Tóquio 2020 - Dia 04: 水路 [Suirô], o caminho das águas

Publicado  terça-feira, 27 de julho de 2021

Foto: Jonne Roriz/COB

Em dia marcado por intervenção da chuva nos esportes e proximidade de tufão, as águas japonesas deram o caminho para as medalhas brasileiras. Ouro inédito no surfe com Ítalo Ferreira, no mar agitado da baía de Chiba, e bronze, na piscina olímpica de Tóquio, com Fernando Scheffer.

"Mizu", em japonês, significa água. Um rio, uma lagoa, uma praia ou até uma raia na piscina poderia ser chamado de "Suirô" ou via navegável, ao pé da letra. Para quem gosta de toda filosofia oriental, acredita na força dos elementos, o quarto dia de competições mostrou desde cedo que a água seria um fator importante nas provas. Para o Brasil era o prenúncio de onde viriam suas conquistas.

Há uma preocupação grande da organização dos Jogos com o clima nos próximos dias, devido a aproximação de um tufão ao arquipélago japonês. Diversas competições disputadas a céu aberto estão sendo afetadas sem tanta margem para adiar. Uma das principais era o surfe, que teria sua final apenas amanhã, mas precisou que fosse antecipado as baterias finais depois dos atletas terem competido nas quartas e semis. Nada que afetasse a dinâmica dos atletas.

Foto: Jonne Roriz/COB

Que bom. Assim, a Brazilian Storm (tempestade brasileira) pôde se apresentar antes do tufão japonês e a primeira medalha dourada brasileira veio um dia antes do que o esperado. Ítalo Ferreira, potiguar, campeão mundial em 2019, foi o responsável pelo feito. Havia uma expectativa que ele enfrentasse Gabriel Medina na final, mas a polêmica das notas contra Kanoa Igarashi na semifinal tirou o surfista de Maresias da disputa dourada, inclusive não conseguiu mostrar mais boas manobras na disputa do bronze, que ficou com Owen Wilson (AUS). A Ítalo sobrou a incumbência de superar o japonês na sua praia e escrever o nome como primeiro campeão olímpico da modalidade em toda a história. Silvana Lima também esteve no mar inconstante da praia de Tsurigasaki, mas não passou das quartas-de-final.

As provas da natação não serão afetadas por condições adversas externas. Mas já mostraram que podem dar bastante alegrias ao Brasil. Fernando Scheffer classificou-se com o oitavo tempo para a final dos 200m livre. Nadou a prova melhorando seu tempo em mais de um segundo, com 1min44s66, superando o romeno por dois centésimos e os tradicionais americano e russo. Só não superou os dois britânicos que fizeram dobradinha. O primeiro bronze nas águas internas.

Resumo do dia


O triatlo feminino foi a primeira prova do dia afetada pelas tempestades e condições ruins das águas. Houve atraso na largada. Durante a competição, Flora Duffy foi a mais resistente e conquistou o primeiro ouro da história olímpica para Bermuda, ilha que enviou apenas dois atletas para Tóquio. Grã-Bretanha ficou com a prata e Estados Unidos com o bronze.

As finais de Canoagem Slalom feminino, Hipismo, Mountain Bike feminino e Softbol, além de etapas preliminares de Futebol feminino, Hóquei sobre Grama masculino, Rugby de sete masculino, Tiro com Arco, Tênis, Vela e Vôlei de Praia ficaram sujeitos às intempéries climáticas. Mesmo assim, medalhas saíram:

  • > Canoagem Slalom K-1 fem. - (ALE > ESP > AUS);
  • > Esgrima espada por equipes fem. - (EST > KOR > ITA);
  • > Ginástica Artística geral por equipes fem. - (RUS > EUA > GBR);
  • > Hipismo adestramento por equipes - (ALE > EUA > GBR):
  • > Judô até 63 kg fem. - (FRA > SLO > CAN/ITA) // até 81 kg masc. - (JAP > MGL > BEL/AUT);
  • > Levantamento de Peso até 59 kg fem. - (TPE* > TKM [Turcomenistão] > JAP) // até 64 kg fem. - (CAN > ITA > TPE);
  • > Mountain Bike cross-country fem. - (SUI > SUI > SUI);
  • > Natação 100m costas fem. - (AUS* > CAN > EUA);
  • > Saltos Ornamentais plataforma 10m sincronizado fem. - (CHN > EUA > MEX);
  • > Softbol - (JAP > EUA > CAN) - primeiro esporte coletivo concluído;
  • > Surfe fem. - (EUA > RSA [África do Sul] > JAP);
  • > Taekwondo acima de 67 kg fem. - (SER > KOR > GBR/FRA) // acima de 80 kg masc. (RUS > MKD [Macedônia do Norte] > CUB/KOR) e;
  • > Tiro Esportivo pistola de ar 10m misto - (CHN > RUS > UCR).
*Estabeleceram novos recordes olímpicos

Em negrito, prova que apenas um país dominou o pódio completo.

Brasileiros


Além das medalhas, Hugo Calderano, no Tênis de Mesa, pode ser considerado um destaque já que foi a primeira vez que um mesatenista brasileiro alcançou a fase de quartas-de-final do torneio individual. Ele é sétimo do mundo, mas está como quarto cabeça-de-chave. Venceu o esloveno, 4 sets a 1, pela terceira rodada, e o sul-coreano, 4 sets a 3, de virada, nas oitavas. Gustavo Tsuboi perdeu na mesma fase para o atleta de Taipe Chinês, 4 sets a 2, e foi eliminado.

>Vitórias dos coletivos femininos de Handebol (33-27) contra Hungria; de Vôlei (3-2) contra Rep. Dominicana; e de Futebol (1-0) contra Zâmbia, que garantiu a classificação às quartas contra o Canadá.

>No Vôlei de Praia, segunda vitória da dupla Evandro/Bruno Schmidt. Primeiro revés de Alison/Álvaro e Ághata/Duda. Todos têm chances de classificação.

>As atuais campeãs da Vela 49er FX, Martina Grael e Kahena Kunze terminaram o primeiro dia com três regatas disputadas e a terceira colocação geral.

>Ainda na Vela, Robert Scheidt subiu para terceiro, na Laser, depois de seis regatas. Jorge Zarif está em 13º na Finn, com duas regatas velejadas. Marco Grael e Gabriel Borges fizeram uma regada da 49er e terminaram em oitavo.

>A dupla Laura Pigossi/Luisa Stefani venceu mais uma no Tênis feminino, 2 sets a 1 contra a dupla da Rep. Tcheca e está nas quartas-de-final.

>Léo de Deus classificou-se, na Natação, com o segundo melhor tempo para a final dos 200m borboleta. Gabriel Santos e Pedro Spajari não avançaram nas baterias do 100m livre. O revezamento 4x200m livre masc. está na final assim como Guilherme Costa nos 800m livre.

>Vittória Lopes terminou em 28º no triatlo e Luisa Baptista, em 32º.

>Jaqueline Mourão foi 35ª no Mountain Bike.

>Eduardo Yudi perdeu na primeira luta do Judô. A porta-bandeira Ketleyn Quadros venceu a primeira luta porque a adversária não bateu o peso da categoria, venceu por ippon nas oitavas. Sofreu outros dois ippons, nas quartas e na repescagem.

>Ana Sátila ficou em 13º na Canoagem Slalom prova caiaque K-1 e não foi para a final.

>Abner Teixeira superou o britânico no Boxe peso pesado pelas oitavas-de-final.

0 comentários: