Flamengo Hexacampeão Brasileiro!

Publicado  terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Chegou ao fim o campeonato mais equilibrado e mais nivelado (por baixo) da história dos brasileirões. O time de maior torcida do país levou a melhor. Flamengo venceu a edição de 2009 e se sagrou hexacampeão, igualando um feito que apenas o São Paulo havia conquistado. Parabéns à nação rubro-negra pelo espetáculo no Maracanã e por tal glória.
O time carioca chegou à última rodada como único time dependente de suas forças para ser campeão e jogava em casa contra o time reserva do Grêmio, que já não tinha nenhum objetivo a ser alcançado dentro da competição e não queria dar o título a seu rival Inter. Este dependia de um empate ou derrota do Flamengo e ainda tinha que vencer seu jogo, no Beira-Rio, contra o Santo André que ainda tentava fugir do rebaixamento.

São Paulo e Palmeiras corriam por fora, já que suas chances eram mais remotas e dependiam de tropeços dos outros dois times e ainda tinham que ganhar, o São Paulo ainda com margem de gols.
Flamengo venceu, de virada, por 2 a 1. Inter ganhou por 4 a 1. São Paulo goleou o Sport, já rebaixado, por 4 a 0, com três gols de Washington. Palmeiras perdeu para o Botafogo por 2 a 1, que brigava para não sair da zona de descenço. Com isso, o time palestrino perdeu a vaga na libertadores para o Cruzeiro, que venceu o Santos na Vila, por 2 a 1. O Botafogo se livrou do rebaixamento e a vaga para a Série B ficou com o Coritiba, que empatou em casa com o Fluminense, que também travou numerosas batalhas para sair de último e permanecer na 1ª divisão.
Mesmo com todos os "poréns" que houve nas arbitragens de jogos e intervenções de Tribunal de Justiça Desportiva no final do campeonato (que me abstenho de expressar opinião), o time das figuras conhecidas Bruno, Léo Moura, Ronaldo Angelim, Juan, Kleberson, Maldonado, Petkovic, Zé Roberto e, principalmente, Adriano mereceu tal conquista, foi o time mais coeso e incisivo na reta final, vencendo jogos decisivos e contando com um público que lotou o Maracanã, emocionando a todos amantes do futebol. Parabéns novamente e ano que vem tem mais. Encerra-se, assim, a temporada brasileira, mas ainda há o Mundial de Clubes neste mês e em janeiro já começa os regionais.

0 comentários: