Começou a Volta da França 2012

Publicado  sábado, 30 de junho de 2012

Ontem tive oportunidade de escrever pelo terceiro ano seguido uma matéria de apresentação do Tour de France, a competição mais importante do ciclismo de estrada do mundo. Aqui está o o arquivo da página que saiu no Lance! hoje. Fiz diagramação, texto e infografia.
Hoje já teve a primeira etapa, um prólogo de 6,4km, tipo de etapa que é só para definir um líder para usar a tradicional camisa amarela na primeira etapa que é realmente em um percurso maior.
O prólogo foi percorrido nas ruas de Liège, na Bélgica.
O campeão suíço Fabian Cancellara foi o vencedor com o tempo de 7min13, sete segundos a frente de Bradley Wiggins e Sylvian Chavanel, que chegaram na sequência. De quebra teria direito a vestir a camisa verde de líder por pontos em sprint, fez 20, mas como ele estará com a amarela, a verde será herdade por Wiggins, que teve a segunda colocação de sprints.
Amanhã a etapa será entre Liège e Serang, ainda na Bélgica, 198km, que deve ser interessante por ter cinco montanhas de categoria 4, a de subida mais suave, mas que termina justamente em subida.

Libertadores - grande final

Publicado  quarta-feira, 27 de junho de 2012

É impossível ficar indiferente ao jogo de hoje à noite. Um grande evento, daqueles que se espera muito tempo, para muitos atá 101 anos. A final da Libertadores é um jogo que normalmente já é grandioso, quando um time brasileiro está lá fica maior a importância do evento, mas quando envolve um time que nunca havia chegado antes, que tem como obssessão essa competição, que viu todos os seus rivais conquistá-la uma ou três vezes e quando tem uma torcida tão fanática, como é o Corinthians, a história toma outra proporção. E para completar, ainda é contra o Boca Juniors, só para dar mais tempero.
Hoje é dia que todos pararão por conta do jogo, seja para torcer a favor, para torcer contra ou até mesmo quem estiver durmindo, acordará com gritos, se sair gol de um lado ou de outro. Todos os programas e jornais que falam de esporte só tem esse destaque. É aquele jogo que ficará na memória enquanto durar o futebol. Quem gosta de futebol e, mesmo quem não gosta, vai assistir, ouvir, acompanhar na internet, procurar saber quanto está, quanto foi. E a repercussão para amanhã será enorme.
Já ouvi pela manhã: " Vai, Corinthians!" e "É hoje". Como é interessante ver o nervosismo pairando no ar, a tensão nos rostos, como cada um reage de um jeito à situação. 
Um jogo que envolve muito mais do que ganhar ou perder apenas, envolve muitas torcidas. O River Plate e o Independiente são os principais clubes na Argentina envolvidos, o River por ser grande rival do Boca, não quer vê-lo ganhar mais uma. O Independiente não quer vê-lo ganhar para continuar sendo absoluto nas Américas com sete títulos, o Boca tem seis. Pelo lado brasileiro, São Paulo, Palmeiras e Santos são rivais diretos, tem a brincadeira de que nunca o Corinthians ganhou a Liberta e querem manter assim. Flamengo rivaliza em tamanho de torcida e pelo passado recente do Ronaldo. Outros tanto também não simpatizam com o time de Itaquera.
Deixando um pouco de lado essa coisa do emocional, foram times que mereceram chegar à decisão. Boca jogou com a camisa, a tradição, Riquelme e a torcida na Bombonera. Corinthians jogou com raça, vencendo ou empatando sofridos, não perdeu ainda, Paulinho é o cara e também a torcida abraçou o time.
Então é só aguardar por um excelente jogo, mesmo se for 0 a 0, coisa que eu duvido muito.

