Espanha bicampeã europeia

Publicado  segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ontem a final da Euro foi um massacre daqueles que nunca mais serão esquecidos. 4 a 0 da Espanha em cima da Itália mostrou uma superioridade que já era imaginada, mas não era esperada tamanha diferença. O estádio Olímpico de Kiev viu um time jogar bola e outro se contentar em aprender um pouco. Da mesma forma que o Santos no final do ano passado aprendeu a jogar um pouco mais com o Barcelona, a Seleção espanhola deu um "bailetelli" nos italianos.
David Silva e Jordi Alba, no primeiro tempo e Fernando Torres e Juan Mata, no segundo, decretaram a maior goleada das finais da Euro. Foi absolutamente incontestável. Sofreu apenas um gol em toda competição, que foi justamente contra a Itáila, no 1 a 1, primeiro jogo da primeira fase. Melhor ataque da competição. Não sofre gols em jogos decisivos desde a última Euro. É a única europeia a fechar o ciclo Euro-Copa do Mundo-Euro. Joga o futebol mais eficiente possível. Foi questionada pelo modo como obtia os resultados nessa edição, mas na hora que precisou fez valer a maior qualidade em toque de bola e oportunidades convertidas. É favorita mais uma vez para conquistar a Copa em 2014, mesmo estando envelhecida, continua usufruindo de novos talentos que o Barcelona, principalmente, e outros clubes, em menor número, revelam, justificando o camponato regional como um um dos mais fortes do mundo. Teve o jogador da torneio, Iniesta, e o artilheiro, Fernando Torres, empatado em três gols, com outros jogadores.
Para a Itália, restou a Copa das Confederações a ser disputada ano que vem aqui no Brasil. Mas restou também a esperança de melhora e de continuar chegando longe nos campeonatos que disputa, pelo peso que a camisa representa.
Se tem uma lição para o Brasil, dentre as várias que a Euro deixou, é a organização dos estádios e entornos. Para a Seleção, tem muito a trabalhar, porque parece estar atrás de bastantes equipes. Espanha, Alemanha, Argentina, Uruguai e até a própria Itália. Isso em uma Copa do Mundo, siginifica ficar pelas quartas de final.

0 comentários: