Na Malásia, duas corridas em uma

Publicado  domingo, 4 de abril de 2010

Ao contrário das espectativas, a corrida deste domingo não teve chuva para dar emoção, coube ao pilotos darem o espetáculo. A chuva veio no sábado, causando mudanças na ordem natural do grid de largada. Já se sabia que Button, Alonso, Hamilton e Massa iriam protagonizar as melhores performances já que largavam entre os últimos. Vieram com estratégia diferente de todo o resto com pneus duros no começo.

Na parte da frente, Webber, Rosberg e Vettel fizeram uma corrida separada do restante. Partiram bem, com Vettel ultrapassando os outros dois e se encaminhando de ponta a ponta para a vitória com seu companheiro Webber em segundo e o alemão Rosberg completando o pódio.
Dito isso, agora cabe falar da segunda corrida com os demais pilotos. Rubens Barrichello teve problema de largada, caindo de sétimo para vigésimo segundo. Se aproveitou que muitos carros abandonaram e terminou em décimo segundo.
Hamilton foi o grande destaque da primeira parte, com um desempenho acima dos outros três e se livrando mais facilmente dos carros mais lentos. Logo em seguida, vinha Massa, que mesmo tendo dificuldades para superar Buemi da STR, conseguia sustentar a pressão de seu companheiro espanhol e de Button. Este tentou fazer como semana passada, em que parou primeiro para a troca de pneus e venceu, mas não deu tão certo como se esperava, já que colocou pneus macios, virou algumas voltas mais rápidos que os demais, contudo teve que levar até o final com o conjunto deteriorado.
Essa parada dele foi suficiente para Massa e Alonso terem uma folga, Felipe pôde parar no meio da prova e conseguiu fazer voltas extraordinárias descontando bastante tempo do próprio Button, uma vez que as voltas rápidas do inglês tinham sido suficientes para ganhar a posição do brasileiro nos pits. Alonso resolveu parar bem mais a frente e pagou o mesmo preço que Button, até mais caro, pois voltou bem e se aproximou novamente dos adversários, mas estava com uma marcha a menos no câmbio. Quando ia ameaçar seu companheiro, o espanhol viu Massa superar Button e deixar a encrenca para trás. A essa altura estavam em sétimo, oitavo e nono.
Hamilton seguia um pouco mais a diante em sexto, pressionando Sutil. Todos que saíram com pneus macios e tiveram que mudar para duro, em certos momentos passaram a render menos que os quatro, mas tinham maior durabilidade.
Outro destaque da corrida foi outro espanhol, Alguersuari, que fez belas ultrapassagens e conseguiu um nono lugar, garantindo dois pontos para sua STR.
Faltando duas voltas para o final, Alonso tentou uma última investida para cima de Button, conseguiu passar, entretanto, na freada, teve que reduzir as marchas drasticamente, somado ao tempo exagerado que permaneceu no vácuo do inglês e ao calor, estorou o motor.
Robert Kubica foi quarto, excelente resultado novamente para a Renault. Adrian Sutil foi quinto resistindo às investidas de Hamilton. Massa, Button, Alguersuari e Hulkenberg completaram os pontuáveis.
Lucas de Grassi e Bruno Senna completaram suas primeiras corridas no ano, respectivamente, em 14º e 16º.

0 comentários: