Futuro promissor para o campeão de hoje

Publicado  sábado, 30 de janeiro de 2010

Tiago Fernandes é o novo nome do tênis nacional. Garoto de 17 anos (aniversariante de ontem), natural de Alagoas, conquistou há poucos instantes o Australian Open na categoria juvenil. Cabeça-de-chave número 14, venceu na final o australiano Sean Berman por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-3, com 1h50 de jogo.Teve pelo caminho outros jovens tenistas melhores rankiados, como os cabeças-de-chave nº 2 e 4. Tiago já foi treinado por Larri Passos, que também já foi treinador do Guga.
Assistindo à partida, deu para perceber que o brasileiro tem uma boa direita, tanto na paralela como na cruzada, tanto é que fugia muito de seu revés e abria a quadra para despejar mais potência em seu golpe predileto. Tem boa movimentação de fundo, varia bem o ritmo, saque bem consistente. Ainda falta um backhand mais agressivo, mais subidas à rede com mais voleios, mas ainda é muito jovem e tem muito tempo para engrandecer ainda mais seu jogo.
A partida foi equilibrada até o 5-5 do primeiro set, aí o brasileiro confirmou seu serviço e logo em seguida quebrou o do adversário, fechando o set e evitando um tiebrake. No set seguinte, Tiago começou confirmando seu serviço e quebrando novamente o saque do australiano. Ele chegou a abrir 3-0 de vantagem, mas cedeu uma quebra diminuindo tal vantagem. Contudo, logo após ele voltou a bater o oponente e administrou o resto da partida, mesmo tendo dificuldade de fechar a partida, devido a pressão da conquista.
Ele lembra muito o Gustavo Kuerten: jovem dos cabelos para fora do boné, alto, franzino e que faz história cedo. Guga conquistou Roland Garros na categoria juvenil, mas foi em duplas. Tiago venceu pela primeira vez um Grand Slam no individual. Conta com o fornecimento de vestuário da Adidas, o que é importante para ter respaldo financeiro no decorrer de sua carreira, fato que o Guga sempre teve que batalhar em demasia para conseguir. Parabéns para o Tiago que volta a colocar o Brasil no topo de um torneio importante.

Feliz aniversário, São Paulo. Feliz título, São Paulo

Publicado  segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

No dia em que a maior e mais importante cidade do país, São Paulo, completou 456 anos de fundação (parabéns para todos que fazem parte deste local, inclusive eu), aconteceu a final da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, com o São Paulo e o Santos como protagonistas. Não assisti ao jogo, por motivos de viagens, mas fiquei sabendo do resultado e vi os gols da partida. O Santos abriu o placar no primeiro tempo, conseguindo vazar a melhor defesa do campeonato, que sofreu apenas três gols no torneio. No segundo tempo, teve um lance polêmico que envolveu o goleiro Richard, do São Paulo, no qual poderia tê-lo expulsado e não virado o herói. Mas antes de saber porque ele virou personagem do jogo, teve um golaço do atacante Ronieli do São Paulo, empatando a partida e prorrogando a decisão para os pênaltis.
Aí que entra novamente o goleiro Richard. Os garotos do São Paulo converteram as três cobranças que chutaram, mas o título veio por causa dos três pênaltis que o arqueiro defendeu em sequência. Com isso, o São Paulo consagrou-se tricampeão da Copinha, merecidamente, diga-se de passagem, pois foi o time que teve o melhor ataque, a melhor defesa, o maior número de jogadores de destaque e o artilheiro do campeonato, Lucas Gaúcho, com nove gols, além de terminar o torneio, de forma invicta, vencendo sete das oito partidas que disputou.
O ano começa bem para um time que é acostumado a conquistas e que não as teve em 2009, fato que não acontecia desde 2003. Tão importante quanto a vitória e a taça é a confirmação de um trabalho bem feito nas categorias de base, a importância da infra-estrutura e a capacidade de revelar bons jogadores que podem ser aproveitados no time principal para competições alternadas durante a semana, tais como os meias Zé Vitor e Marcelinho e atacantes como Ronieli e Lucas, além de outros que não foram utilizados, ou porque estavam servindo a seleção ou porque já fazem parte do time principal, como o volante Welington, o meia Oscar e o atacante Henrique.

Quarta de muito futebol, mas muito mesmo!

Publicado  quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Hoje foi um daqueles dias que se tem noção de que a temporada já está acontecendo a todo vapor, foi dia para que os mais fanáticos pelo esporte não desgrudassem os olhos da televisão. Teve jogo de todo tipo de campeonato, para todos os gostos.
Começou pela Copa das Nações Africanas, com Nigéria 3, Moçambique 0. Este torneio tem sido marcado pela festa que os goleiros propiciam aos atacantes adversários. O resultado classificou a Nigéria para a próxima fase da competição, juntamente com Egito, que teve a melhor campanha do grupo C. Além destas seleções, já estão Angola, que é a anfitriã, e Argélia pelo grupo A e Costa do Marfim e Gana, no grupo B. Amanha se definem as últimas classificadas.
Em amistoso, o Real Madrid venceu o KS Gramozi, da Albânia, por 2 a 1, com direito a um gol de Kaká.
Depois desse jogo, teve Copa São Paulo de Futebol Júnior, com o São Paulo vencendo de virada o Cruzeiro por 2 a 1. Esse resultado leva o time paulista à semifinal que será disputada contra o time gaúcho do Juventude, no sábado.
Ao mesmo tempo teve, jogos pelos estaduais paulista e carioca. A Portuguesa venceu a segunda seguida, desta vez contra o Sertãozinho, pelo placar de 2 a 0. O Fluminense, por sua vez, bateu o Bangu por 3 a 0, com dois de Fred.
Mais tarde, pelo campeonato inglês, o Liverpool se aproximou dos primeiros ao vencer o Tottenham por 2 a 0, ambos feitos por Kuyt. O Arsenal assumiu a liderança provisória ao vencer o Bolton por 4 a 2.
Pela Copinha, o Santos venceu o Paulista por 3 a 1 e é mais um time classificado para as semifinais.
Já o time principal do Peixe não conseguiu sair do empate de 1 a 1 com a Ponte Preta, em casa. O Flamengo venceu fora, com gols de Bruno Mezenga e Petkovic, o Volta Redonda com o placar de 3 a 1.
Pelo período da noite, o Palmeiras foi o último a se classificar para as semifinais da Copinha, vencendo a Portuguesa, 4 a 2. Total supremacia dos paulistas com três times entre os melhores.
No Paulistão, Corinthians venceu e o São Paulo conseguiu arrancar um empate no fim. Por outros estaduais, Vasco, Inter, Sport, Bahia e Coritiba venceram, o Cruzeiro goleou. Goiás e Atlético-PR perderam; e Avaí e Náutico empataram.
Para encerrar, o River Plate venceu o Boca Juniors por 3 a 1.
Ufa!!!!!

Brasileiro perde no Australian Open

Publicado  

Infelizmente o brasileiro Thomaz Bellucci, que poderia ir longe no torneio, não teve sorte na definição de sua chave e pegou logo na segunda rodada o americano Andy Roddick, cabeça de chave nº 7. O que deu para perceber é um tenista que ainda tem que melhorar seu jogo de fundo de quadra e sua paciência contra um cara que é extremamente consistente e mais acostumado a lidar com momentos de pressão.
Parecia que o paulista jogava contra um paredão, pois quanto mais forte ele batia, com mais intensidade a bola voltava. Bellucci começou bem até o 4-3 do primeiro set, quando se desconcentrou e cedeu o game para o adversário. Resultado: 6-3 para Roddick. No segundo set, Thomaz teve seu serviço ameaçado logo no primeiro game e não conseguiu reverter. E o fez de novo mais adiante até que ficou 5-2. Mas o brasileiro reagiu e na primeira chance que teve de devolver uma quebra, não exitou e conseguiu voltar ao set, fazendo 5-4. Mas novamente a experiência pesou e Roddick fechou em 6-4. Bellucci acertou mais winners do que Roddick (35 a 27), mas também errou muito mais do que o adversário (43 a 13). Resultado que se repetiu no terceiro set, eliminando o brasileiro da sua segunda participação do Grand Slam.
Sobre como jogou: teve bons saques durante seus games, mesmo em situações difíceis para se recuperar; quando subia à rede, voleou bem e ganhou quase todos os pontos; foi mais agressivo; forçou o deslocamento do oponente, principalmente, para se aproximar da rede e poder dar a passada; mas variou pouco os seus golpes; não teve consistência e nem paciência no jogo de fundo para trocas de bola mais demoradas; deu pontos de bobeira; o adversário é um exímio sacador, tendo ganho muitos pontos somente com seu saque.
Entretanto, Bellucci vem evoluindo constantemente, é o número 35 do mundo atualmente, esse ano é possível que termine figurando entre os 20 primeiros, está em ascensão com o seu jogo, melhorando sua movimentação de pernas, seu backhand e seu voleio, falta um pouco mais de confiança em seus golpes, mas dá para ficar esperançoso com mais torneios a serem disputados este ano, principalmente aqueles que os melhores jogam sempre e, estando em contato com eles, dá para melhorar ainda mais. Provavelmente, ele se lamenta, pois poderia ter ganho se usasse mais slides para atrair o americano, já que ele tinha dificuldade para volear, mas que sirva de lição para as próximas vezes, de ter uma leitura mais ampla do jogo.

