Brasil 2 x 1 Coreia do Norte

Publicado  terça-feira, 15 de junho de 2010

Finalmente o Brasil estreou na Copa. Venceu e é líder do grupo G, mas todos que assistiram o jogo não devem ter gostado do que viram. O escola retranqueira de Zagallo, Parreia e, agora, Dunga imperou no estilo de jogo da seleção. Deu sono, muitas vezes me encontrei disperso do jogo, pois não empolgava, principalmente no primeiro tempo, no qual não aconteceu nada.
O time não produziu, não criou, não furou a defesa coreana. Não dá para dizer que foi nervosismo de estreia, porque não errava passes bobos nem desperdiçava chances na cara do gol. Ficava, apenas, tocando a bola de um lado para o outro, sem efetividade ou agressividade. Nesse período, Felipe Melo, contestado por estar no elenco, protagonizou um dos lances mais feios da competição, em que recebeu a bola pela meia direita e chutou para cima. Teria sido gol, se fosse uma jogada de rugby, aproveitando que jogaram no estádio de Ellis Park, palco da decisão histórica de 95 entre África do Sul e Nova Zelândia do campeonato mundial desse esporte. Enfim, foi horrendo. Houve duas chegadas no primeiro tempo, uma que Kaká puxou contra-ataque, tocou para Robinho que chutou colocado e uma ultrapassagem de Maicon, na qual ele recebeu e bateu pela direita.
O mesmo Maicon que, no segundo tempo, recebeu um belo passe de Elano e fez o primeiro gol brasileiro. Ele estava perto da linha de fundo e, por isso, dá a impressão que ele bate forte para que a bola rebatesse ou que alguém tentasse interceptar e acabasse entrando, não pareceu proposital a curva feita e que entrasse direto. Foi um belo gol. Elano, por sua vez, participou de ambos. No segundo, recebeu um passe açucarado de Robinho e tocou de chapa, no canto direito do goleiro. Esse sim, foi bonito pela jogada construída. Mas não poderia acabar tudo tranquilo. Lançamento da intermediaria, o "Rooney asiático" Jong Tae-Se ajeitou de cabeça e Ji Yun-Nan invadiu a área e chutou na saída de Julio Cesar.

Jogadas cruciais:
55' - Elano toca rasteiro em profundidade para Maicon, que chuta reto, mas a bola pega curva e entra.
71' - Em jogada pelo meio, Robinho acha uma vazio e Elano aparece para completar na saída do goleiro.
87' - Lançamento para a esquerda da defesa brasileira, desvio de cabeça e Ji Yun-Nan invade a área e chuta cruzado.

Melhores jogadores:
Brasil: Robinho (7,5) - foi solidário para o time, atacou desde o começo, armou jogadas, voltou para compor o meio campo e deu passe para o segundo gol.
Coreia do Norte: Jong Tae-Se (5,5) - provou ter alguma habilidade no meio desconhecido, deu assistência para o gol.

0 comentários: