O melhor do mundo é: Messi

Publicado  segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ano de decisões fáceis para os melhores do mundo. Como no feminino, já era sabido quem ganharia, mesmo antes do anúncio da premiação. Mas todos sabiam porque quem venceu fez por merecer. Messi foi espetacular esse ano. Foi artilheiro da UEFA Champions League, fez parte do títulos que o Barcelona ganhou este ano, mesmo com a Argentina não jogando bem, classificou para a Copa do Mundo. Fez o gol que deu o título do Mundial Interclubes, aliás um gol de quem tem percepção de jogo, pois foi feito de peito, completando um cruzamento que vinha da direita e caindo.

Messi é muito bom jogador, criado no time catalão, é habilidoso e inteligente. Venceu Cristiano Ronaldo e Kaká, que foram os últimos a conquistar tal feito. Hoje é considerado um craque, porque faz a diferença. Mas tenho uma opinião que ele, assim como Cristiano Ronaldo, venceu porque o futebol de uma maneira geral se encontra enfraquecido, em termos de qualidade técnica. Com isso, quem se sobresai, é um pouco acima da média, é quem está num clube de ponta que ganhe constantemente. Todavia se ele está no Barcelona desde seus 13 anos de idade é porque merece e tem qualidade para tanto.
Messi é o primeiro argentino a receber a premiação e o sexto sulamericano.

Ainda houve a seleção dos melhores do mundo com jogadores que atuam apenas nos campeonatos inglês e espanhol: Iker Casillas, Daniel Alves, John Terry, Nemanja Vidic e Patrice Evra, Xavi Hernandez Andres Iniesta, Steven Gerrard e Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Fernando Torres. Cristiano Ronaldo ainda recebeu o prêmio pelo gol mais bonito da temporada.

E a melhor do mundo é: Marta

Publicado  

Não poderia ser outra. Marta acaba de ser premiada novamente como a melhor do mundo em 2009 pela FIFA. É a quarta vez seguida que ganha o prêmio, se tornando a jogadora que mais venceu, mesmo entre os homens não há ninguém que tenha conseguido tal feito.
Marta jogou no primeiro semestre pelo Los Angeles Sol, mas teve maior destaque quando voltou ao Brasil, para jogar a primeira edição da Libertadores, pelo Santos, além da Copa do Brasil. Foi artilheira das duas competições e deu os títulos ao clube.
Se é possível fazer uma analogia, o futebol feminino caminha numa velocidade maior do que o masculino no começo do século passado e hoje em dia estaria há apenas algumas décadas de se equiparar, o que não deve demorar muito para acontecer. Sendo assim, Marta só pode ser comparada a um jogador: Pelé. Falta ainda dar um título mundial à seleção e uma medalha de ouro em olimpíadas, mas em termos de jogadas e técnica não deve em nada e consegue aproveitar que não vive uma época mecânica de jogo. É um futebol ainda muito puro em sua essência.
Parabéns à Marta. Alagoana. Brasileira.

Fatos e dados de um super-time

Publicado  sábado, 19 de dezembro de 2009

Barcelona é considerado o melhor time dentre todos os grandes e um dos clubes com maior capacidade de competição em todos os tempos. Por quê? Por que conquistou o mundial interclubes e é considerado favorito em todas competições que disputa?
Neste ano, o time catalão conquistou simplesmente tudo o que era possível, isso significa dizer que obteve seis taças para sua vasta galeria. Um record que não será ultrapassado tão cedo e tão pouco será igualado. Conseguiu a Supertaça Espanhola, Supertaça Européia, Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões da Europa e, hoje, Mundial Interclubes, único título que faltava. (Já havia disputado duas vezes e perdido para São Paulo em 92 e Internacional em 06). Pedro foi o único jogador a marcar em todas estas competições.
Uma temporada e meia mágica para quem é o atual líder de seu campeonato nacional e forte candidato nos playoffs europeu e nacional.
Um clube que passa por infra-estrutura de qualidade, milhares de sócios que contribuem anualmente para o crescimento financeiro e que lotam o excelente Camp Nou todo jogo, é uma marca forte no mercado de materiais esportivos, contrata a dedo os jogadores que precisam para manter o nível, valoriza e dá tranquilidades para os profissionais trabalharem, sabe aproveitar os jogadores de base que formam constantemente, estes, por sua vez, demonstram grande qualidade técnica e de trabalho em conjunto. O técnico e o jogadores têm identidade com o clube, muitos fazem a carreira inteira no mesmo, como é o caso de Valdés, Puyol, Xavi, Iniesta (que não jogou por lesão muscular), Pedro e Messi. Não se abate quando está perdendo, como foi na semifinal contra o Atlante (MEX), virando o placar para 3 a 1, e mesmo na final contra o Estudiantes, ou quando a arbitragem não está bem e não apita lances importantes no decorrer da partida. É um time que mescla bem experiência com juventude. Habitualmente, alguém que jogue nesse time acaba se consagrando melhor do mundo. Tem o futebol considerado melhor do mundo, como o mais vistoso, mais bonito e melhor jogado, com toque de bola envolvente, paciência, encisividade constante e eficiente, além de segurança defensiva.
No mundial, ainda teve Messi como melhor jogador do campeonato e Xavi como terceiro melhor.
Com todos esses fatores, é possível dimensionar a importância e grandeza do FC Barcelona.
Ainda no mundial, o Pohang Steelers ficou em terceiro lugar, vencendo nos pênaltis o Atlante.

Com tango, raça e peito. Barça campeão mundial!

Publicado  

Que dia especial para os amantes do futebol. A sessão da tarde de futebol do sábado foi a mais luxuosa possível, no aspecto de não ter jogo melhor para acompanhar do que o belo espetáculo protagonizado por Barcelona e Estudiantes. Uma partida de 120 minutos que fica-se atento durante todo o tempo. Uma história contada com drama e emoção, digno de um enredo crônico de Nelson Rodriguez, com um tom azul-grená, cheio de reviravoltas e alternativas para o final. Mas o final foi o que todo o mundo esperava, apesar de ter sido posto à prova: Barcelona campeão mundial interclubes!...finalmente.

Essa história começa com um duelo entre forças desiguais, mas que se equiparavam diante do cenário exótico de combate em Abu Dhabi. Este enfrentamento, no entanto, não havia ataques realmente incisivos entre si. Até que entra em cena um flashback de outros campeonatos. Boselli recebe um cruzamento na medida e cabeceia entre os marcadores, sem chance para o arqueiro espanhol Victor Valdez. O filme recente do jogo contra o Internacional passa na cabeça dos jogadores remanescentes daquela disputa: um time, vestido de branco, que é tecnicamente inferior, passa se defendendo de incessantes investidas e, subitamente, promove um revés no resultado.
O principal astro, Messi, desaparece de cena junto com seu futebol, o qual levará o argentino ser considerado o melhor do mundo. Como num tango, parece se resguardar para o ato final.
Na volta para a segunda etapa, o maestro Guardiola muda o modo do elenco atuar, partindo com quatro homens a frente, deixando sua guarda um pouco mais vulnerável, mas se tornando mais ofensivo. Com isso, veio mais garra, a técnica mais apurada foi deixada de lado, partindo para o improviso e o suor no palco. O goleiro do time argentino passou todo o tempo regulamentar sem precisar defender um disparo sequer. Tudo se encaminhava para um final feliz para os sulamericanos. Contudo, é um conto dramático, com o tango entoando a melodia flaminca. E como não podia deixar de ser, neste ritmo portenho, a conclusão é melancólica. Aos 44, a pressão era insustentável e manter a fortaleza de pé se tornava um sonho distante, com uma bola alçada, que desvia en la brujita Verón, principal jogador do time de la Plata, o defensor ibérico Piqué cabeceia para Pedro, que havia entrado para ser o quarto homem frontal, e ele completa de cabeça, novamente, encobrindo o goleiro.
Todo espetáculo grandioso, a plateia pede biz. Haveria de ter prorrogação, mais meia-hora para o Estudiantes tentar se reestruturar, se defender e ainda, se possível, ir a frente, mesmo cansado, para conseguir um miraculoso gol salvador, que não veio.
O tango se tornou enfático. O time catalão era o único que continuava a atacar. Deu certo. A ironia de um argentino, que joga pelo Barcelona e que nunca havia participado de um embate contra um time conterrâneo seu, se fez presente. No apagar das luzes, Daniel Alves cruzou e Lionel Messi apareceu pelas costas dos zagueiros, apunhalando-os com o escudo que carrega no lado esquedo do peito. Gol. É a vitória do melhor time do mundo. Do melhor jogador do mundo. O futebol arte vence, mesmo tendo que ser jogado na força. É a cereja no bolo e o pingo no i para a consagração de um garoto tímido, que tem problemas quando o time não vai bem, mas que não se omite das suas grandes responsabilidades de um camisa 10.
O Estudiantes ainda teve uma chance, que passou rente à baliza, dando um susto em todos os presentes.
A Argentina e o mundo se rendem ao mais talentoso e capaz.

César Cielo: imbatível e com record mundial

Publicado  sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Infelizmente não pude assistir ao vivo a transmissão de mais um fato histórico para o esporte brasileiro e, porque não, mundial. Na última competição do ano para a natação nacional, a última também que é permitida a utilização dos supermaiôs especiais, César Cielo bateu o record mundial dos 50m nado livre. Com o tempo de 20s91, superou em três centésimos o tempo do francês Frederick Bousquet, se tornando o nadador mais veloz de todos os tempos. Como nas Olimpíadas, César não respirou uma vez sequer durante toda prova.

A conquista foi especial, pois ocorreu na "casa" de Cielo, o clube Pinheiros, no qual o brasileiro passou 16 anos de sua vida, treinando e competindo. Depois do mundial em Roma, decidiu voltar e treinar lá novamente, e não em Auburn, Estados Unidos, onde vinha treinando constantemente nos tempos recentes.
Césão dedicou a vitória ao seu técnico Alberto Santos, o Albertinho. Disse que ele (Alberto) merecia esse resultado em sua carreira. Também falou que é uma nova era da natação brasileira e que os brasileiros também podem bater records dentro de seu país, como Estados Unidos e Austrália.
Parabéns ao César Cielo Filho, pelo ano fabuloso, mas principalmente por seus grandes feitos: medalha de bronze nos 100m e medalha de ouro no 50m nas olímpiadas, com record olímpico; campeão mundial nos 100m com record e nos 50m; e agora recordista também nos 50m.


Aproveitando o embalo da natação, começou hoje o desafio internacional dos Estados Unidos contra um combinado da Europa, disputado na cidade de Manchester. A competição é diferente das habituais, pois são apenas as finais com seis atletas por balizamento, com no máximo três por equipe de forma alternada. Além de haver pontuação para os três primeiros de cada prova, ou seja, vence quem somar mais pontos no decorrer de todas as provas que são disputadas em piscina curta.

UEFA Champions League: oitavas-de-final

Publicado  

Foi realizado hoje o sorteio das chaves da segunda fase do campeonato europeu mais importante de times. As partidas serão realizadas a partir do meio de fevereiro do ano que vem. Veja como ficou e palpites de quem passa.

Stuttgart x Barcelona/ Palpite (certeza): Barcelona passa sem problemas, ainda mais do jeito que está jogando. Dificilmente o time alemão faça frente ao catalão, mesmo em casa.

Olympiacos x Bordeaux/ Palpite: Um dos dois confrontos mais fracos do sorteio. Apesar de ser nivelado o confronto, creio que Zico e seu time grego devam seguir.

Inter de Milão x Chelsea/ Palpite: Pelo momento dos dois, hoje eu digo que Chelsea vence. Também pela composição das equipes. Mas são dois grandes times com tradição na Europa.

Bayern de Munique x Fiorentina/ Palpite: Bayern não pode vencer apertado em casa, para não se complicar fora. Creio que os italianos não darão vida fácil, contundo a vaga fica com os alemães.

CSKA Moscou x Sevilla/ Palpite: É o outro embate fraco do sorteio e bem equilibrado. Sevilla tem um dos atacantes diferenciais do momento, Luís Fabiano, que é o que pesa a favor. Portanto, meu favorito.

Lyon x Real Madrid/ Palpite: Real passa pela qualidade do elenco e por ter Kaká e C. Ronaldo, apesar da minha vontade ser contrária a isso. Os Merengues vencem fora e dentro.

Porto x Arsenal/ Palpite: Difícil. Outro duelo bem equilibrado, dá até para imaginar uma decisão por pênaltis. Para não ficar em cima do muro, vou de Arsenal, ainda mais porque é o meu favorito dentre os ingleses.

Milan x Manchester United/ Palpite: Hoje, Milan, sem dúvida. Na época, será muito equilibrado pela força que tem os times, mas continuarei com minha opinião atual, sendo Milan o único italiano a seguir.

Comparação com o início do campeonato

Publicado  terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Este texto será dedicado a retomar o que eu falei no começo do campeonato, mostrando o que acertei e o que errei, com relação as previsões e perspectivas de cada time.
São Paulo - falei que brigava por mais um título, mas que seria difícil. Acreditava que ficaria entre os quatro primeiros e com, mais uma vez, a vaga na Libertadores. Dito e feito. - Correto
Palmeiras - disse que queria o penta, mas parecia que não conseguiria nem a vaga no G4 e teria que se contentar com a Sulamericana. Dito e feito. - Correto
Corinthians - estava bem cotado para a Copa do Brasil, iria para a Libertadores do ano que vem, ano do centenário. Também era favorito ao título, mas desistiu de brigar por causa da conquista da Copa. - Correto*
Santos - não traria grandes surpresas e ficaria no meio da tabela, com vaga para Sulamericana. - Dito e feito. - Correto
Flamengo - não teria elenco para suportar um campeonato tão longo, iria ficar em uma colocação mediana e conseguir Sulamericana. - Erradíssimo
Botafogo - poderia ser o mais consistente do Rio e brigaria por uma colocação melhor, mas poderia perder força no final do campeonato. - Errado
Fluminense - dependeria de como iria na Copa do Brasil, para prosseguimento do ano, tentaria vaga na Sulamericana. - Parcialmente correto
Cruzeiro - "está na Libertadores e isso pode atrapalhar um pouco seu começo de campeonato, mas é certamente um time mais experiente que o ano passado. Espera-se mais dele que seu rival do estado, por isso é candidato ao título, porém correndo por fora". Exatamente o que disse aconteceu. - Corretíssimo
Atlético-MG - não saíria da segunda parte da tabela, brigando para não cair. - Errado
Internacional - era minha aposta para esse título e todos os outros que disputaria no ano, se não perdesse muitos jogadores no meido do ano - Parcialmente correto
Grêmio - tinha a Libertadores desviando o foco, mas voltaria forte e ficaria entre as cabeças. Errado
Sport - contava com sua torcida, iria conseguir vaga para Sulamericana com certa facilidade. - Errado
Atlético-PR - apresentava um time interessante de se assitir, deveria conseguir uma das últimas vagas para a Sulamericana. - Errado
Goiás e Vitória - poderiam até surpreender, mas não melhores que 13º. - Correto, porque o Goiás surpreendeu e o Vitória ficou em décimo terceiro.
Rebaixados - acertei três dos quatro: Santo André, Náutico e Coritiba. Errei que Avaí e Barueri brigariam para não cair.
Balanço geral: 11 acertos e 9 erros. Assim como o campeonato, também fui mediano nas previsões. Ano que vem tem mais, com a promessa de melhora.

