São Paulo se classifica, jogando muito mal

Publicado  quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ontem tive a oportunidade de presenciar a classificação do São Paulo para a próxima fase da Libertadores, com a vitória de 1 a 0 em cima do Once Caldas, da Colômbia. Contudo, o time continua jogando um futebol medíocre, muito lento, com poucas opções de jogada. A torcida ficou irritada, com razão, diga-se de passagem, e nem o técnico Ricardo Gomes escapou, sendo chamado de burro.

O time começou com uma formação diferente da habitual, sem Washington na referência do ataque. O objetivo era dar maior mobilidade com Fernandinho, Marlos e Dagoberto. Não aconteceu como o esperado. Até começou pressionando, mas sem efetividade. A equipe paulista precisava da vitória para seguir na competição, como uma das melhores primeiras de grupos.
No fim do primeiro tempo o gol saiu, de forma sofrida, dos pés de Fernandinho. A jogada começou com o lançamento de Dagoberto, pela esquerda e pelo alto, para Marlos, que dominou com categoria, girou em volta do zagueiro, perto da linha de fundo, trouxe a bola para trás, perdendo seu controle, mas o camisa 12 estava bem posicionado e completou para o fundo das redes. Assim, o time brasileiro foi com a vantagem para a segunda etapa.
Todavia, no recomeço do jogo, os colombianos fizeram uma substituição que tornou-os mais ofensivos, principalmente pelo lado esquerdo do ataque. Na tentativa de conter o adversário, Ricardo Gomes tirou o autor do gol para colocar mais um volante, Jean teria a função de ajudar Cicinho. Esse momento a torcida não gostou e os mais de 50 mil presentes no estádio iniciaram o grito de burro para o treinador.
Pouco tempo depois, o técnico parecia se redimir, chamando o artilheiro do time, Washington. Mas não foi para tirar o lateral direito e sim para tirar Jorge Wágner. Aí que ninguém entendeu mesmo. O eco se fez ouvir novamente. E o time da casa continuou recuado. Teve bola na trave, de uma cabeçada, fruto de um escanteio. O São Paulo só conseguiu acalmar a partida no final, muito mais pelo cansaço do Once Caldas que já estava classificado do que por méritos próprios.
Ao término, apenas Rogério Ceni, que vinha sendo questionado pelas últimas atuações, saiu poupado.
Na opinião de quem escreve este texto e de outras pessoas que estavam presentes, a equipe iniciou o jogo de maneira equivocada, já que Richarlyson, que estava quase dois meses fora, jogou o tempo inteiro, poderia já ter começado com Jean como volante e Jorge Wágner na lateral, ou ainda com Jr. César e Jorge Wágner pela esquerda. Tirou Hernanes no final, sendo que era um dos poucos que buscavam jogo. Dagoberto e Fernandinho não estão bem juntos há algum tempo e vêm sendo utilizados insistentemente. Particularmente gosto de uma formação mais ofensiva no meio campo, com Rodrigo Souto, Léo Lima, Hernanes e Marlos, com Jorge Wágner e Cicinho nas laterais, podendo usar três zagueiro e apenas Washington na frente ou com Dagoberto e dois zagueiros.
Agora o time enfrentará o Universitário do Peru, com o primeiro jogo lá na próxima quarta-feira.

1 comentários:

Rafa Sassaki disse...

Vc mata o time jogando so com o Washington =P