O Brasil não poderia ter estreado nos Jogos Olímpicos de Londres de melhor forma do que foi ontem. Conseguimos uma medalha de cada material. Foi o melhor primeiro dia de competições da história brasileira. E estamos bem colocados no quadro de medalhas geral.
O dia de conquistas começou com o bronze do aniversariante Felipe Kitadai, da categoria Ligeiro (-60kg), que fazia sua estreia em Olimpíadas. Fez uma boa campanha, venceu as duas primeiras lutas, mas perdeu nas quartas de final, para o bicampeão mundial e líder do ranking, Rishod Sobirov do Usbequistão. Mas venceu a luta na repescagem, que lhe deu direito de disputar o bronze, contra o italiano Elio Verde. Venceu por yuko no Golden Score. Felipe, que completou 23 anos, não conteve a emoção e, ao sair do tatame, beijou os anéis olímpicos estampados. O ouro ficou com a Rússia, a prata, com o Japão e o outro bronze, com o judoca usbeque.
Em paralelo, também na categoria Ligeiro (-48kg) feminino, Sarah Menezes, 3ª colocada no ranking olímpico conseguiu um feito incrível, ao se tornar a primeira judoca brasileira a conquistar ouro em Olimpíadas. A piauiense de 22 anos superou a atual campeã olímpica, a romena Alina Dumitru por um wazari e um yuko de vantagem e fez tocar pela primeira vez o Hino Nacional Brasileiro em terras britânicas.
Fez uma campanha irretocável, com vitórias taticamente conscientes, não aplicou nenhum ippon, o golpe perfeito, mas nunca correu riscos em qualquer que fosse a adversária.
Reveja quantas vezes quiser a última luta de Sarah
Ela se iguala a Maurren Maggi como as campeãs brasileiras de esportes individuais em Jogos Olímpicos, até agora, e escreve seu nome nas páginas do esporte nacional. Foi a 21ª de ouro de toda história brasileira. Fazia 20 anos que o Brasil não subia ao lugar mais alto do pódio na modalidade, a última vez tinha sido em Barcelona-92 com Rogério Sampaio.
Com esse feito, já era o melhor primeiro dia de competições do Brasil. Teoricamente aquela pressão pelas primeiras medalhas acabou, nas últimas duas Olimpíadas demorou-se três dias até que surgissem as primeiras conquistas.
Nesse momento do dia, liderávamos o Quadro de Medalhas. Sim, pela primeira vez na história, fomos líderes mundiais olímpicos.
Mas ainda restava uma "surpresa" por assim dizer. Thiago Pereira finalmente conquistou uma medalha na natação, foi nos 400m medley. Ficou atrás, apenas do americano Ryan Lochte e levou a prata, com o tempo de 4min08s86. Ele já havia batido na trave em Atenas-04 e Pequim-08, mas dessa vez ele nadou bem, mostrou evolução no nado peito, que lhe garantiu ultrapassar seus concorrentes diretos, o japonês Kosuke Hagino e o americano Michael Phelps. Thiago já tinha 18 medalhas em Pan, mas nunca tinha conseguido resultado melhor que um quarto lugar na China. Agora seu foco volta-se para a prova dos 200m medley, prova da qual ele se sente melhor competindo, será que vem mais uma medalha dele?
Essa conquista mostra o grande momento em que a natação brasileira vive, foi só o primeiro dia, muitos outros nomes ainda podem nos dar alegrias.
Particularmente é com muita alegria que escrevo esta postagem já que há exatos quatro anos eu começava este blog e esta é a 200ª postagem do Esporte pelo Juva. Nada melhor do que escrever sobre as conquistas que os atletas brasileiros tiveram no dia de ontem. Espero que venham mais logo.



 
 

1 comentários:
muito legal o texto ! inclusive por vc ter linkado o video da luta, eu ainda nao tinha visto e nao consegui ver nada ultimamente na tv, entao foi muito legal, parabens !
Postar um comentário