Para aqueles mais pessimistas que só olham as ações ruins feitas pela humanidade e pensam que o mundo está perdido, os Jogos Olímpicos de Tóquio são um banho de renovações de esperanças em todos os continentes. São conquistas de diversos tamanhos, que mostram a constante superação de obstáculos e a escritura de novas e bonitas páginas.
Miltiadis Tentoglou ganhou o primeiro ouro para a Grécia no salto em distância.
Porto Rico ganhou seu primeiro ouro no Atletismo em toda história com Jasmine Camacho-Quinn nos 100m com barreiras.
O francês Jean Quiquampoix foi prata no Tiro Esportivo no Rio-2016 e ouro em Tóquio-2020.
A vitória do time feminino de Ciclismo de Estrada por 15 milésimos de segundo de diferença.
A jovem ginasta americana Jade Carey ganhou ouro no solo ao estrear com 16 anos de idade.
Canadá avança para sua primeira final do Futebol feminino com a vitória sobre os Estados Unidos por 1 a 0.
Demorou 49 anos para a Grã-Bretanha voltar a ganhar ouro no CCE do Hipismo por equipes.
A primeira vez que Marrocos ganha os 3000m com obstáculos foi com Soufiane El Bakkali.
A Indonésia não ganhava medalhas no Badminton desde Atenas-2004, ganhou duas hoje.
Nunca uma mulher tinha ganho no Hipismo CCE individual desde quando a prova passou a ser mista até o feito da alemã Julia Krajewski.
Viktor Axelsen quebrou a banca e ganhou ouro no Badminton individual.
Sifan Hassan caiu durante a prova dos 5000m fem., levantou e ganhou o primeiro ouro para Holanda no Atletismo desde Barcelona-92.
A Índia avançou pela primeira vez à semifinal do Hóquei sobre Grama feminino.
Quem estipulou que um país não é capaz de ganhar determinada prova? Quem falou para se contentar com aquilo que já alcançou no passado? Quem determinou que um recorde é inalcançável e insuperável? Quem limitou o esforço ao 100% e que não dá para fazer um pouco a mais? Quem acreditou que as vitórias só vem com a experiência? Quem colocou determinada equipe como imbatível? Quem não pode se reerguer depois de um passado glorioso? Quem disse que uma hegemonia tem tempo certo para cair? Quem decretou que países pobres não podem ser tão bons quanto os ricos? Quem mentiu que mulheres não podem competir no mesmo nível de homens? Quem desacreditou da capacidade de seguir em frente depois de sofrer um tombo?
Estas histórias, além de ser um bom resumo do décimo dia de competições, estão sublinhadas por dois motivos: são conquistas pequenas, médias, grandes ou gigantescas para seus atletas ou países representados e representam diversas quebras de paradigmas. São as mais diversas provas de força de vontade e superação, que trazem alegria, esperança e calor ao coração daqueles que torcem o nariz para grandes feitos da humanidade.
Resumo do dia
Medalhas
- > Atletismo salto em distância masc. - (GRE > CUB > CUB) // 100m com barreiras fem. - (PUR > EUA > JAM) // lançamento de disco fem. - (EUA > ALE > CUB) // 3000m com obstáculos masc. - (MAR > ETI > QUE) // 5000m fem. - (HOL > QUE > ETI));
- > Badminton duplas fem. - (INA [Indonésia] > CHN > KOR) // individual masc. - (DIN > CHN > INA);
- > Ciclismo de Pista sprint por equipes fem. - (CHN > ALE > RUS);
- > Ginástica Artística argolas masc. - (CHN > CHN > GRE) // solo fem. - (EUA > ITA > JAP) // salto masc. - (KOR > RUS > ARM);
- Hipismo CCE equipes - (GBR > AUS > FRA) // CCE individual - (ALE > GBR > AUS);
- Levantamento de Peso até 87 kg fem. - (CHN > EQU > DOM) // acima de 87 kg fem. - (CHN* > GBR > EUA);
- Luta Olímpica estilo greco-romana até 60 kg masc. - (CUB > JAP > RUS/CHN) // até 130 kg masc. - (CUB > GEO > RUS/TUR) // estilo livre até 76 kg fem. - (ALE > EUA > CHN/TUR) e;
- Tiro Esportivo pistola tiro rápido 25m masc. - (FRA > CUB > CHN) // carabina 3 pos. 50m masc. - (CHN** > RUS > SER).
Brasileiros
>Izabela da Silva participou da final do lançamento de disco do Atletismo. No entanto, terminou na 11ª colocação. Outras duas atletas participaram das eliminatórias dos 200m rasos, mas nenhuma avançou para as semifinais.
>Na Canoagem Sprint, aconteceu a tão esperada estreia de Isaquias Queiroz. Ele competiu no C-2 1000m, junto com Jacky Nascimento. Não ficaram entre os dois primeiros de sua bateria, mas venceram nas quartas-de-final e seguiram para a próxima fase. O mesmo não aconteceu com Vagner Souta, que não foi adiante no K-1 1000m.
>Os três representantes em finais da Ginástica Artística ficaram fora do pódio: Arthur Zanetti, nas argolas; Rebeca Andrade, no solo; e Caio Souza, no salto.
>O time feminino de Handebol perdeu para a França e ficou fora das fases decisivas. Terminou a competição em 11º, apenas à frente do Japão.
>O melhor cavaleiro brasileiro no concurso completo de equitação, do Hipismo, terminou na 32ª posição. A equipe finalizou sua participação em 12º.
>Jaqueline Ferreira somou 215 kg nas duas provas do Levantamento de Peso até 87 kg, deixando-a com a 12ª colocação.
>No Tênis de Mesa, foi a vez do time masculino perder para os sul-coreanos e se despedirem do torneio.
>Com a vitória do time feminino de Vôlei por 3 a 0 sobre o Quênia, a equipe garantiu a primeira colocação do grupo A e enfrentará as russas nas quartas-de-final.
>Caso Alison/Álvaro Filho e Bruno Schmidt/Evandro vencessem seus confrontos no Vôlei de Praia, se cruzariam na próxima fase. A primeira dupla bateu os mexicanos (2 sets a 0), mas enfrentarão a dupla da Letônia, que superou a segunda dupla pelo mesmo resultado.





 
 

0 comentários:
Postar um comentário