Análise do GP da Málasia na F1

Publicado  domingo, 4 de abril de 2010

Com os resultados, Felipe Massa lidera o campeonato com 39 pontos, fato que não ocorria desde o GP da França de 2008. Seguido de quatro pilotos empatados dois a dois. Alonso e Vettel têm 37 e Button e Rosberg, 35.
Isso significa duas coisas: primeiro, a curto prazo, se um desses cinco vencer a próxima prova, será líder do campeonato, independentemente do resultado dos outros, já que a vitória dá sete pontos de vantagem para o segundo colocado; segundo, a longo prazo, o campeonato será vencido por aquele que tiver maior regularidade durante o ano, parece meio óbvio, mas o exemplo que prova isso é o alemão Nico Rosberg que teve como colocações dois quintos e um terceiro e tem o mesmo número de pontos de Jenson Button que teve venceu uma vez, teve outro dois finais na parte intermediária do pelotão e pontuou pouco.
Sobre alguns pilotos: Schumacher teve o motor avariado e não completou a prova. Viu seu companheiro chegar ao pódio, ainda está encarando seu retorno com esportividade. Até quando?
Kubica "tirou leite de pedra" novamente, ao posicionar sua Renault entre os primeiros. Seu companheiro, Petrov, não terminou.
Adrian Sutil mostra que a Force India evoluiu muito e briga com a escuderia francesa pelo quinto posto entre as equipes. Liuzzi, também vinha bem, mas teve problemas e abandonou.
Vettel e Webber provaram que, em termos de equipe, não tem quem faça frente a RBR. É o melhor carro, constantemente mais rápido, mais equilibrado e, agora, mais confiável. As outras terão que correr atrás de novos pacotes aerodinâmicos para compensar o que a equipe austríaca vem demonstrando. Por isso, são meus favoritos a uma nova "dobradinha" na China, caso o imponderável (chuva e quebra de motor) não aconteça.
Massa fez mais uma corrida espetacular, foi o que mais ganhou posições, saindo de 21º e subindo 14 postos. Confirma sua boa fase e seu melhor início de campeonato. Mais uma corrida que larga e termina melhor que Alonso.
Hulkenberg conseguiu seu primeiro ponto com a Williams, começando a trazer uma pulga para Rubinho.
Lucas di Grassi terminou sua primeira corrida, conseguindo resistir ao forte calor. Mesmo com três voltas de atraso.
Bruno Senna terminou atrás de seu companheiro, mas também conseguiu concluir pela primeira vez e não foi último mesmo com quatro voltas de diferença. Isso mostra que os carros da Hispania e Virgin estão ficando "menos piores" de se conduzir, mas têm muito a evoluir para não andarem sete segundos mais lentos que todos os outros.
Novamente a corrida só teve emoção graças à chuva, desta vez indiretamente. Foi por causa dela na qualificação, que os pilotos da McLaren e da Ferrari largaram no final do grid e vieram passando todos mais fracos. A torcida é que caia mais uma vez, daqui duas semanas, na China, para não acontecer uma procissão como foi no Bahrein.

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