EURO 2012 - Semifinais

Publicado  

Estamos chegando aos finalmentes da competição continental européia. E quem era favorito para chegar, acabou chegando. Cristiano Ronaldo decidiu mais uma vez e trouxe Portugal até as semis, passou do grupo da morte e pegou um adversário relativamente fraco, da mesma forma que a Alemanha, mas a diferença é no futebol apresentado, os alemães estão jogando uma bola redondinha, são cotados como mais favoritos do que a própria Espanha, atual campeã do torneio e mundial, que também se classificou para as semis. Completa o grupo a tradicional e burocrática Itália. Há quem possa argumentar que a Scuadra Azurra tenha atacado mais que a Inglaterra, que tenha feito por merecer a classificação, pode até ser, mas como é sofrido ver os italianos ganhando por uma diferença mínima ou por pênaltis, como foi nas quartas. Gostando ou não, o fato é que mais uma vez chegou entre os principais.
Nos meus palpites, errei dois e acertei dois. Portugal e Itália me queimaram a língua, mas Alemanha e Espanha justificaram o favoritismo sem deixar margem para os adversários.
Hoje começa a disputa para garantir vaga na grande final de domingo. Para mim, os favoritos ainda continuarão na competição e farão novamente a final de 2008. Portugal x Espanha, espanhóis têm mais conjunto e jogam mais tempo juntos, têm um padrão e só um dia muito infeliz de todos os tiram da final. Alemanha x Itália, Ozil, Muller, Mario Gomez, Lahn e toda equipe de ótimos jogadores devem massacrar o jogo inteiro amanhã e os italianos devem ficar esperando contraataque para uma bola. Como gosto de futebol ofensivo e não covarde, vou de Alemanha.

EURO 2012 - Quartas de final

Publicado  quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bom, finalmente temos os classificados para as quartas de final da Euro. Vou repassar os últimos resultados da primeira fase para constatar o que acertei e errei e, em seguida, os palpites dos jogos desta fase.

Grupo A - Errei os dois resultados. A Grécia surpreendeu e venceu a Rússia, conseguindo uma classificação chorada, sofrida. E a Rep. Tcheca tinha vantagem contra a Polônia e soube usar a seu favor. Venceu e passou em primeiro.

Grupo B - Errei um resultado e acertei outro em cheio. Portugal venceu a Holanda, com Cristiano Ronaldo decidindo (finalmente). Já a Alemanha venceu mesmo a Dinamarca por 2 a 1, única seleção com 3 jogos e 3 vitórias, favoritíssima para seguir em frente. Holanda grande decepção da Euro, vice-campeã mundial não fez um ponto sequer no grupo da morte.

Grupo C - Acertei os dois vencedores e um resultado. Continuo bem no C. Espanha venceu a Croácia, mas com um resultado mais acanhado do que eu esperava. Já a Itália seguiu o script e fez o necessário para classificar em cima da Irlanda.

Grupo D - Errei um, mas acertei outro resultado em cheio. A Suécia superou a França, com um golaço de Ibrahimovic, 2 a 0 no final. A Inglaterra recorreu a seu artilheiro Rooney para vencer pela diferença mínima e garantir vaga na próxima fase.

Palpites das quartas:
Rep. Tcheca x Portugal - jogo equilibrado, os tchecos empolgados, portugueses contam com seu astro. Acredito que Rep. Tcheca vença, mas apertado, para não falar que vá para prorrogação e pênaltis.
Alemanha x Grécia - alemães franco-favoritos, os gregos extremamente defensivos. Alemanha passa com certa facilidade. Jogo de maior discrepancia entre os dois times.
Espanha x França - espanhois são favoritos, time mais encaixado, franceses correm por fora, mas não seria tanta surpresa se ganhassem. Espanha segue em frente.
Inglaterra x Itália - difícil, no mesmo estilo do primeiro confronto. Inglaterra vai no ânimo e bons jogadores, italianos pragmáticos como sempre. Geralmente apostaria na Itália, mas gostaria de ver os ingleses se empolgando mais, inclusive para as Olimpíadas.

EURO 2012 - 3ª rodada

Publicado  sexta-feira, 15 de junho de 2012

Esse negócio dos palpites vai ficando mais legal com passar das rodadas e porque vai entendendo mais a dinâmica de cada equipe. Essa segunda rodada foi mais sem surpresas. Mesmo assim não deixou de ter emoção nas partidas, aliás tem sido bem interessante esses jogos, com equipes que pensei que não jogariam tão bem se destacando na vontade e fazendo jogo duro contra os favoritos. Vamos às checagens.

Grupo A - Como não tinha escrito até o final da primeira partida, já tinha adiantado que acertaria quem venceu e erraria o placar, na segunda partida a Polônia se superou e arrancou um empate contra a Rússia.
Grécia 1 x 2 Rússia e Rep. Tcheca 2 x 2 Polônia. Rússia em primeiro e as donas da casa, Polônia, perde a classificação nos últimos minutos da partida (pelo menos tem esse cheiro de tragédia).

Grupo B - Errei o empate entre Dinamarca e Portugal, mas acertei em cheio o 2 a 1 da Alemanha em cima da Holanda. Quem diria que Portugal sairia vencendo por dois, deixaria empatar e se recuperaria com um gol no final? Continua sendo um grupo difícil.
Portugal 1 x 1 Holanda e Dinamarca 1 x 2 Alemanha. Alemanha vence as três e Portugal passa por segurar o jogo contra a Holanda, mas Cristiano Ronaldo fica sem brilhar, como sempre.

Grupo C - Sou gênio deste grupo, devia ter jogado na Loteca... Acertei os DOIS resultados em cheio. Irlanda foi a primeira a não ter mais chances de se classificar, já volta para casa.
Croácia 1 x 2 Espanha e Itália 2 x 0 Irlanda. Espanha vai soberana para as finais e a Itália, como várias vezes, se classifica dependendo de resultados e cresce por conta disso nos momentos decisivos.

Grupo D - Acertei um vencedor, mas errei o resultado e errei o outro por muito. França superou mesmo a anfitriã Ucrânia, mas um improvável e emocionante 3 a 2 da Inglaterra na Suécia, decretou mais um fim de competição para os suecos, que apenas cumprem tabela na última rodada.
Suécia 1 x 3 França e Inglaterra 1 x 0 Ucrânia. França não se preocupa com a classificação, mas ingleses e ucranianos vão sofrer bastante para decidir quem passa e, se esse resultado se concretizar, não terá mais nenhuma seleção que é sede na próxima fase.

EURO 2012 - 2ª rodada

Publicado  terça-feira, 12 de junho de 2012

Na EURO 2012, a primeira rodada já foi. Algumas surpresas, outros resultados previsíveis. Vou verificando os palpites que escrevi e já fazendo novos dessa segunda rodada.

Grupo A - Errei os dois resultados, a Grécia arrancou um empate improvável e a Rússia goleou por muito.
Acabei deixando passar esse texto ontem e o primeiro jogo desse grupo já foi. Grécia 1 x 2 Rep. Tcheca. Chutaria vitória mesmo dos tchecos, mas erraria o placar. Para o próximo jogo: Polônia 1 x 2 Rússia.
Se der esse resultado, já cai quem eu achava que iria se classificar, porque a Rússia já vai ter garantido vaga antecipadamente e deixará a dona da casa e os tchecos brigando pela segunda vaga no confronto direto.

Grupo B - Errei os resultados, mas acertei um vencedor. A Dinamarca está forte e superou Holanda. Acertei que a Alemanha venceria Portugal, mas pensei que fosse mais sossegado do que foi.
Dinamarca 1 x 1 Portugal e Holanda 1 x 2 Alemanha. Acontecendo esses palpites, Alemanha estaria bem encaminhada para classificação e Dinamarca e Holanda brigariam pela segunda colocação.

Grupo C - Errei os resultados, mas acertei um vencedor. A Itália mostra que é forte em decisões e empatou com a Espanha, já a Croácia realmente venceu a Irlanda, mas com placar mais elástico.
Itália 1 x 1 Croácia e Espanha 4 x 0 Irlanda. De acordo com esses resultados, Espanha estará na frente, mas o grupo fica embolado, indefinido para última rodada de grupos.

Grupo D - Acertei um resultado em cheio (finalmente) e outro errei feio. França e Inglaterra fizeram o jogo burocrático de 1 a 1 mesmo e a Ucrânia ressurgiu Shevchenko e virou para cima de Ibrahimovic e restante da Suécia.
Ucrânia 1 x 2 França e Suécia 1 x 1 Inglaterra. Se isso ocorrer, o grupo fica com todos ainda com possibilidades de classificação e não dá para pensar de confrontos adiante. Tem que esperar, continua incógnita.

Depois volto com mais pitacos para as decisões.

