Quartas-feiras decisivas

Publicado  quarta-feira, 10 de junho de 2009

Nas últimas semanas, a quarta-feira tem sido o dia mais importante no mundo do futebol. Há 15 dias houve a final da UEFA Champions League, o campeonato mais significativo de clubes da Europa e que dá a oportunidade ao vencedor de disputar o mundial no fim do ano. Na quarta seguinte foram definidos os finalistas da Copa do Brasil, que leva o vencedor à Libertadores da América do ano que vem. Agora, nesta de hoje, tem Eliminatórias da Copa do Mundo e o Brasil terá oportunidade de ratificar um bom futebol, apresentado na rodada anterior.
O Barcelona se consagrou tri-campeão europeu de clubes ao vencer o Manchester United, no estádio olímpico de Roma, por 2 a 0. Com gols de Eto'o e, o futuro melhor do mundo neste ano, mas que, pessoalmente, já vem agradando desde o ano anterior, Lionel Messi, a equipe azul-grena deu um baile tático nos diabos vermelhos da Inglaterra. Numa época que se valoriza o poder defensivo e a capacidade de contra-ataque, o Barça mostrou que ainda é possível vislumbrar um bom futebol, bem jogado e que preza pelo ataque como principal arma. Também credencia a Espanha como potência forte para a Copa das Confederações que começa neste fim de semana, porque os dois jogadores de meio do time catalão, Xavi e Iniesta, são os maestros da seleção ibérica, que já venceu a Eurocopa ano passado.
No Brasil, deu a lógica na Copa nacional. Inter e Corinthians farão a final do torneio, mesmo tendo jogado mal seus segundos jogos. O colorado passou pelo Coritiba, mesmo perdendo por 1 a 0 no Couto Pereira, pois venceu a primeira partida por 3 a 1 no Beira-rio. O time paulista jogou de acordo com o regulamento, empatando no Maracanã em 1 a 1 contra o Vasco e empatando novamente, em casa, em 0 a 0 e garantindo a vaga pelo gol fora de casa. Os jogos foram bem medíocres mas suficientes para os times. Na próxima quarta começa a decisão no Pacaembú, depois o jogo será no Sul.
No último sábado, a Seleção Brasileira venceu o Uruguai por 4 a 0, em jogo válido para as Eliminatórias da Copa de 2010, em Montevidéu. Novamente, demonstrou um futebol forte e ofensivo fora de casa e assumiu a liderança da América do Sul. Hoje jogará contra o Paraguai, no Recife, e terá a chance de mostrar que pode jogar bem também dentro de casa, já que nas últimas rodadas duplas, quando venceu bem fora, empatou em 0 a 0 em casa. Poderá abrir 3 pontos contra o rival, moralmente garantir a vaga para a Copa e ainda vingar o vexame em Assunción há um ano, em que os paraguaios dizimaram os brasileiros com show de Cabañas e Roque Santa Cruz e venceram por 2 a 0. Kaká, Robinho e, provavelmente, Alexandre Pato, substituindo Luís Fabiano expulso do último embate, terão que mostrar serviço e empenho para furar a retranca adversária. É um jogo que a individualidade poderá fazer diferença.

0 comentários: