Notícias rápidas de sábado

Publicado  sábado, 28 de novembro de 2009

No último torneio importante do ano de tênis, o antigo Masters Cup e agora ATP Finals, Roger Federer perdeu na semi-final para o russo Nicolay Davydenko por 2 sets a 1, com parciais de 6-2, 4-6 e 7-5. Foi a primeira derrota do suíço para Nicolay. Apesar do mal resultado, Federer já havia garantido o posto de número um do mundo até o final da temporada, por causa das derrotas prévias de Nadal e Djokovic. Davydenko espera pelo confronto de Del Potro e Soderling.
No Desafio das Estrelas, Michael Schumacher venceu a primeira bateria, com Vitantonio Liuzzi em segundo e Felipe Massa em terceiro. Barrichello ficou em quinto e Piquet em nono. A competição é disputada no novo kartódromo internacional de Florianópolis. A competição reune os melhores pilotos nacionais e algumas atrações. A segunda bateria será disputada amanha pela manha.
Na semi-final do campeonato paulista de volei feminino, o Osasco Sollys derrotou o São Caetano Blausiegel por 3 sets a 1 na casa das adversárias, na terceria e última partida da série e se classificou para enfrentar o Pinheiros Mackenzie. Essa semi contou com as presenças de campeãs olímpicas e que estavam na seleção na Copa dos Campeões recente, como as levantadoras Fofão e Carol Albuquerque, as meias Thaísa e Adenísia e as pontas Sheila, Jackeline e Nathália.

Brasil, rei das areias do deserto

Publicado  domingo, 22 de novembro de 2009

Perguntar por quem é o melhor do mundo no futebol de areia, todos concordam que o Brasil é o soberano. Hoje foi mais um dia para comprovar isso. Em mais uma Copa do Mundo, organizada pela FIFA, o time de Buru, Benjamim e companhia não teve dificuldade em vencer a "zebra" do campeonato Suíça por 10 a 5 nas areias quentes de Dubai e se sagrar tetracampeão.

O Brasil venceu de forma invicta, tendo enfentado adversários como a própria Suíça, Itália e Portugal. Foi o décimo terceiro título brasileiro da história da modalidade, que passou a ser validada há pouco tempo pela entidade máxima do futebol. De quebra, o goleiro Mão foi eleito o melhor arqueiro da competição.

Vasco campeão!

Publicado  domingo, 15 de novembro de 2009

Gostaria de deixar minhas congratulações aos vascaínos que conseguiram o acesso à divisão de elite do futebol brasileiro e o título da Série B. Mas, principalmente, por tentarem se reerguer como clube. Muito provavelmente o Vasco deve sofrer com dívidas de sifras enormes, tal qual outros grandes clubes, contudo a história desse time foi diferente das demais.
Outros clubes já caíram e voltaram nessa era dos pontos corridos, como por exemplo Palmeiras, Coritiba, Grêmio e Corinthians. Depois que se reestruturaram, ganharam títulos ou conseguiram classificações importantes no Nacional, ou seja, voltam a figurar entre os "top". Todos desceram por causa de má administração. A descida do Vasco foi um pouco mais traumática, pois não ocorreu quando Eurico Miranda (safado!) estava no poder. Feliz ou infelizmente, ele sempre tinha seus acordos e não deixava o time da Colina de São Januário ser rebaixado, mesmo correndo esse risco quase todos os últimos anos de sua gerência. Quando um novo presidente surgiu, Roberto Dinamite (craque), que entende de futebol verdadeiramente, o time pagou o preço pela baixa qualidade do elenco e pelos problemas internos. Uma das maiores injustiças que um ex-jogador do clube poderia acarretar. Todavia, Dinamite soube lidar com as adversidades, contratou e investiu bem para esse ano, fez um bom campeonato carioca, chegou às semi-finais da Copa do Brasil e ganhou a 2ª divisão com duas rodadas de antecedência.
Para os amantes do futebol, esperamos que não haja um bicampeonato. Não dá para se iludir e pensar que, com esse elenco, conseguirá se sustentar na Série A do ano que vem. Mas o presidente é inteligente e saberá o que fazer. E a história forte e vencedora do Vasco, que terá sempre este asterisco, continuará gloriosa, por mais 111 anos e mais... e mais... e mais...

Visita ao centro de esgrima

Publicado  quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Na última semana, fui ao Circulo Militar, perto do Ibirapuera, para fazer uma matéria que irá ao ar na Rádio Trianon no próximo domingo de manha. A matéria diz respeito a um esporte pouco divulgado e com pouca tradição no país: a esgrima.
Conversei com o técnico cubano Pepe, que veio para o Brasil há dez anos. Quem quiser saber desta conversa que durou mais de meia hora, terá que ouvir a rádio para saber do que mais importante ele falou. Mas posso adiantar que ele fala sobre como está a modalidade no Brasil e da espectativa de crescimento até as Olimpíadas de 2016.
Uma coisa já valeu: aprendi a respeitar mais o esforço de pessoas como o Pepe e a atleta Carol Godoy, que também tive oportunidade de entrevistá-la, para que a esgrima se mantenha e receba mais incentivo. Quem quiser, domingo 8:30 da manha, 740AM. Em breve haverá mais matérias e fotos sobre outros esportes olímpicos.

Segue algumas fotos que tirei do profº Pepe ensinando uma aluna.