Balanço do Brasil nos amistosos

Publicado  sábado, 9 de junho de 2012

O Brasil teve uma série de quatro amistosos, aproveitando as datas FIFA, já que não disputa as eliminatórias para Copa do Mundo.
Venceu a Dinamarca, na Alemanha, por 3 a 1, com bela atuação de Hulk. Uma semana depois venceu os Estados Unidos na casa deles, 4 a 1 com dois gols e uma assistência de Neymar. Três dias depois, perdeu para o México por 2 a 0. E hoje, mais três dias, perdeu para a Argentina, por 4 a 3 com show novamente de Messi, que fez três. Esse jogo foi bem interessante, pois além da rivalidade tradicional, os dois times jogaram bem e pra frente. Muitas viradas, Brasil saiu na frente, Argentina virou, Brasil virou e Argentina virou novamente.
O balanço desses jogo é uma imagem enfraquecida de Mano Meneses como técnico da Seleção, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Londres. Que a Seleção está com um time muito jovem e ainda não está preparado para a Copa em casa. Nos dá esperanças de Ganso (que não jogou), Oscar, Lucas e Neymar possam trazer finalmente o ouro olímpico. Mas que precisa acertar bastante coisa do meio para trás, principalmente quando é pressionado ou quando o time adversário se fecha bem na marcação e espera o contra-ataque. Fica claro que ainda não tem um sistema de jogo definido, se põe três atacantes com Hulk, Damião e Neymar, quem é dupla titular de zaga, que as laterais ainda sofrem por falta de bons nomes. Eu, que era a favor do Marcelo na esquerda, já ponho em questão seu temperamento e suas atitudes, quando o time sofre revés. O bom é que há, ainda, tempo para correções e acertos. Com ou sem Mano.

Grêmio Barueri 2 x 2 Guarani

Publicado  

Hoje tive oportunidade de acompanhar um jogo da série B do Brasileirão e fazer tempo real e crônica do jogo para o Lancenet!
Foi um bom jogo, bem movimentado e interessante pois o Barueri abriu vantagem de dois a zero em quatro minutos e sofreu empate no segundo tempo em cinco minutos.
Acompanhe aqui o texto de como foi a partida.
Foi minha estreia e o editor gostou do texto, disse que é nesse estilo mesmo. Espero que venha mais pela frente.

O lindo sorriso da campeã

Publicado  

Não tem como não ficar encantado ao ver a felicidade e o sorriso estampado no rosto de Maria Sharapova. Ela venceu hoje pela manhã o Grand Slam de Roland Garros pela primeira vez na carreira. Ela bateu a italiana Sara Errani por 2 sets a 0, num fácil 6-3 e 6-2, pouco menos de 1h30 de partida.
Com essa conquista, a russa número 1 do mundo completou o chamado Golden Slam, quando vence os quatro principais torneios de tênis. O primeiro foi Wimbledon, em 2004. Depois vieram US Open, em 2006 e Australian Open, em 2008. É a sexta tenista da história a conseguir esse feito.
A partida foi bem tranquila para Sharapova, que quando quebrou o saque da adversária, só administrou até o final dos sets. Sempre esteve muito segura no fundo de quadra, com golpes sólidos, principalmente as paralelas, mostrou porque voltou ao topo do ranking.
Mas não tem como negar que o melhor da vitória é vê-la sorrindo, segurando a taça. Poderia vencer sempre.

EURO 2012 - palpites

Publicado  quinta-feira, 7 de junho de 2012

Amanhã vai começar a UEFA EURO 2012, o torneio de seleções mais importante do velho continente e que dá uma vaga para a Copa das Confederações, ano que vem aqui no Brasil. O torneio será disputado em conjunto na Polônia e Ucrânia, dois países que já tiveram grande importância histórica na II Guerra Mundial e na Guerra Fria, mas eles querem mostrar que isso ficou no passado e que têm condições de sediar um evento deste porte, que certamente será visto pelo mundo inteiro. Afinal são seleções que podem estar na Copa do Mundo daqui há dois anos e porque a Europa sabe fazer um espetáculo para continuar como centro do planeta.
Vou arriscar palpites de quem se classifica e resultados da primeira rodada, com base nos amistosos que vi nesses dias que antecederam a competição. Por grupos:

Grupo A - Polônia, Grécia, Rússia e Rep. Tcheca (nivelado por baixo)
Quem classifica: Polônia e Rep. Tcheca
Quem vence na primeira rodada: Polônia 1 x 0 Grécia e Rússia 1 x 2 Rep. Tcheca

Grupo B - Holanda, Dinamarca, Alemanha e Portugal (grupo da morte)
Quem classifica: Alemanha e Holanda
Quem vence na primeira rodada: Holanda 2 x 0 Dinamarca e Alemanha 4 x 2 Portugal

Grupo C - Espanha, Itália, Irlanda e Croácia (dois fortes, dois médios)
Quem classifica: Espanha e Itália
Quem vence na primeira rodada: Espanha 2 x 1 Itália e Irlanda 0 x 1 Croácia

Grupo D - França, Inglaterra, Ucrânia e Suécia (incógnita)
Quem classifica: França e ????
Quem vence na primeira rodada: França 1 x 1 Inglaterra e Ucrânia 0 x 0 Suécia

Volto a falar do assunto quando estiver para começar a segunda rodada, conferindo o que acertei e errei e dando mais palpites.