A festa do Pan

Publicado  sábado, 11 de julho de 2015

Ontem teve início, oficialmente, os Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá, com uma bela cerimônia de abertura. É sempre um momento que gera muita expectativa, já que é a apresentação da história e cultura dos anfitriões. Mostra o quanto de organização e criatividade eles têm. Como será o aparecimento da pira olímpica (no caso, pan-americana) e quem a acenderá. O desfile dos atletas.
A celebração da 17ª edição dos jogos teve como grandes protagonistas os artistas do Cirque du Soliel, que relatou as origens indígenas canadenses e a criação do novo mundo. Geralmente, esse tipo de evento é realizado em um estádio, mas dessa vez foi no ginásio fechado Rogers Centre, isso permitiu uma surpresa logo no começo da cerimônia, com o campeão olímpico no revezamento 4x100, Donovan Bailey, descendo com a tocha, que ficou presente durante toda a festa no centro do palco. Depois, no final, a tocha passou por diversos astros canadenses até chegar em Steve Nash, ex-atleta na NBA, que teve o privilégio de acender a pira, do lado de fora do ginásio, para o público que estava na rua poder participar e ver esse momento máximo de emoção, antes das conquistas de medalha.
O nadador Thiago Pereira ficou incumbido da honra de ser o porta-bandeira brasileiro, que conduziu parte dos 590 atletas que representarão o Brasil nos jogos, a maior delegação em Pan de nossa história, cujo objetivo é ficar entre os três primeiros no quadro geral de medalhas.
A CN Tower, que é cartão postal da cidade, teve participação na parte cinematográfica e pirotécnica. É importante mostrar que outros pontos turísticos sejam integrados na celebração. É uma tendência desde Pequim-2008, com as famosas pegadas em fogos de artifício.
Não interessa se não vem os times principais de alguns países, como fazem os Estados Unidos e em muitos esportes brasileiros, se não tem os outros continentes, serão 41 países competindo, disputando, emocionando, trazendo histórias de superação, recordes, vitórias e derrotas, fazendo o público torcer e vibrar. Para nós, é a oportunidade de ver muitos atletas que estarão por aqui ano que vem e futuros esportistas brasileiros que poderão se tornar ícones.
A festa foi muito bonita, misturando tecnologia com teatro e acrobacias, muito desfrutada pelo público canadense e por quem acompanhou pela transmissão. Mas o que interessa é saber como será a do Rio-2016.
Hoje já serão 15 medalhas em disputa. A primeira será de canoagem feminino K4 500m, com presença do time brasileiro, por volta das 10h, horário de Brasília, 9h, horário local. Depois ciclismo BMX, saltos ornamentais, ginástica artística, judô, com destaque para Felipe Kitadai e Erika Miranda, maratona aquática, nado sincronizado, triatlo e levantamento de peso, além de outras modalidades que estarão em suas fases preliminares, até dia 26.
Aqui algumas fotos de ontem:















0 comentários: