20 anos de uma conquista épica

Publicado  domingo, 27 de março de 2011

Senna num último esforço para erguer o troféu
A primeira vitória de Ayrton Senna em Interlagos aconteceu em 24 de março de 1991 e foi celebrada essa semana. Este pequeno texto é mais uma homenagem a um triunfo épico, sofrido. Ele pilotava a McLaren branca e vermelha, eternizada nas disputas contra seu maior rival, Alain Prost. Tinha uma carga de responsabilidade, devido a tentativas frustradas de anos anteriores. A conquista demandou um esforço tamanho que o brasileiro mal conseguia levantar o troféu no pódio.
Ayrton largou na pole e abriu vantagem grande nas primeiras voltas. Mas não podia acabar sem dificuldades. Faltando 20 voltas para o final perdeu a quarta marcha. Mais algumas e perdeu a quinta e a terceira. Começou o desgaste físico, ele mesmo admitiu depois da corrida, doía braços, ombros, costas. Teve que ser atendido ainda na pista, logo após cruzar a linha de chegada. Aliás, como diz o narrador, "de ponta a ponta".
O piloto ainda conseguiria mais um triunfo dois anos depois, com direito a invasão de pista e ser carregado nos braços. Eu tinha três anos de idade, não pude ver ao vivo, mas vi em vídeo algumas dezenas de vezes e não me canso de repetir a história. Das 41 vitórias na carreira, essa merece um lugar de destaque.
Alguns detalhes: choveu e ele terminou com pista molhada e apenas com a sexta marcha, na volta final ele já levantava o braço na reta oposta para comemorar. Confira a transmissão da última volta

0 comentários: