Conheça a modalidade - Atletismo (parte 2)

Publicado  terça-feira, 21 de junho de 2016

Seguem as demais atividades do atletismo:

Saltos
Os saltos podem ser divididos em duas categorias:
  • Saltos de altura: O atleta deve correr por uma pista e saltar por uma barra horizontal, denominada sarrafo. É permitido que o atleta toque a barra, sem derrubá-la. A altura do sarrafo aumenta a cada salto realizado pelo atleta. Há dois tipos: o Salto em Altura, que o atleta conta com a impulsão das próprias pernas, e o Salto com Vara, que conta com o auxílio de uma vara longa flexível para lhe projetar, ambos para os dois gêneros.
  • Saltos de comprimento: O atleta deve correr por uma pista e saltar em uma caixa de areia, projetando-se o mais longe possível de um ponto-limite pré-determinado. Também dois tipos: Salto em Distância, que é um salto simples, e Salto Triplo, que são três passadas impulsórias, ambos para os dois gêneros.
Arremessos
Os arremessos podem ser de Martelo, de Peso, de Disco ou de Dardo. As massas dos objetos em questão são variáveis, de acordo com o gênero do competidor. Em geral, os lançamentos são feitos no interior das pistas de corrida. Quem lançar mais longe, em determinada quantidade de tentativas, sem extrapolar a área de lançamento, vence.

Provas compostas
O objetivo é ser o homem ou a mulher mais completa em provas compiladas de todos os estilos.
Para os homens são dez provas, o Decatlo, composto por 100 m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400 m rasos (1º dia) e 110 m com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1500 m (2º dia).
Já para as mulheres, sete provas, o Heptatlo, composto por 100 m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso e 200 m rasos (1º dia) e salto em distância, lançamento de dardo e 800 m (2º dia).

Curiosidades
O Brasil tem uma boa tradição em saltos de comprimento, já ganhou medalhas com João do Pulo (dois bronzes), Adhemar Ferreira da Silva (dois ouros), Nelson Prudêncio (uma prata e um bronze) e Maurren Maggi (um ouro);
Ao contrário de outras modalidades de arremessos que são realizados com lançamentos "não-ortodoxos", a técnica do dardo é executada com regras específicas e o lançamento é impulsionado por uma corrida prévia;
Tanto o Decatlo como o Heptatlo tem um sistema de pontos por provas adotado como critério de ranqueamento. Quem somar mais pontos, depois das provas, é o campeão.

Principais recordes olímpicos
Salto com vara masculino: 5m97 - Renaud Lavillenie (FRA) - Londres/2012
Salto com vara feminino: 5m05 - Yelena Isinbayeva (RUS) - Pequim/2008

Destaques
O polonês Pawel Fajdek detém as seis melhores marcas no ano, no arremesso de martelo, com quase 3 m de vantagem para a melhor marca do segundo colocado.
Situação semelhante de Pawel vive sua compatriota Anita Wlodarczyk, com as seis melhores marcas do arremesso de martelo no ano entre as mulheres. Poderemos ouvir o hino polaco em duas oportunidades.
Deveremos ver uma disputa sul-americana acirrada no salto triplo feminino entre a colombiana Caterine Ibargüen e a venezuelana Yulimar Rojas.

Brasileiros
Sem dúvida, a grande esperança de medalha fica por conta de Fabiana Murer, no salto com vara. Mas um nome que não pode ser descartado é o do Wagner Domingos, que é o terceiro melhor lançador de martelo no ano.

Quadro de medalhas da modalidade
Estados Unidos é o país dominante, com 768 medalhas em sua história, sendo 322 de ouro.
A União Soviética ainda é segunda, com 193 medalhas, sendo 64 ouros.
Em terceiro, vem a Grã-Bretanha, com 194 medalhas, número até maior que a URSS, mas com menos ouros, 53 no total.
O Brasil ocupa a 35ª colocação, com 14 medalhas, 4 ouros, 3 pratas e 7 bronzes. Atrás de países como Grécia, África do Sul e Marrocos.

Onde e quando ocorre
As arenas serão no Estádio Olímpico (Engenhão), no Pontal e Sambódromo, mas as provas de maratona e marcha atlética percorrerão ruas e avenidas da cidade.
Os eventos serão do dia 12 ao dia 21 de agosto.

Amanhã a série continua com o Badminton.

0 comentários: