Esse gosto por esse esporte veio do meu pai, que já chegou a competir em provas mais curtas, quando eu era criança. Depois, ele passou a assistir as grandes voltas e eu peguei gosto também de ver ciclistas num esforço hercúleo de subir montanhas fora de categoria ou sprintando na reta final, depois de muitos quilômetros percorridos. É um esporte que mostra muitas paisagens por onde passa.
É a forma mais tradicional de esportes com bicicleta. A primeira prova oficial ocorreu em 31 de maio de 1868, em Paris e teve o britânico James Moore como vencedor.
O ciclismo, assim como o atletismo, é um dos cinco esportes que estão presentes nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, graças a essa modalidade que estreou em Atenas/1896 com o mesmo percurso da histórica maratona, mas o dobro da distância, já que percorreu o caminho entre Atenas e Marathónas ida e volta.
No entanto, esta modalidade não teve prosseguimento nas três edições seguintes de Olimpíada, regressando em Estocolmo/1912. Assim sendo, somente outras modalidades de ciclismo se fizeram presente nesse período. Desde seu retorno, não saiu mais do programa olímpico.
Novamente as mulheres demoraram para competir, só a partir de Los Angeles/1984 que elas tiveram participação.
Essa é uma modalidade em que a tecnologia está bem presente e é aliada da força humana, pois os quadros das bicicletas são feitos de carbono e o restante com materiais leves, fazendo com que não pese nem 7 kg. Além disso, são projetadas para terem a maior aerodinâmica possível, já que um dos "adversários" é a resistência do ar. Assim como as bicicletas, todo restante do equipamento, capacete, luvas e sapatilhas, também tem essa preocupação de minimizar o arrasto aerodinâmico.
Força nas pernas e reposição de nutrientes é fundamental para aguentar 5 horas pedalando sem parar e ainda chegar com rapidez ao final.
Serão dois eventos, distribuindo doze medalhas: o contrarrelógio e a prova de estrada.
Contrarrelógio: Os participantes largam individualmente, em intervalos regulares, e têm que fazer o menor tempo possível. Caso um atleta alcance outro, não é permitido que um fique no vácuo do outro. Nesse tipo de corrida, os atletas chegam a atingir até 70 km/h, já que são distâncias curtas, 46 km, no masculino, e 32, no feminino e o trajeto tem características mais planas. A prova conta com 40 homens e 25 mulheres.
Prova de estrada: Todos os participantes largam juntos, quem chega primeiro, leva. Geralmente, há trabalho de equipe, revezando quem fica de frente para o vento, para economizar energia para o sprint final. É comum a presença de fugas do pelotão, com tentativas de desgastar os favoritos durante os longos percursos, 250 km, no masculino, e 140, no feminino. O relevo é irregular, com objetivo de aumentar a dificuldade e o ritmo do pelotão. Serão 144 homens e 67 mulheres competindo.
Curiosidades
No decorrer do trajeto, pode ter trecho em circuito, que tenha no mínimo 3 km de extensão. De 3 a 5 km, pode-se dar no máximo 3 voltas. De 5 a 8, o limite aumenta para até 5 voltas. E de 8 a 10, são permitidas um máximo de 8 voltas;
Na prova contrarrelógio, a parte de circuito terá duas voltas para os homens e um para as mulheres. Já na prova de estrada, tem um circuito que terá quatro voltas para os homens e duas para as mulheres e outro que terá duas voltas para os homens;
A holandesa Leontien van Moorsel é a maior vencedora da modalidade, tendo conquistado três ouros em Sydney/2000 e Atenas/2004, em dois contrarrelógios e um de estrada. Nessas mesmas edições, ainda levou mais medalhas no ciclismo de pista.
Destaques
Difícil pensar em ciclistas para destacar, já que as provas ocorrem entre duas das principais voltas, o Tour de France e a Vuelta a España.
Pensando pelo ranking, se vierem os principais ciclistas, Fabian Cancellara (foto) é o favorito para o contrarrelógio.
Nessa linha também, Mark Cavendish, Peter Sagan, André Greipel e Christopher Froome devem brigar roda a roda pelo ouro.
A sueca Emma Johansson é a líder do ranking mundial e olímpico, pode ser considerada uma das favoritas.
Brasileiros
Infelizmente, Kleber Ramos e Clemilda Fernandes não terão chances de medalhas.
Quadro de medalhas da modalidade
A Itália lidera com 18 medalhas no total, sendo 9 de ouro, 7 pratas e 2 bronzes.
A França tem as mesmas 18 medalhas, mas 8 ouros, 4 pratas e 6 bronzes.
Fecha o pódio, a Holanda com 11 medalhas no total, menos que Estados Unidos, Suécia, Bélgica e Grã-Bretanha, mas com muito mais ouros, 8 e mais 2 pratas e 1 bronze.
A Itália lidera com 18 medalhas no total, sendo 9 de ouro, 7 pratas e 2 bronzes.
A França tem as mesmas 18 medalhas, mas 8 ouros, 4 pratas e 6 bronzes.
Fecha o pódio, a Holanda com 11 medalhas no total, menos que Estados Unidos, Suécia, Bélgica e Grã-Bretanha, mas com muito mais ouros, 8 e mais 2 pratas e 1 bronze.
Onde e quando ocorre
A largada e chegada do contrarrelógio será na Praia do Pontal, na zona Oeste da cidade e as provas masculina e feminina ocorrem no mesmo dia 10 de agosto.
A prova de estrada tem largada e chegada no Forte de Copacabana, mas percorre as praias de Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio e Grumari, dia 06 é a prova masculina e dia 07, a feminina.
Amanhã será a vez do Ciclismo de Pista.



 
 

0 comentários:
Postar um comentário