Surpresas e decepções do Brasileirão

Publicado  

Começando pelo lado positivo, a maior e mais agradável surpresa foi o Avaí, com seu agora ex-técnico Silas, estreante na primeira divisão, fez um ótimo trabalho, deixando o time em 6º e com uma vaga para a Sulamericana. Para quem era candidato a voltar para segunda divisão e ficou em último por várias rodadas no começo, o campeonato se tornou muito bom, com uma sequência de vitórias seguidas e até uma possibilidade de Libertadores em determinado momento, mesmo com o discurso de tentar permanecer na primeira divisão. Teve jogadores bons mostrados, como Marquinhos, Willian e Muriqui. Outro time que teve bom destaque enquanto Estevan Soares estava no seu comando foi o Barueri, que ao término do primeiro turno estava entre os cinco primeiros, perdeu gás no returno. Teve dois bons artilheiros no decorrer da competição: Pedrão, que saiu para o mundo árabe, e Val Baiano. Além de um habilidoso meia, Fernandinho, já contratado pelo São Paulo. O Flamengo mesmo não deixa de ser uma surpresa ter conquistado o campeonato, uma vez que não era apontado como um dos principais times.
Dentre as decepções, o Sport foi a pior de todas, tanto é que terminou em último. Todos diziam que não tinha time para isso, ainda mais porque no primeiro semestre disputou a Libertadores e o Palmeiras teve muita dificuldade de eliminá-lo. Coritiba foi uma decepção pelo contexto de ter sido rebaixado pela segunda vez na era dos pontos corridos e pelo vexame de sua torcida na última rodada. Em termos de região, o Nordeste ganha destaque pois deixa apenas o Vitória como seu representante na primeira divisão. Além do estado do Paraná, que teve seus dois representantes brigando para não cair e agora somente restou o Atlético-PR, já teve três representantes. Considerando times com potencial para o G4, Grêmio foi uma decepção, ainda mais que só conseguiu vencer um jogo fora de casa. Palmeiras foi extremamente decepcionante, pois de candidato ao título, com Luxemburgo e depois com Muricy, se tornou azarão para vaga da Libertadores, que acabou também perdendo para o Cruzeiro. Até o Atlético-MG, que liderou por algumas rodadas e também acabou fora da zona do torneio continental.

Brasileiro de destaque para os cariocas

Publicado  

Com o título do Flamengo, há uma quebra na hegemonia de conquistas seguidas dos paulistas, que, desde 2004, o campeão brasileiro era um dos quatro considerados grandes de São Paulo. Como se não bastasse maior conquista do que esta, o Vasco voltou para 1ª divisão da melhor forma possível: conquistando o troféu de vencedor da Série B.
Ainda numa visão geral, mesmo com os times precisando de reestruturação, Botafogo e Fluminense conseguiram seus objetivos de permanecer na divisão de elite do futebol brasileiro. O Fluminense ainda terminou o ano vice-campeão da Sulamericana e como o time com o futebol melhor jogado dentre todos.
Todavia, não acredito que esteja às mil maravilhas a situação destes quatro times. Não é possível que um estado com seus principais times saia do vexame e piada entre os outros e de uma hora para outra se torne o principal centro futebolístico do país, status que já teve no passado. Todos precisam de diretorias mais competentes, de jogadores melhor qualificados e investimentos sérios na estrutura dos clubes.

Flamengo Hexacampeão Brasileiro!

Publicado  

Chegou ao fim o campeonato mais equilibrado e mais nivelado (por baixo) da história dos brasileirões. O time de maior torcida do país levou a melhor. Flamengo venceu a edição de 2009 e se sagrou hexacampeão, igualando um feito que apenas o São Paulo havia conquistado. Parabéns à nação rubro-negra pelo espetáculo no Maracanã e por tal glória.
O time carioca chegou à última rodada como único time dependente de suas forças para ser campeão e jogava em casa contra o time reserva do Grêmio, que já não tinha nenhum objetivo a ser alcançado dentro da competição e não queria dar o título a seu rival Inter. Este dependia de um empate ou derrota do Flamengo e ainda tinha que vencer seu jogo, no Beira-Rio, contra o Santo André que ainda tentava fugir do rebaixamento.

São Paulo e Palmeiras corriam por fora, já que suas chances eram mais remotas e dependiam de tropeços dos outros dois times e ainda tinham que ganhar, o São Paulo ainda com margem de gols.
Flamengo venceu, de virada, por 2 a 1. Inter ganhou por 4 a 1. São Paulo goleou o Sport, já rebaixado, por 4 a 0, com três gols de Washington. Palmeiras perdeu para o Botafogo por 2 a 1, que brigava para não sair da zona de descenço. Com isso, o time palestrino perdeu a vaga na libertadores para o Cruzeiro, que venceu o Santos na Vila, por 2 a 1. O Botafogo se livrou do rebaixamento e a vaga para a Série B ficou com o Coritiba, que empatou em casa com o Fluminense, que também travou numerosas batalhas para sair de último e permanecer na 1ª divisão.
Mesmo com todos os "poréns" que houve nas arbitragens de jogos e intervenções de Tribunal de Justiça Desportiva no final do campeonato (que me abstenho de expressar opinião), o time das figuras conhecidas Bruno, Léo Moura, Ronaldo Angelim, Juan, Kleberson, Maldonado, Petkovic, Zé Roberto e, principalmente, Adriano mereceu tal conquista, foi o time mais coeso e incisivo na reta final, vencendo jogos decisivos e contando com um público que lotou o Maracanã, emocionando a todos amantes do futebol. Parabéns novamente e ano que vem tem mais. Encerra-se, assim, a temporada brasileira, mas ainda há o Mundial de Clubes neste mês e em janeiro já começa os regionais.

Análise dos grupos G e H da Copa

Publicado  sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Grupo G

Brasil

Coréia do Norte

Costa do Marfim

Portugal

Grupo da MORTE!!! Para o Brasil poderia ter sido mais fácil ou até mais difícil. Mas terá provas de fogo pela frente. Terá que mostrar que continua a jogar o melhor futebol das seleções classificadas. A Coréia é o adversário mais fraco, mas é estreia e o Brasil costuma ter dificuldades até sair o primeiro gol. O time joga com cinco zagueiros e dois volantes. Não marca depois do meio de campo e abdica de tentar roubar a bola fazendo pressão na frente, para jogar nos contra-ataques. Costa do Marfim é tida como a melhor seleção africana e com mais possibilidades de levantar o título pela primeira vez entre as seleções do continente. Tem Drogba e Yaya Touré, além de tantos outros jogadores acostumados ao mundo europeu da bola. Pedreira para os comandados do Dunga, que terão que vencer para chegar ao último jogo tranquilo. Nada como ir crescendo na competição, e é o que o Brasil terá que fazer contra Portugal. Talvez a seleção mais perigosa. Tem três brasileiros naturalizados: Pepe, Deco e Liédson. Sem contar o atual melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, companheiro de Kaká no Real Madrid. O Brasil pode chegar precisando de resultado. Sem dúvida é o grupo que, ao terminar a primeira fase, terá um candidato forte à conquista eliminado. Palpite: Brasil e Costa do Marfim.

Grupo H
Espanha

Suíça

Honduras

Chile

Espanha TEM que se classificar em primeiro. Se quiser mostrar que é a Fúria. Não tem discussão. Honduras já tem passaporte para fazer safari e, depois, voltar para casa. Suíça foi eliminada na última edição da Copa com quatro jogos e nenhum gol sofrido. Muito consistente. Chile tem Marcelo Bielsa no banco e Valdivia no meio. Palpite: Espanha e Chile.
Segunda fase com Brasil contra Chile e Espanha contra Costa do Marfim.

Indo mais à frente, Creio que o Brasil está encaminhado até às quartas-de-final, em que pode enfrentar Holanda (novamente) ou Paraguai.

Análise dos grupos E e F da Copa

Publicado  

Grupo E

Holanda

Dinamarca

Japão

Camarões

Talvez o mais desnivelado dos grupos. Tem a Holanda, que é o time que mais me agrada como conjunto hoje em dia, que foi perfeita nas Eliminatórias Européias. Aí, mais para baixo, Camarões e Dinamarca, e mais abaixo ainda Japão. Ou seja, barbada a vista. Palpite: Holanda e Camarões.

Grupo F

Itália

Paraguai

Nova Zelândia

Eslováquia

Se campeão tem que ter sorte, a Esquadra Azurra começou bem. Para a velha Itália, não podia ser melhor para se arrastar e ganhar força para fase seguinte. Não tem o que se possa falar de Nova Zelândia e Eslováquia. Sobra para o Paraguai, que fez boa campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas. Palpite: Itália e Paraguai.

Segunda fase com Holanda contra Paraguai e Itália contra Camarões.

Análise dos grupos C e D da Copa

Publicado  

Grupo C


Inglaterra

Estados Unidos

Argélia

Eslovênia

Metrópole e colônia se enfrantando no primeiro jogo e provavelmente decidindo primeiro e segundo lugar. Estados Unidos fez uma excelente Copa das Confederações. Argélia é mera figurante e Eslovênia, apesar de vir de uma escola de bons times (Cortina de Ferro), não tem grandes pretenções. Palpite: Inglaterra e Estados Unidos.

Grupo D

Alemanha

Austrália

Sérvia

Gana

Grupo nivelado por baixo, mas suficiente para o velho novo time alemão seguir sussegado para próxima fase. Aústralia tem seu jogo rígido, Sérvia mandou a França para repescagem e Gana representa bem o futebol africano na sua excência, rápido, boa técnica, mas às vezes ingênuo. Difícil prognóstico de uma segunda vaga. Palpite: Alemanha e Sérvia.

Segunda fase seria Inglaterra contra Sérvia e Alemanha contra Estados Unidos.

Análise dos grupos A e B da Copa

Publicado  

Foram sorteado nesta sexta-feira a tarde os grupos da primeira fase da Copa do Mundo. A seguir vem os grupos com análise/ palpite para a sequência de quem passa e os caminhos. Lembrando que a ordem dos jogos será 1x2 e 3x4, 1x3 e 2x4, e 1x4 e 2x3.

Grupo A

África do Sul

México

Uruguai

França

Chave difícil, pelo jogo truncado. Grupo mais equilibrado. A África do Sul, anfitriã, terá problemas para se classificar, conta com o apoio da torcida e comandada por Carlos Alberto Parreira, mas creio que não passará. Mas é um grupo que tem repescados e classificados aos "trancos e barrancos". França com a mão de Henry contra Irlanda, Uruguai contra Costa Rica e México que perdeu mais vezes do que nunca na sua eliminatória. Não será surpresa quem passar e quem ficar pelo caminho. Palpites: França e México passam respectivamente em primeiro e segundo.

Grupo B
Argentina

Nigéria

Coréia do Sul

Grécia

Nada como um grupo assim para reabilitar ou afundar de vez a Argentina. Contudo creio que passe sem grandes dificuldades. Nigéria deve vir na sequência, pois Coréia do Sul só tem correria e Grécia é extremamente defensiva. Palpites: Argentina e Nigéria.

Para a segunda fase, então, França contra Nigéria e Argentina contra México.