitava que os estudantes do colégio Associação Cristã de Moços praticassem atividades ao ar livre. O diretor pediu que criasse um jogo estimulante, sem violência e que pudesse ser jogado em áreas cobertas no inverno e abertas no verão. Mal sabiam eles que iria se tornar um dos esportes mais populares do mundo.
Aplicação tática, tanto para defender como para atacar, e precisão são as características fundamentais.
Em St. Louis/1904 apareceu como exibição em Jogos Olímpicos. Foi estrear como modalidade olímpica em Berlim/1936, apenas para homens. As mulheres só foram jogar a partir de Montreal/1976.
Apenas seis medalhas são distribuídas, três para cada gênero. São 12 seleções masculinas e 12 femininas que disputam essas láureas. 
Curiosidades
Os Estados Unidos, além de criadores, são os maiores vencedores, ganhando 14 das 18 vezes que teve o torneio masculino e 7 das 10 que teve torneio feminino;
A única vez que os Estados Unidos não estiveram em nenhum degrau do pódio, em ambos os gêneros, foi na edição de Moscou/1980, por causa de boicote feito pelo país e seus aliados à invasão soviética ao Afeganistão, ocorrida um ano antes.
A partir de Barcelona/1992, os Estados Unidos passaram a enviar atletas profissionais. Nesta edição, Michael Jordan esteve presente, naquilo que originou o Dream Team ou time dos sonhos.
Destaques
Segundo o jornalista, a segunda força seria a Espanha, com os irmãos Mark e Pau Gasol, caso venham com com força máxima.
No feminino, Estados Unidos é ainda mais forte. Para Pastore, o destaque fica por conta da ala-armadora Sue Bird, que vai em busca da quarta medalha de ouro seguida.
Brasileiros
O time masculino vem de boas atuações nos últimos torneios internacionais. Tem um time bem interessante, com muito jogadores que atuam na NBA, Anderson Varejão, Leandrinho, Nenê Hilário, Raulzinho são alguns desses nomes. É a grande chance de retomar as conquistas que têm ficado num passado cada vez mais distante. Brigam por uma medalha.
O feminino vai na contramão, infelizmente. Vem de crises em crises e, tecnicamente, são fracas.
Quadro de medalhas da modalidade
Estados Unidos é a referência e máquina de medalhas, são 26 no total, sendo 21 ouros.
A União Soviética aproveitou seus tempos áureos, é a segunda com 12 medalhas, 4 de cada.
A também extinta Iugoslávia é a terceira, com 8 medalhas, mas apenas 1 de ouro.
O Brasil ocupa a 10ª posição com 5 medalhas, 1 prata e 4 bronzes.
Onde e quando ocorre
Os jogos serão distribuidos em duas arenas: Arena Carioca 1 e Arena da Juventude.
Sempre alternando um dia de competições femininas e um masculinas, será do primeiro dia oficial de competições, 06 de agosto, até o último dia, 21 de agosto.
Amanhã será a vez da nobre arte do Boxe.
Amanhã será a vez da nobre arte do Boxe.


 
 

0 comentários:
Postar um comentário