Nesta segunda-feira (31), foi realizado na sede da CONMEBOL, no Paraguai, o sorteio da primeira fase da Copa Sul-americana. Seis equipes brasileiras participarão do segundo torneio mais importante do continente, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Ponte Preta, São Paulo e Sport Recife.
De certa forma, o sorteio foi bom para os times brasileiros, já que quase todos jogarão a primeira partida do mata-mata em casa, podendo levar uma vantagem no placar agregado para o embate de volta.
O Corinthians jogará contra o tradicional Universidad de Chile, o mais conhecido dos adversários brasileiros. mas que terminou em sétimo no último apertura. O Timão terá seu primeiro confronto em Itaquera e depois viaja até Santiago.
Já o Cruzeiro pega o Nacional (PAR), que não apresentou um bom futebol no último campeonato local. A Raposa faz o primeiro jogo no Mineirão e define seu destino na capital Assunción.
A equipe do Fluminense terá o Liverpool (URU) no começo de sua jornada. O time das Laranjeiras joga a primeira em casa, ainda sem local definido, e vai até Montevidéu para tentar avançar de fase.
A Ponte Preta terá os argentinos do Gimnasia como seu adversário. A Macaca, que já foi finalista da competição em 2013, vai ter o Moisés Lucarelli como trunfo para a primeira partida e decide a volta na cidade de La Plata.
Único representante do Nordeste, o Sport recebe os uruguaios do Danubio no Recife e fazem o jogo da volta contra a pressão da torcida rival, que virá empolgada pelo terceiro lugar no campeonato nacional mais recente.
Por fim, o São Paulo será o único que fará a primeira partida fora de casa e decidirá no Morumbi, mas enfrentará o desconhecido Defensa Y Justicia, time de pouca expressão na Argentina e que não deve apresentar maiores dificuldades.
Vale lembrar que o regulamento do torneio mudou para este ano, com um calendário mais longo e novo formato de confrontos. Nessa primeira fase, serão 22 embates, que ocorrerão entre os dias 28 de fevereiro e 1 de junho. Em seguida, juntarão aos vencedores mais dez equipes vindas da Copa Libertadores para realização de um novo sorteio dos encontros de 16 avos de final. A partir daí, o campeonato segue em eliminatórias no sistema ida e volta até as finais nos dias 6 e 13 de dezembro.
Nesta primeira fase, há cinco clubes que já foram campeões: Arsenal de Sarandí (2007), LDU (2009), Independiente (2010), Universidad de Chile (2011) e São Paulo (2012).
Além de um título interclubes continental, o vencedor terá o direito de disputar a Recopa Sul-americana contra o ganhador da Libertadores, garantirá vaga já na fase de grupos da Libertadores do ano seguinte e jogará a Copa Suruga contra o campeão japonês.

 
 

0 comentários:
Postar um comentário