Tóquio 2020 - Dia 02: A Dinastia Abe e as rodas que percorrem o caminho suave

Publicado  domingo, 25 de julho de 2021


Os irmãos Uta e Hifumi Abe estabelecem uma nova dinastia no judô mundial, trazendo mais dois ouros para o país do sol nascente e criador da arte do "caminho suave". Brasileiro conquista o bronze na mesma modalidade e mantém tradição do país. As rodas do skate de Kelvin Hoefler também fizeram um caminho suave até uma prata inédita.

A história do Japão é contada através das dinastias dos grandes imperadores, principalmente em sua época feudal. Era Meiji, Era Tokugawa, Era Edo... Agora é possível dizer que hoje o mundo foi dominado pela Era Abe nas categorias até 52 kg no feminino e até 66 kg no masculino. Isso porque os dois irmãos, Uta, de 21 anos, e Hifumi, de 23, entraram para história como os primeiros a conquistar dois ouros no mesmo dia em um esporte individual. E se pensar que são bem jovens, a dinastia pode durar mais alguns ciclos olímpicos. Curiosamente a trajetória dos dois têm aspectos em comum: o fato dos dois terem eliminado brasileiros no caminho, Uta eliminou Larissa Pimenta logo na segunda fase e Hifumi superou Daniel Cargnin na semifinal. Ambos tiveram campanhas vitoriosas com dois ippons e dois waza-ari. E ajudaram o Japão a ficar em segundo no quadro de medalhas.

Daniel Cargnin tem tatuado no peito "Família" em japonês. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Aproveitando que o assunto é judô, o Brasil conquistou a sua 23ª medalha na modalidade, justamente com o gaúcho Daniel, que teve um desempenho acima do esperado e levou o bronze, a segunda medalha do país no dia. Antes de contar como foi a primeira, é preciso citar que a campanha do judoca foi impecável nas três primeiras lutas, com um ippon sobre o egípcio e dos waza-ari sobre o moldavo e o italiano, número um do ranking mundial. Sofreu ippon na semifinal, mas conseguiu recuperar suas forças mentais e aplicou uma nova pontuação sobre o israelense na disputa do terceiro lugar.


O Japão e o Brasil se cruzaram novamente na estreia do Skate street nos Jogos Olímpicos. O esporte que preza pelo arrojo, também é julgado se os atletas percorrem uma linha limpa, uma espécie de caminho suave das manobras. Yuto Horigome teve quatro notas acima dos 9 pontos, somando 37.18 e conquistou o primeiro ouro. Ele superou a pontuação do brasileiro Kelvin Hoefler, que liderava até antes da penúltima rodada de manobras. Por não ter encaixado nenhum movimento nas segunda e terceira rodadas, Kelvin chegou a ficar em quarto lugar geral. Mas um 9.34 na última chance e a queda do americano Jagger Eaton, devolveram o atleta do Guarujá ao pódio com uma prata igualmente histórica. Assim, o Brasil ingressou no quadro de medalhas e terminou o dia com a 19ª colocação.

Resumo do dia

Um domingo que trouxe as primeiras medalhas da natação, inclusive para o Japão. Nos 400m medley individual masculino, ouro e prata para os Estados Unidos e bronze para Austrália. Na mesma prova do feminino, ouro para a japonesa Yui Ohashi e prata e bronze para as norte-americanas. Mas as grandes histórias ficaram para o revezamento 4x100m livre feminino e os 400m livre individual masculino.

As australianas Bronte Campbell, Meg Harris, Emma McKeon e Cate Campbell simplesmente pulverizaram o record olímpico que pertencia ao próprio time, marca alcançada em 2018. O tempo de 3min29s69 foi 36 centésimos mais rápido que o anterior e serviu para deixar os revezamentos do Canadá e dos Estados Unidos mais de três segundo para trás.

Ahmed Hafnaoui, da Tunísia. Foto: Twitter/Fina

O futuro (e porque não dizer o presente) dos 400m livre masculino tem um novo nome: Ahmed Hafnoui. O tunisiano tem apenas 18 anos e surpreendeu os favoritos, e ganhou na batida de mão dos favoritos Jack McLoughin (AUS) e Kieran Smith (EUA).

Além disso, foram disputadas medalhas no:

  • > Ciclismo de estrada fem. - (AUT > HOL > ITA);
  • > Esgrima Florete individual fem. - (EUA > RUS > RUS) // Espada individual masc. - (FRA > HUN > UCR);
  • > Levantamento de Peso masc. até 61 kg - (CHN* > INA [Indonésia] > CAZ) // masc. até 67 kg - (CHN* > COL > ITA);
  • > Saltos Ornamentais Trampolim sincronizado 3m fem. - (CHN > CAN > ALE);
  • > Taekwondo até 57 kg fem. - (EUA > RUS > TUR/TPE [Taipe Chinês]) // até 68 kg masc. - (UZB > GBR > CHN/TUR);
  • > Tiro Esportivo Pistola de ar 10m fem. - (RUS* > BUL > CHN) // Carabina de ar 10m masc. - (EUA*> CHN > CHN) e;
  • > Tiro com arco Equipes fem. - (KOR > RUS > ALE).

*Estabeleceram novos recodes olímpicos

Brasileiros

Ítalo Ferreira foi o primeiro destaque brasileiro do dia

A grande estreia ficou por conta dos surfistas brasileiros, que não decepcionaram. Os quatro avançaram. Ítalo Ferreira foi o primeiro a cair na água, acumulou 13.67 pontos e passou em primeiro na bateria 1. Gabriel Medida teve um pouco mais de dificuldade na bateria 5, mas fez 12.23 pontos e também ficou em primeiro. Pontuação parecida com os 12.13 de Silvana Lima, que passou em segundo na bateria 3 entre as mulheres. Tati Weston-Webb fez 11.33, o suficiente para lhe garantir a primeira colocação na bateria 4.

>Wanderson de Oliveira venceu o refugiado Wessam Salamana no Boxe peso leve e avançou para as oitavas-de-final.

>Ana Sátila ficou em sétimo após duas baterias da Canoagem Slalom K1 e avançou para as semifinais.

>Dois empates em esportes coletivos: na estreia do Handebol feminino, 24-24 contra a Rússia. Já no futebol masculino, 0-0 contra Costa do Marfim.

>Na natação, Felipe Lima não passou da semifinal dos 100m peito. Assim como Murilo Setin não avançou para as semi nos 200m livre. Nesta mesma prova, Fernando Scheffer estipulou novo record sulamericano (1min45s05) e está entre os 16 melhores. Guilherme Bassettonão avançou nos 100m costas, mas Guilherme Guido sim e disputa a semifinal. Por fim, o revezamento 4x100m livre no masculino avançou para a final.

>Verthein Ferreira fez o segundo tempo em sua bateria do Remo Single Skiff 2000m e está na semifinal.

>Edval Pontes perdeu para o turco nas oitavas-de-final do Taekondo até 68 kg e foi eliminado.

>Gustavo Tsuboi estreou com vitória no Tênis de Mesa individual, 4 sets a 1. Já Bruna Takahashi perdeu por 4 sets a 0 e está fora da competição feminina.

>Patrícia Freitas está em 11º depois de três regatas da Vela Windsurf RS:X. Assim como Robert Scheidt, após uma regata da classe Laser.

>Vitória no Vôlei de Praia Masculino, com Evandro e Bruno Schmidt fazendo 2 a 1 nos irmão Grimalt, do Chile.

>Grande estreia do Vôlei feminino: 3 sets a 0 na Coreia do Sul (25/10, 25/22 e 25/19).

0 comentários: