Champions: imprevisível e emocionante

Publicado  quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ontem não pude escrever, mas foram definidas as semi-finais do campeonato mais importante de clubes europeus. O Bayern, mesmo perdendo para o Manchester United por 3 a 2, se classificou pelo número de gols fora, já que o jogo de ida tinha sido 2 a 1 para o time alemão. Da mesma forma, o Lyon passou pelo clássico francês contra o Bordeaux. Perdeu o jogo por 1 a 0, mas havia vencido por 3 a 1 e se classificou pelo saldo.
Nas previsões que fiz anteriormente, disse que Barcelona e Inter passariam, como passaram mesmo e farão uma perna da semi-final. Acreditava, porém, que a outra semi seria feita por Manchester e Bordeaux, muito pelo momento favorável do time francês no campeonato nacional e pela maior qualidade dos jogadores da equipe inglesa.
Previ também dois nomes que poderiam fazer a diferença no embate mais equilibrado: Robben e Schweinsteiger. Depois da expulsão de seu lateral direito, o brasileiro Rafael, o Manchester, que chegou a estar vencendo por 3 a 0, mas nesta altura já havia sofrido um gol, não conseguiu se estruturar em contra-ataques e se acuou em seu próprio campo defensivo. O time alemão precisava de mais um gol e pressionou intensamente. Até que Ribery cobrou escanteio aberto pelo lado esquerdo do ataque e o [Demônio]* Robben acertou um dos lances mais bonitos do ano, um voleio de esquerda, de primeira, sem deixar a bola tocar no chão.
A cena mais emblemática é do defensor que percebeu o estrago de não marcar o holandês e se atira na tentativa frustrada de interceptar o disparo.
O gol foi uma pintura para ser guardada na história da competição. O imponderável faz parte do equilíbrio agora encontrado nas fases decisivas. Pode acontecer novamente, mas será bem mais difícil.
* essa denominação é uma brincadeira que faço no jogo de video-game, pois o jogador tem destaque na velocidade e na habilidade de drible, o que torna bem complicado de ser marcado e acaba infernizando a defesa adversária, apenas isso.

0 comentários: