Impressionante como o Brasil é forte nas Américas e como tem melhorado nos esportes olímpicos. Prova disso é que o país já assumiu a terceira colocação no quadro geral de medalhas no Pan-Americano com 22 ouros, 19 pratas e 32 bronzes, somando 73 medalhas no total, até o momento, com uma semana de competições. Perdemos apenas para os donos da casa, Canadá com 45 ouros e 110 no total e Estados Unidos com 40 ouros e 114 no total. Isso não tendo mandado todos os principais atletas, tendo em vista que muitos deles estão focados em mundiais que ocorrem do meio para o final do ano. Mesmo assim, os brasileiros têm conseguido resultados inéditos e pouco esperados até algum tempo atrás.
Um desses resultados aconteceu na noite dessa sexta-feria e vale o destaque. O Brasil nunca tinha conquistado um ouro em Pans na natação feminina. Mas a pernambucana Etiene Medeiros tratou de mudar essa história. A nadadora de 24 anos já tinha um bronze no revezamento 4x100m livre. Ontem não só venceu os 100m costas, como também bateuo recorde pan-americano da prova com o tempo de 59s61. Foi a primeira mulher brasileira a baixar da casa de 1 min. Como referência, se fosse em Londres, há três anos, seria o 5º melhor tempo para passar às finais e o 7º tempo da grande decisão, ou seja, um ótimo feito.
Como se não bastasse essa importante conquista, ainda voltou para a piscina pouco tempo depois, nos 50m livre e faturou a prata. Parabéns a esta jovem que ainda pode trazer mais conquistas. Lembrando que foi a primeira brasileira a ser campeã mundial e a bater recorde mundial em piscina curta.
Muitos resultados no Pan não servem de muita referência, porque os melhores do mundo são asiáticos ou europeus em determinados esportes, mas é bem sintomático o crescimento do Brasil, a natação é uma dessas modalidades que demonstram essa evolução. Porém já está acabando as provas, acompanharemos esses atletas no mundial de Kazan, daqui 14 dias. Ainda resta outras modalidades, como o atletismo e as coletivas para ver mais conquistas brasileiras em Toronto.

 
 

0 comentários:
Postar um comentário