Laura Pigossi e Luisa Stefani conquistam o bronze no Tênis de duplas feminino da forma mais inesperada e fantástica possível. Entram para a história como as primeiras medalhistas do país na modalidade que já teve Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni e Marcelo Melo e Bruno Soares como postulantes a essa conquista.
Como se não bastasse a inédita medalha, a história antes do torneio faz a conquista ficar ainda mais saborosa. Isso porque a dupla só entrou devido a várias desistências de outros países. Laura sequer sabia que estava inscrita poucos dias antes de começar o torneio. Ou seja, completamente fora de qualquer prognóstico. Nas últimas edições de Jogos Olímpicos, o Brasil vem trazendo essas surpresas: Thiago Braz, no Rio-2016; Thiago Pereira e Yane Marques, em Londres-2012; o time do 4x100 do atletismo, em Pequim-2008; o time de futebol feminino, em Atenas-2004...
Hoje, Pigossi e Stefani venceram a dupla russa Elena Vesnina (era a atual campeã com outra parceira) e Veronika Kudermetova por 2 sets a 1 (4/6, 6/4 e 11/9), de virada, tendo que salvar quatro match points no super tie-brake. Saíram da parcial final de 5/9 e fizeram seis pontos seguidos para alcançar o bronze.
A própria campanha de Laura e Luisa não apontava para uma longevidade na competição. Estrearam com um 2 sets a 0 apertado contra a dupla canadense. Tiveram que virar a partida na segunda rodada, contra as checas das mais fortes do torneio. Novamente, começaram perdendo para as americanas, nas quartas, e foram buscar o triunfo no set de desempate. Jogaram mal na semi e perderam de 2 sets a 0 para as suíças. Então não era provável que o moral estivesse dos melhores.
Começaram a partida decisiva sofrendo uma quebra e perdendo por 3/0. Foram buscar o 4/4, mas não resistiram no final da primeira parcial. A chave virou logo com a quebra favorável no primeiro game do segundo set. Sustentaram a diferença e mantiveram-se sempre a frente na parcial. Incomodaram bastante as russas nas devoluções de saques e apresentaram grande volume de jogo e variedade dos golpes nas trocas de bolas mais longas. No desempate, não se desesperaram com 1/5 ou 2/7 contra. Com o 10/9, trabalharam o ponto, tiveram paciência e frieza, e venceram com uma devolução para fora das adversárias.
Pode ser que outros brasileiros conquistem medalhas inesperadas em Tóquio, mas tão improvável quanto esta, vai ser difícil de encontrar.
Resumo do dia
O Atletismo teve um dia histórico mesmo com apenas três provas distribuindo medalhas. Sem dúvida, o ponto alto foi a final dos 100m rasos feminino, com direito a projeções e iluminação especial na pista. O pódio foi totalmente jamaicano, mostrando que a ilha continua produzindo os melhores velocistas do mundo. Elaine Thompson foi bicampeã da prova, com direito a quebra do recorde olímpico com o tempo de 10s61. Shelly-Ann Fraser-Pryce ficou com a prata e Shericka Jackson fechou o pódio.
Além disso, houve a milésima prova olímpica da modalidade na história, o lançamento de disco masculino. A honra de ser o campeão 1000 coube ao favorito Daniel Stahl. O sueco fez um lançamento a 68,90m de distância, marca que lhe deu uma folga de mais de 1,5m para o melhor de seus concorrentes. Seu compatriota Simon Pettersson ficou com a prata e o austríaco Lukas Weisshaidinger ficou com o bronze.
Também houve a estreia da prova de revezamento 4x400m misto. O primeiro time campeão e que estabeleceu o primeiro recorde olímpico foi a Polônia, com o tempo de 3min09s87. A Rep. Dominicana chegou com um centésimo de vantagem para os Estados Unidos e ficou com a prata.
Medalhas em outras modalidades:
- > Badminton duplas masc. - (TPE > CHN > MAL);
- > No Boxe não há disputa de bronze, houve duas semifinais no peso pena fem. JAP e FIL ganharam e seguem para a disputa do ouro. GBR e ITA perderam e ganharam bronze;
- > Esgrima sabre por equipes fem. - (RUS > FRA > KOR);
- > Ginástica de Trampolim masc. - (BIE > CHN > NZL);
- > Judô equipes mistas - (FRA > JAP > ISR/ALE);
- > Levantamento de Peso até 81 kg masc. - (CHN* > DOM > ITA) // até 96 kg masc. - (QAT* > VEN > GEO);
- > Natação 100m borboleta masc. - (EUA** > HUN > SUI) // 200m costas fem. - (AUS > CAN > AUS) // 800m livre fem. - (EUA > AUS > ITA) // Rev. 4x100m medley misto - (GBR** > CHN > AUS);
- > Rugby de 7 fem. - (NZL > FRA > FIJ);
- > Tênis individual fem. - (SUI > CZE > UCR) // disputa de bronze individual masc. (ESP) // bronze duplas mistas por WO (AUS);
- > Tiro Esportivo trap equipes mistas - (ESP > SMN > EUA) // carabina 3 pos. 50m fem. - (SUI* > RUS > RUS);
- > Tiro com Arco individual masc. - (TUR > ITA > JAP);
- > Triatlo rev. misto - (GBR* > EUA > FRA) e;
- > Vela RS:X fem. - (CHN > FRA > GBR) // RS:X masc. - (HOL > FRA > CHN).
[Nota lamentável: Novak Djokovic perdeu a cabeça durante a disputa do bronze no Tênis individual. Depois de perder um ponto, jogou a raquete nas arquibancadas vazias. Um pouco mais à frente, arremessou outra raquete contra o mastro de sustentação da rede, amassou o equipamento e assustou um pegador de bolas que estava perto. Por fim, desistiu de jogar a decisão de bronze de duplas mistas, alegando dores nas costas e abandonando sua parceira Nina Stojanovic. Uma completa falta de espírito olímpico.]
Brasileiros
>13 atletas estiveram em ação no Atletismo: Izabela Rodrigues classificou para a final do lançamento de disco, Thiago Braz está na final do salto com vara e Paulo André avançou para as semifinais dos 100m rasos.
>Wanderson de Oliveira venceu no Boxe peso leve e segue para as quartas-de-final.
>O Futebol masc. segue na busca do bicampeonato olímpico. Venceu o Egito por 1 a 0 e vai enfrentar o México em uma das semifinais.
>As meninas do Handebol perderam para a Suécia por 34 a 31. Assim, o confronto na última rodada do grupo B, contra a França, decide a última classificada para as quartas. Brasil tem vantagem do empate.
>Depois de três etapas do Hipismo concurso completo de equitação, a equipe está em 11º e os cavaleiros individualmente estão em 21º, 43º e 44º.
>A equipe mista de Judô perdeu nas quartas e na repescagem pelo mesmo placar (4 a 2), respectivamente, para Holanda e Israel.
>Bruno Fratus fez 21s60 e está na final dos 50m livre na Natação.
>No Rugby de 7 fem., as Yaras venceram o Japão por 21 a 12, na disputa da 11ª colocação.
>Marcus D'Almeida perdeu nas oitavas do Tiro com Arco.
>Na Vela: Patrícia Freitas ficou em 10º na regata da medalha do RS:X fem. // 49er FX (doze regatas) - 2ª // Finn (oito regatas) - 14º // Nacra 17 (nove regatas) // 9º // 49er (doze regatas) - 16º.
>O time de Vôlei fem. venceu a quarta seguida, contra a Sérvia por 3 sets a 1. Está classificada para as quartas e deve avançar como primeira do grupo depois do embate contra o Quênia.
>A dupla Rebecca/Ana Patrícia perdeu para os EUA no Vôlei de Praia, 2 set a 1. Mesmo assim, está nas oitavas, como uma das melhores terceiras colocadas dos grupos.






 
 





























