A história data relatos do surgimento do esporte no fim do século VII a.C. na Grécia Antiga, com lutadores usando tiras de couro enroladas nos punhos. Em 1867, John Chambers foi encarregado de estabelecer regulamentos que vigoram até hoje.
É considerado uma arte marcial. Resistência, reflexos rápidos e agilidade dos membros são características essenciais para um pugilista ser bem sucedido.
Faz parte do programa olímpico desde St. Louis/1904. Desde então, a única vez que não esteve em uma edição de Olimpíada foi em Estocolmo/1912, devido a uma lei da Suécia que bania a prática da modalidade em seu território. As mulheres só puderam competir a partir da última edição em Londres/2012.
Há diferenças entre o boxe profissional e o olímpico, mas com o objetivo de aproximar-se do mais habitual, foram mudadas algumas regras do olímpico: tirou-se os protetores de cabeça; antes tinha um sistema de pontuação em que eram necessários três dos cinco juízes apertarem botão de ponto ao mesmo tempo para ser consignado o tento para determinado atleta, agora, como no boxe clássico, que vence o round tem nota 10 e quem perde, pode ter 9 ou 8. 
Os nome dos golpes desferidos são o jab, o direto, o cruzado, o hook, o uppercut e o jab-direto.
Para os homens, são três rounds de três minutos cada com um de descanso. Para as mulheres, são quatro rounds de dois minutos cada com um de descanso.
Os atletas são divididos por categoria de peso. São dez no masculino e três no feminino, com 52 medalhas em jogo, já que o sistema de disputa é por eliminação simples e os dois lutadores que chegarem à semifinal e perderem, automaticamente recebem um bronze cada, não há disputa de terceiro lugar.
As categorias (em azul, masculino, e em vermelho, feminino):
- Peso mosca-ligeiro (46-49 kg) Peso mosca (48-51 kg)
- Peso mosca (-52 kg) Peso ligeiro (57-60 kg)
- Peso galo (-56 kg) Peso médio (69-75 kg)
- Peso ligeiro (-60 kg)
- Peso meio-médio ligeiro (-64 kg)
- Peso meio-médio (-69 kg)
- Peso médio (-75 kg)
- Peso meio-pesado (-81 kg)
- Peso pesado (-91 kg)
- Peso superpesado (+91 kg)
Curiosidades 
A partir desta edição dos Jogos, a Federação Internacional de Boxe decidiu aceitar lutadores profissionais, devido a interesses políticos. Antes era somente permitido amadores. Mesmo assim, não devem comparecer figuras importantes da modalidade, já que não envolve patrocínio;
Grandes nomes do pugislismo surgiram em Olimpíadas: Muhammad Ali (ainda com o nome de Cassius Clay) em 1960, Joe Frazier em 1964, George Foreman em 1968, Sugar Ray Leonard em 1976, Oscar de la Hoya em 1992 foram alguns deles;
O primeiro boxeador brasileiro a conquistar uma medalha foi Servílio de Oliveira, em 1968, na Cidade do México. Ele levou um bronze para casa.
Destaques
No lado feminino, a jovem norte-americana Claressa Shields é o nome mais cotado para uma medalha certa. Ela é atual campeã olímpica e bicampeã mundial na categoria peso médio.
Outro destaque fica com a irlandesa Katie Taylor, pentacampeã mundial e atual campeã olímpica na categoria peso ligeiro.
Entre os homens, um nome para ficar de olho é do irlandês Michael Conlan, campeão mundial do peso mosca.
Além dele, a tradição cubana se faz presente com Roniel Iglesias, atual campeão olímpico no peso meio-médio ligeiro.
Brasileiros
Robson Conceição tem grandes possibilidades de trazer o primeiro ouro do país, na categoria peso leve. Já foi vice-campeão mundial em 2013.
Há outros nomes por quem torcer, como Robenilson de Jesus e Adriana Araújo, que levou bronze em Londres, mas têm obstáculos mais duros no caminho.
Quadro de medalhas da modalidade
Mais um esporte em que os Estados Unidos são soberanos, 111 medalhas, sendo 49 de ouro.
Cuba continua uma potência na modalidade, é segunda, com 67 medalhas, 34 delas douradas.
A Grã-Bretanha é terceira força com 17 medalhas de ouro, 53 no total.
O Brasil está em 50º lugar com apenas 1 prata e 3 bronzes.
Onde e quando ocorre
Riocentro - pavilhão 6 será o local dos ringues.
O gongo soa já no dia 06 de agosto e vai até momentos antes da cerimônia de encerramento no dia 21 de agosto.
Amanhã será explicado o que é Canoagem Slalom.
Amanhã será explicado o que é Canoagem Slalom.



 
 

0 comentários:
Postar um comentário