Muito frio e muito calor: sensações do esporte

Publicado  sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Aqui na redação, as televiões ficam ligadas em canais de esporte praticamente o dia inteiro. Não que seja fácil ficar assistindo e não tenha nada para se fazer, mas é possível ver alguns momentos de relance. Em um instante desses, reparei que estavam sendo transmitidos esportes contrastantes em termos de temperatura. Em Aspen, Colorado está acontecendo a 15ª edição dos Winter X-Games, que são as Olímpiadas dos esportes radicais de inverno, portanto é realizado na neve. Em compensação, nas areias de Rio Quente, em Goiás, começou a 12ª edição da Copa Latina de Futebol de Areia.

Inverno
Desde ontem a neve do meio-oeste americano tem esquentado com os melhores e mais extremos esquiadores, snowboarders e snowriders do mundo. Apesar de não distinguir com precisão uma manobra de outra, é sempre bem legal saber quais os limites humanos e que há pessoas dispostas a superá-los, como a norte-americana Kelly Clark que foi a primeira snowboarder mulher a conseguir o 1080°, no Superpipe. No primeiro dia de competição teve as finais do Snowmobile freestyle e esqui slopestyle de destaque. O evento conta com nomes como Shawn White e Bobby Brown, além da participação da brasileira Isabel Clark.

Verão
Mudando de terreno, ocorreu a primeira rodada do torneio de Beach Soccer, disputado em todos contra todos em quadrangular. O Brasil busca seu décimo título da competição, contra Argentina, Uruguai e México. Os brasileiros estrearam vencendo os mexicanos, num jogo apertado, por 4 a 3, de virada. Amanha enfrenta a Argentina e decide no domingo contra os uruguaios.

Como uma luta histórica acaba frustrantemente?

Publicado  quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

No sábado de madrugada, assisti um confronto que era para entrar para os momentos memoráveis do boxe, pois se tratava do retorno do multicampeão Evander Holyfield aos ringues, depois de quase um ano longe dos holofortes. O americano de 48 anos desafiou o lutador de Bahamas, Sherman Williams, dez anos mais novo.
A luta estava programada para 12 assaltos, mas logo no início percebia-se que Holyfield não estava no melhor de sua forma e perdia os três primeiros rounds. Antes de começar o quarto, o juíz declarou que Holyfield não tinha mais condições para lutar, devido uma cabeçada do adversário que o atingiu no supercílio esquerdo e que não parava de sangrar. Dessa maneira foi declarado luta sem resultado.
Frustrante.

Seleção sub-20 classificada para hexagonal final

Publicado  quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ontem de madrugada deve ter sido bem difícil assistir Brasil 1 x 0 Equador, pela penúltima rodada da primeira fase do Sul-Americano sub-20, no Peru. Apesar do golaço de Henrique, fruto da jogada de Oscar, o jogo não foi muito emocionante e quase o Brasil cedeu empate no final da partida. O técnico Ney Franco optou por jogar com o time quase todo reserva, com apenas Henrique e Zé Eduardo dos considerados titulares, já que estava classificado desde a rodada anterior.
Com duas vitórias e um empate nos resultados anteriores, a Seleção entrou despreocupada e, por isso, o jogo ficou sonolento. Mas houve dois pontos bons para a sequência do campeonato: ritmo de jogo para todos e descansar os titulares por duas rodadas antes da fase final, já que a última rodada o Brasil não joga (são grupos de 5 seleções). Apesar de ter feito dez pontos de doze possíveis, não há vantagem para melhores qualificados, os seis classificados se enfrentam para saber quais os que vão para as Olímpiadas de Londres 2012 e para o Mundial da categoria.

Flamengo começa o ano com título

Publicado  

A Copa São Paulo de Futebol Júnior teve seu término ontem, em comemoração ao aniversário da cidade, com o Flamengo vencendo o Bahia por 2 a 1, no estádio do Pacaembú. A equipe carioca jogou melhor, apesar de diversos momentos bons do time baiano. O interessante é o exercício de futurologia para plantéis principais.
Ano passado relatei aqui a conquista do São Paulo sobre o Santos:
http://www.juva.com.br/2010/01/feliz-aniversario-sao-paulo-feliz.html
Alguns jogadores foram aproveitados e ganharam espaço, como o caso do meia Marcelinho, que voltou ao nome original, Lucas, e o volante Casemiro, pelo São Paulo; Alan Patrick e Alex Sandro, pelo Santos; inclusive estão servindo à Seleção sub-20, no Sul Americano disputado no Perú.
Confesso que este ano acompanhei pouco a Copinha para apresentar alguns destaques, mas o Flamengo eliminou o São Paulo, em uma das fases anteriores, e sagrou-se bicampeão. Os cariocas, que reforçaram o elenco com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, podem ter em sua base jogadores que reforcem outros setores carentes. Para o Bahia, esse grupo se torna bem mais importante, pois acabaram de subir da segunda divisão nacional e não tem tanto dinheiro assim para contratar grandes nomes, a solução caseira parece mais sensata.

Panorama de momento do Australian Open

Publicado  sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O primeiro Grand Slam de tênis do ano, já se encaminha para o encerramento da terceira rodada, com os favoritos vivos no aberto. Na chave masculina, Federer, Roddick, Djokovic e Berdich, que estão entre os 8 melhores do mundo, já prosseguiram para próxima fase do torneio. Do outro lado, Nadal, Ferrer, Soderling e e Murray, jogam nesta madrugada para avançar entre os 16 melhores.
Entre as mulheres, estão classificadas as belíssimas Caroline Wozniacki, número 1 do mundo, e Maria Sharapova, além de Kuznetsova e Azarenka. Ainda jogam nessa madrugada nomes como Clijsters e Zvonareva, favoritas para chegarem às semi-finais.

Um novo começo

Publicado  quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mais uma vez tive um tempo de abstinência de postagens e mais uma vez volto motivado a treinar minha escrita, junto com o exercício de opinião e debate. Desta vez, contudo, sem obrigação de tentar cobrir todos os eventos importantes com todos os resultados, sem pressão por notícias, farei ao meu tempo.
Aos fatos deste mês: já houve tempo para a principal competição de endurence do mundo, o Rali Dakar, que teve sua largada no primeiro dia do ano em Buenos Aires, atravessou o temido deserto do Atacama, foi ao Chile e teve sua chegada também na capital argentina. Mais de 9500 km foram percorridos. Entre os vencedores, alguns nomes conhecidos e outros que surpreenderam. Marc Coma, espanhol, venceu pela terceira vez nas motos, Alejandro Patronelli levou o caneco dos quadriciclos para os argentinos, Nasser Al-Attiyah bateu de forma inédita o multicampeão Carlos Sainz e conquistou na categoria carros o primeiro título para o Qatar (o que é estranho já que esses países árabes vivem no meio de desertos e não têm grandes pilotos nesse tipo de prova). Por fim, Vladimir Chagin bateu recorde de vitórias e alcançou sua sexta conquista seguida.
No futebol, já se encaminha para as finais da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com apenas o Santos como representante dos quatro grandes paulistanos. Mas também com outros times de grande porte no cenário nacional, Flamengo Coritiba, Internacional e Bahia. Completam a lista América-MG, Pão de Açúcar e Desportivo Brasil.
Começaram os estaduais, no Sul e em São Paulo, já encerrando a segunda rodada; no Rio, ainda no meio da primeira; e só em Minas que começará daqui dois fins de semana. Parâmetro geral: Santos e São Paulo conseguiram duas vitórias, contra times fracos é verdade, mas mostram que fizeram boa pré-temporada, Corinthians ganhou uma e empatou outra, nada alarmante, sendo que o campeonato tem 19 rodadas e oito equipes se classificam. Palmeiras jogou apenas uma vez e empatou, não agradando a torcida. Internacional (B) perdeu uma e venceu outra, Grêmio (B) empatou as duas. Flamengo estreou vencendo e o Vasco parece não ter saído de 2010 e perdeu para o Resende.
Messi e Marta foram eleitos os melhores do mundo. O argentino pela segunda vez seguida e a brasileira é pentacampeã consecutiva. Ambos merecidos. Mesmo Messi não tendo feito uma grande Copa do Mundo.
Do outro lado do planeta, já está acontecendo o primeiro Grand Slam do ano de tênis. O Australian Open está na terceira rodada. Amanha volto para dizer a quantas anda o torneio.