Copa das Confederações - a abertura

Publicado  domingo, 14 de junho de 2009

Neste domingo, teve início o torneio preparatório para a Copa do Mundo, que ocorrerá no próximo ano. A Copa das Confederações serve para o país anfitrião dar boas-vindas ao resto do mundo e dizer que está pronto para o evento principal no ano seguinte. Em Johannesburgo, a África do Sul trouxe uma apresentação mais simples, querendo mostrar que a nação tem de melhor o seu povo e fizeram uma festa curta de cerca de meia hora, cujo o destaque ficou nas danças e sorrisos das pessoas participantes.
Logo em seguida, houve o jogo de abertura da competição que reune os vencedores continentais, além do último campeão mundial e do país sede. A partida foi entre África do Sul e Iraque pelo grupo A, valia mais pelo aspecto histórico, de duas seleções que haviam sido banidas da FIFA há tempos atrás, por causa de suas respectivas guerras e hoje se encontravam no centro do mundo para um embate pacífico que envolvia apenas uma bola e três pontos. O jogo, tecnicamente, não foi bom, tão pouco emocionante, não havia jogadores de destaque em campo e o resultado não poderia ser outro, 0 a 0. A África do Sul, comandada pelo técnico brasileiro Joel Santana, até conseguiu criar algumas poucas chances de gol, mas parou em suas limitações e nas mãos de Mohammed Kassid, goleiro da seleção que veio para se defender.
Consequências do jogo: não há muitas consequências para o resto dos países; para a África do Sul aumenta-se a pressão pela classificação para as semi-finais, pois se esperava a vitória contra os adversários de hoje para, praticamente garantirem a vaga, já que tem-se como certo que ambos os times percam para Espanha e ganhem da Nova Zelândia, agora será decidido no saldo; e para o Iraque resta esperança de conseguir outras apresentações menos ruins.
Destaque do jogo: Mohammed Kassid (12) - Iraque

ÁFRICA DO SUL 0 X 0 IRAQUE
África do Sul: Khune; Gaxa, Mokoena, Booth e Masilela; Sibaya, Mhlongo, Dikgacoi e Modise; Parker (Pienaar) e Fanteni (Mashego)
Técnico: Joel Santana
Iraque: Mohammed Kassid; Salam, Ali Hussein e Basem; Mohammed Ali, Fareed Majeed, Nashat, Karrar (Hawar) e Mahdi (Salih); Imad (Zahra) e Younus
Técnico: Bora Milutinovic
Data: 14/06/2009 (domingo)
Local: estádio Ellis Park, em Johannesburgo (AFS)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Pablo Fandino e Maurício Espinosa (URU)
Cartões Amarelos: Fanteni e Sibaya (AFS); Nashat (IRQ)

0 comentários: