Ces't parti le Tour de France

Publicado  terça-feira, 6 de julho de 2010

Este sábado teve início a competição mais importante e mais tradicional do ciclismo de estrada do mundo. A volta da França, ou Tour de France, é disputada anualmente e o terceiro evento mais assistido, cerca de dois bilhões de pessoas, só perdendo para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Como o próprio nome diz, os ciclistas tem que percorrer, em 21 dias, um percurso que atravessa o país. Neste ano, porém, a caravana passará por países diferentes: tendo começado no porto de Rotterdam (Holanda), em uma prova contra o relógio, seguiu para Bruxelas (Bélgica), continuou por este país até a cidade de Spa, e hoje, finalmente adentrou a fronteira francesa. Ainda passarão pelos Alpes e pelos Pirineus na parte sul, antes de pegarem o trem até a chegada em Paris. Serão 19 etapas e dois dias de descanso, intercalados.
A prova conta com nomes importantes como o vencedor do ano passado e bicampeão Alberto Contador, o americano Lance Armstrong, que anunciou que este seria seu último Tour, os irmãos Andy e Frank Schleck, o australiano Cadel Evans, Fabian Cancellara, Sylvain Chavanel, Thor Hushovd, Carlos Sastre, Bradley Wiggs, entre tantos outros. Foram 197 ciclistas que partiram do porto holandês. Hoje, chegaram oito a menos.
A disputa é dividida por camisas:
  • Amarela: é o vencedor do Tour, permanece com ela quem faz o menor tempo acumulado;
  • Verde: o mais veloz, vence quem faz mais pontos nas metas-volante de sprinter;
  • Branca com bolas vermelhas: melhor escalador, quem faz mais pontos nas metas de montanha;
  • Branca: jovem melhor colocado, ciclistas de até 23 anos com menor tempo acumulado;
  • Número vermelho: mais combativo na etapa anterior.
Resumindo o que aconteceu até agora: no sábado, o prólogo de 8.9km o suíço Fabian Cancellara venceu com uma diferença de 10 segundos para Tony Martin, Lance foi quarto e Contador, o sexto.
A primeira etapa foi plana entre Rotterdam e Bruxelas, houve algumas quedas, uma no começo por conta de um cachorro que invadiu a pista e envolveu o italiano Ivan Basso, que retorna ao Tour depois de quatro anos. As outras foram nos últimos quilômetros, mesmo assim todos chegaram com o mesmo tempo para efeito de classificação, mas Alessandro Petacchi foi quem venceu.
Ontem, teve a primeira etapa de média-montanha, com chuva pelo caminho. Com três metas de categoria 4, que são as mais fáceis, e outras três de categoria 3, um pouco mais inclinadas. Chavanel, que estava em fulga solitária, venceu com a diferença de 3min56s para o pelotão principal, que, em protesto das quedas de vários ciclistas durante a prova, deciciu não atacar no final.
Com isso, o francês assumiu a liderança com Cancellara em segundo e Tony Martin em terceiro. Jérôme Pineau é o primeiro a usar a camisa branca com bolas vermelhas. Chavanel também é líder entre os velocistas, mas quem usou a camisa verde foi Petacchi e o alemão Tony Martin vestiu novamente a camisa branca.

0 comentários: