Como nas manhãs vitoriosas de domingo de algumas décadas atrás, o brasileiro acordou hoje mais cedo e orgulhoso de novas conquistas olímpicas. Primeiro, com o bronze raçudo de Bruno Fratus, na prova mais rápida da Natação. Depois, com Rebeca Andrade, colocando a bandeira no lugar mais alto do pódio na Ginástica Artística prova do salto.
Brasileiros acordaram cedo no domingo para ver outra brasileira no alto do pódio. Já que hoje também foi dia de Fórmula 1, ao melhor estilo Ayrton Senna, Rebeca Andrade mostrou que está entre as melhores ginastas da atualidade e já pode ser considerada a melhor brasileira em Jogos Olímpicos. O ouro no salto confirma o que já tinha sido visto dias antes.
|  | 
| Foto: Miriam Jeske/COB | 
A excelência da jovem de 22 anos de idade tem sido apresentada ao mundo a cada prova, a cada exibição de gala da brasileira. Para quem esperava ver Simone Biles, está se deleitando com os movimentos, saltos e acrobacias de Rebeca. Fez uma média de 15.083 pontos com seus dois saltos. Foi a terceira a executar suas tentativas. Teve que esperar pacientemente suas outras cinco adversárias para comemorar. A diferença técnica das atletas traduziu-se nas notas. A média da brasileira foi mais um décimo maior que da americana MyKayla Skinner, que ficou com a prata, e três décimos maior que a sul-coreana Seo-jeong Yeo.
Rebeca já tinha sido a primeira brasileira medalhista da Ginástica Artística. Agora é a primeira a conquistar um ouro e a primeira a levar duas medalhas na mesma edição de Olimpíada. Amanhã ainda pode levar sua terceira conquista para casa na prova de solo. Volto a repetir, apenas 22 anos.
Outra característica de Senna era sempre persistir em melhorar, nunca era suficiente se não fosse a vitória. Bruno Fratus precisou de três Jogos Olímpicos para subir no pódio dos 50m livre da Natação. Em Londres-2012, fez o tempo de 21s61 e ficou na quarta colocação, dois centésimos atrás de César Cielo. No ano de 2015, fez a melhor marca de sua carreira, com 21s37. Caso tivesse repetido esse tempo no Rio-2016, teria ganhou ouro na prova. Mas piorou suas marcas e, com 21s79, amargou o sexto lugar da final.
|  | 
| Foto: Jonne Roriz/COB | 
Hoje brigou braçada a braçada com nadadores mais altos e com mais desenvoltura na água. Caeleb Dressel, dos Estados Unidos, bateu o recorde olímpico com 21s07. O francês Florent Manaudou alcançou a borda da piscina dois centésimos antes que os 21s57 que deram o tão esperado bronze ao brasileiro. Desta vez, Bruno que ficou três centésimos à frente da marca de corte dos que formaram o pódio. Última medalha brasileira na Natação, já que foi o último dia de competições da modalidade (ainda tem Maratona Aquática, que é natação em águas abertas, mas é considerado outra modalidade).
Resumo do dia
Entre tantas modalidades diferentes, destaque para o Atletismo. A venezuelana Yulimar Rojas bateu o recorde mundial do salto triplo. Já com o ouro garantido, saltou para 15,67m, 17 centímetros a mais que a marca anterior, que era mais velha que a própria atleta.
E no salto em altura masculino, um caso raro, mas não inédito. Os saltadores do Qatar e da Itália chegaram empatados em primeiro para superar a marca de 2,39m de altura. Até então, ambos precisaram de uma tentativa em cada altura anterior para passar o sarrafo. Nenhum conseguiu avançar sobre a marca, como o atleta da Bielorrússia, terceiro colocado, também não passou, o que deixou a cargo deles escolherem se continuavam saltando para um desempate ou dividiriam a medalha de ouro. Foi escolhido a segunda opção, então não houve medalha de prata.
Além de Rebeca e Yulimar, Neisi Dajomes, do Equador, foi campeã do Levantamento de Peso. Ou seja, uma semana depois da celebração da Mulher Negra, Latina e Caribenha (25 de julho), três representantes deste segmento podem dizer que são as melhores do mundo em suas provas. A equatoriana dedicou o ouro à sua mãe e irmão, que faleceram em 2019 e 2020.
Outras medalhas:
- > Ainda no Atletismo arremesso de peso fem. - (CHN > EUA > NLZ) // salto triplo fem. - (VEN** > POR > ESP) // salto em altura masc. - (QAT = ITA > > BIE) // 100m rasos masc. - (ITA > EUA > CAN);
- > Badminton individual fem. - (CHN > TPE > IND);
- > Boxe meio-médio masc. CUB e GBR avançam para final, RUS e IRL ficam com o bronze // meio-pesado masc. CUB e GBR avançam para a final, RUS e AZB;
- > Ciclismo BMX freestyle fem. - (GBR > EUA > SUI) // freestyle masc. - (AUS > VEN > GBR);
- > Esgrima florete por equipes masc. - (FRA > RUS > EUA);
- > Ginástica Artística solo masc. - (ISR > ESP > CHN) // cavalo com alças masc. - (GBR > TPE > JAP) // barras assimétricas fem. - (BEL > RUS > EUA);
- > Golfe individual masc. - (EUA > SLK > TPE);
- > Levantamento de Peso até 76 kg fem. - (EQU > EUA > MEX);
- > Natação 50m livre fem. - (AUS* > SUE > DIN) // 1500m livre masc. - (EUA > UCR > ALE) // rev. 4x100 medley fem. - (AUS* > EUA > CAN) // rev. 4x100m medley masc. - (EUA** > GBR > ITA);
- > Saltos Ornamentais trampolim 3m fem. - (CHN > CHN > EUA);
- > Tênis dupla fem. - (CZE > SUI > BRA) // individual masc. - (ALE > RUS > ESP) // dupla masc. - (RUS > RUS > AUS) e;
- > Vela Laser - (AUS > CRO > NOR) // Laser Radial - (DIN > SUE > HOL).
Brasileiros
>No Atletismo, quatro atletas estiveram em eliminatórias. Nenhum avançou. Assim como ficou pelo caminho, Paulo André na semifinal dos 100m rasos. Alison dos Santos venceu sua bateria nos 400m com barreira e está na final da prova.
>Hebert Conceição venceu o lutador do Cazaquistão, no Boxe peso médio, por decisão dividida. Com isso, já garantiu uma medalha ao chegar à semifinal.
>O time do Handebol masculino encerrou sua participação nos Jogos de Tóquio com uma derrota para a Alemanha por 29 a 25. Ficou na 10ª colocação geral.
>No Hipismo curso completo de equitação, Rafael Losano se retirou na prova de cross-country. Os outros cavaleiros estão em 24º e 33º. Por equipes, o time brasileiro é 12º.
>A Luta Olímpica começou com duas participações brasileiras. No estilo livre até 76 kg fem., Aline Silva perdeu nas oitavas para a lutadora da Turquia. Na greco-romana até 130 kg masc., Eduard Soghomonyan também saiu derrotado.
>As equipes feminina e masculina do Tênis de Mesa estrearam na competição conjunta. As mulheres perderam para Hong Kong por 3 partidas a 1 e foram eliminadas. Já os homens, viraram para cima da Sérvia, 3 vitórias a 2, e classificaram para as quartas-de-final.
>Na Vela, Robert Scheidt foi para a regada da medalha da Laser ainda com chances de pódio. Mas dependia de combinação de resultados. Não fez uma volta final boa e terminou em 8º na classificação final. Outras classes: Nacra 17 (dez regatas) - 10º // 470 fem. (oito regatas) - 7ª // 470 masc. (oito regatas) - 15º // Finn (dez regatas) - 14º.
>O time masculino do Vôlei venceu os franceses por 3 sets a 2 e terminou a primeira fase em segundo do grupo B. O adversário das quartas foi definido por sorteio entre Itália e Japão e enfrentaremos os donos da casa.
>As duas duplas do Vôlei de Praia feminino entraram para decidir seus destinos nas oitavas-de-final. Rebecca/Ana Patrícia venceram a dupla chinesa, 2 sets a 0, e seguem. Já Ágatha/Duda perderam para as alemãs por 2 sets a 1 e disseram adeus à competição.



 
 

0 comentários:
Postar um comentário