Acaba o Rali Dakar, o mais difícil

Publicado  sábado, 16 de janeiro de 2010

Este sábado foram conhecidos os campeões do primeiro grande evento internacional, o Rali Dakar que foi disputado entre os territórios da Argentina e Chile e teve seu término hoje com a chegada em Buenos Aires, com os principais pilotos tendo confirmado seu favoritismo vencendo o rali mais difícil do mundo.
Cyril Despres, francês, é tricampeão na categoria de motos, seus outros títulos foram em 2005 e 2007, mas este é seu primeiro na América do Sul. Ele venceu um nome importante do rali, o espanhol Marc Coma, que já venceu em edições anteriores na categoria carro. Nestes, o espanhol Carlos Sainz venceu com a menor diferença de tempo desta edição, apenas 2min12 de vantagem para o segundo colocado, o qatariano Nasser Al Attiyah. Esta categoria ainda contou com a presença de Stéphane Peterhansel, que já venceu em outras oportunidades e terminou em quarto lugar. O trio russo Vladimir Chagin, Sergey Savostin e Eduard Nikolaev venceu nos caminhões. E o argentino Marcos Patronelli venceu nos quadriciclos.

A competição passou por mais de nove mil quilometros, com passagem por lugares importantes como as cidades de Córdoba e Santiago, o temido deserto do Atacama, mais seco que o próprio Saaha, e a cordilheira dos Andes. Amanha resta apenas a formalidade de exibição na capital Argentina.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas atráves do site da organização: dakar.com

Feliz ano esportivo!

Publicado  

Estou de volta das férias, acompanhando como sempre os esportes que estão acontecendo e com muitas expectativas para um ano que promete grandes emoções e que já começou em alta velocidade com o Rali Dakar.
Este é um ano recheado de eventos, com futebol durante o ano todo: Copa São Paulo de futebol júnior, que já se encontra na fase de mata-mata; os campeonatos estaduais, que tem sua grande parte estreando hoje; Copa do Brasil; Campeonato Brasileiro; Copa Libertadores; Copa Sul-Americana; campeonatos europeus; UEFA Champions League; Mundial Interclubes; Copa das Nações Africanas, que está sendo disputada em Angola e já causou grande alvoroço, devido ao lamentável episódio do ataque de grupos separatistas à delegação de Togo, o qual matou dois integrantes da comissão técnica e gerou a retirada do time da competição; e por fim, a Copa do Mundo, a primeira no continente africano, com promessas de jogos memoráveis e os melhores jogadores.
Tem automobilismo com as Fórmulas 1 e Indy, além da Stockcar e o mundial de motovelocidade. A grande novidade é o retorno de Michael Schumacher às pistas, pela equipe Mercedes que comprou a campeã BrawnGP. Aos 41 anos, o alemão volta para correr contra a Ferrari, que o consagrou num passado recente.
Tem eventos como o NBB, a Superliga de volei, torneios Grand Slam e Masters de tenis, o Tour de France de ciclismo, atletismo, judô, natação, entre outros esportes olímpicos. Falando nisso, daqui a menos de um mês o clima vai ficar muito frio, porque começará os Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, com 15 modalidades e com participação de brasileiros. Particularmente, é o evento mais aguardado, para esse primeiro semestre.
Enfim, muito está por acontecer ou já está acontecendo. O que dá para falar é apenas o desejo de de um feliz ano esportivo com muitas conquistas para todos.