 Nesse segundo episódio da série, a modalidade que trago para conhecer um pouco a respeito é o BADMINTON.
Nesse segundo episódio da série, a modalidade que trago para conhecer um pouco a respeito é o BADMINTON. 
Apesar de ser antigo, passou ser considerado modalidade olímpica oficialmente apenas em Barcelona/1992, já que Munique/1972 e Seul/1988 foi disputado como demonstração.
Quem domina esse esporte são os asiáticos, mais especificamente a China é a grande potência, tanto que por não ter vaga para tantos talentos, "exporta" gente que se naturaliza por outras nações para competir. Por ser tão popular em lugares como Cingapura, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, Malásia, Paquistão, Japão e Tailândia, tem o status de segundo esporte mais praticado no mundo.
As principais características são de um esporte de muita agilidade, flexibilidade e reflexos rápidos.
 Os sistemas de disputas são em simples (masculino e feminino) e duplas (masculino, feminino e mista). Então, estarão em jogo 15 medalhas olímpicas.
Os sistemas de disputas são em simples (masculino e feminino) e duplas (masculino, feminino e mista). Então, estarão em jogo 15 medalhas olímpicas.
Tem semelhanças com o tênis, do saque ter que atravessar a quadra na diagonal, de usar raquete, do objeto batido passar por cima da rede, de jogar simples ou duplas e dos nomes dos golpes. Mas tem suas peculiaridades. Para explicá-las vou utilizar uma adaptação de infografia (ao lado) que fiz para o Lance! para explicar a modalidade no Pan de Guadalajara.
Curiosidades
Há dois tipos de saque: o curto e o longo, por conta deste segundo que existe uma segunda linha de base, 76 cm atrás da primeira;
Quando chega a 11 pontos para um lado, há uma parada de um minuto para descanso;
Podendo chegar a 400 km/h de velocidade, a peteca pode ser mais rápida que um carro de Fórmula 1. 
Destaques
O chinês Lin Dan é o grande nome do esporte na atualidade. Pode se tornar o primeiro atleta tricampeão olímpico da modalidade, já vem de conquistas em Pequim/2008 e Londres/2012, no simples masculino.
A espanhola Carolina Marin é a líder do ranking mundial e pode conquistar a primeira medalha para seu país.
A dupla masculina coreana formada pelos atletas Yong Dae Lee e Yeon Seong Yoo vêm dominando o circuito na sua categoria, dificilmente ficarão fora do pódio.
Brasileiros
Por mais otimistas que possamos ser, o Brasil será apenas figurativo nesta modalidade, mas terá uma importante experiência para os atletas Ygor Coelho (atual número 61 do mundo) e Lohaynny Vicente (atual 71 do mundo).
Quadro de medalhas da modalidade
A China domina amplamente, com 38 medalhas no total, sendo 16 ouros, 8 pratas e 14 bronzes.
Coreia do Sul está em segundo com 18 medalhas, 6 ouros, 7 pratas e 5 bronzes.
A Indonésia também tem 18 medalha e 6 ouros, mas fica em terceiro por ter 6 pratas e 6 bronzes.
Onde e quando ocorre
As competições serão realizadas no Riocentro - Pavilhão 4.
As primeiras fases começam dia 11 e os jogos vão até a última final, dia 20 de agosto.
Amanhã a série continua com o Basquete.


 
 

0 comentários:
Postar um comentário