Uma cerimônia emocionante

Publicado  sábado, 28 de julho de 2012

Quem viu a cerimônia de abertura que aconteceu ontem deve ter se emocionado em alguns momentos, eu pelo menos, fui assim. Ao ver a delegação do Brasil entrar e ser aplaudida, quando Paul McCartney entoou um coro de 80 mil vozes no Estádio Olímpico e mais 4 bilhões de pessoas pelo mundo ao cantar "Hey Jude". Mas também teve momentos divertidos como a rainha 'saltando' de paraquedas ao lado do agente 007 e quando Mr. Bean resolveu tocar junto com a Orquestra Sinfônica Britânica.
Foi uma festa bem mais simples do que em Pequim, mas bem mais humana e com algumas novidades. Toda a encenação conseguiu mostrar diversos aspectos da cultura local e comprovar que Londres continua sendo a capital de todo entretenimento e diversão do mundo ocidental, continua sendo a mais influente.
Foi ótima a sacada de começar no campo, com a peça de Shakespeare, passando pelas três revoluções (Industrial, Cultural e Digital). Muitos momentos marcantes como quando forjaram o ferro do arco olímpico e este se juntou a outros quatro que vinham flutuando. A chegada da tocha pelo Tâmisa de barco, com David Beckhan conduzindo a lancha e com o caminho em volta soltando fogos. Todas as músicas, principalmente o tão tradicional rock britânico, com Beatles, Sex Pistols, Rolling Stones, Queen. David Bowie, New Order, Adele, Amy Winehouse, todos foram muito bem escolhidos.
A cerimônia teve todas as formalidades tradicionais do Comitê Olímpico Internacional, com juramento à bandeira, hasteamento, a Rainha Elizabeth II fazendo um breve discurso de abertura oficial, o presidente do COI também falando algumas palavras, desfile das delegações.
Uma festa inesquecível para quem esteve lá ou viu pela televisão.
Mas é inevitável pensar que os próximos seremos nós aqui no Brasil, com Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, em 2013, 2014 e 2016, respectivamente. Seremos vistos pelo mundo inteiro. Sei que não terá todos os aparatos tecnológicos, todas as modernidades e que, muito provavelmente, acontecerá algumas falhas, como aconteceu ontem, na China e em todos os lugares. Contudo, o desejo é que façamos algo que realmente seja comovente, não só para nós, mas que o mundo inteiro diga: "como gostaria de estar lá". E temos tudo para que isso aconteça, para que o instante em que a delegação brasileira entrar no Maracanã, seja incrível e fique na história como o país que mais aplaudiu seus competidores e que os motive para conseguirem se superar e trazer o máximo de medalhas possíveis.
Tomara que não seja apenas um sonho. Agora vamos às competições para valer, pois hoje já vale medalhas.
Deixo uma amostra pequena de fotos da cerimônia de ontem.


0 comentários: