Ferrari vence, finalmente

Publicado  domingo, 30 de agosto de 2009

Na manha deste domingo, foi possível acompanhar a primeira vitória da Scuderia Ferrari no ano. Kimi Häikkönen ganhou na Bélgica, no incrível circuito de Spa-Francorchamps, pela quarta vez em sua carreira. Fez uma corrida muito consistente e se aproveitou de alguns fatos incomuns no decorrer da prova e antes dela para vencer e subir no campeonato. Largou em sexto, mas tinha na sua frente adversários com carros mais fracos. A única excessão era Rubens Barrichello, que saía uma posição na frente, mas pôs tudo a perder com sua péssima largada, despencando para última posição. Jenson Button, Hamilton, Webber e Vettel largavam em posições intermediárias.
Logo na primeira volta os dois pilotos britânicos se envolveram em acidentes e foram obrigados a abandonar a prova. O Safety Car foi obrigado a entrar, permanecendo por 4 longas voltas. Barrichello aproveitou para mudar sua estratégia, abastecendo na primeira volta e se livrando do pneu macio que era ruim para as condições da pista e já cumprindo o regulamento. Voltou em décimo quinto. A partir daí, foi preciso fazer uma corrida de recuperação. Nesta altura, a surpreendente Force India de Fisichella, que havia largado na pole pela primeira vez, ainda estava em primeira, mas seguida da Ferrari do finlandês. Na relargada, Kimi passou Giancarlo e os dois se mantiveram assim até o final. Vettel fez uma corrida discreta, mas mesmo assim chegou em terceiro, descontando pontos importantes para o líder Button. Rubens estava em sétimo, se aproveitando de erros de equipes adversárias em reabastecimentos. Faltando duas voltas, ele estava perto de ultrapassar Kovalainen, mas seu carro teve problemas, derrubando óleo e produzindo fumaça. Teve que reduzir o ritmo e se contentar com sua colocação.
Agora a pressão em cima do inglês Button é bem grande, depois de dois resultados não favoráveis. Está 16 pontos na frente de seu companheiro brasileiro e 19 de Vettel, faltando 5 provas para o fim do campeonato.

100 vitórias e uma história

Publicado  terça-feira, 25 de agosto de 2009

Neste domingo, logo após ver as meninas do volei, os fãs de esporte, mais precisamente de automobilismo, puderam acompanhar um feito memorável nas ruas de Valência. Rubens Barrichello venceu pela décima vez na categoria máxima, a Fórmula 1. Muito mais do que sua primeira conquista na BrawnGP e a ida ao lugar mais alto do pódio desde 2004, este piloto que é muitas vezes contestado e alvo de chacota, mostrou novamente sua competência, dando o centésimo triunfo ao Brasil.
Largando em terceiro, atrás das duas McLaren, mais pesado, teria que fazer uma corrida tática, pois a pista não permitia ultrapassagens. Cumpriu seu papel a risca e contou com um pouco de sorte. Como seus dois rivais a sua frente parariam antes para reabastecer, ele teria algumas voltas a mais com o tanque vazio para fazê-las com tempo de classificação, assim passaria depois dos boxes. Não errou e conseguiu o objetivo. Além disso, a equipe inglesa se complicou com os pneus de Hamilton e a sorte que sempre faltou para o brasileiro, sorriu para ele.
Barrichello fez uma homenagem no capacete para seu amigo Felipe Massa, que ainda se recupera do acidente no circuito da Hungria. No campeonato, Rubens descontou para 18 pontos a diferença para seu companheiro e líder, Jenson Button. Faltam 6 corridas e, matematicamente, é possível até para as duas RBR, de Webber e Vettel, que vêm logo atrás.
Os pilotos brasileiros que venceram: Ayrton Senna (41), Nelson Piquet (23),Emérson Fitippaldi (14), Felipe Massa (11), Rubens Barrichello (10) e José Carlos Pacce (1).

Brasil, país do vôlei

Publicado  segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Nada como acordar num domingo de manhã frio, ligar a televisão e ouvir o hino nacional, depois de uma conquista. No Japão, a seleção brasileira feminina de volei, comandada por José Roberto Guimarães, venceu pela oitava vez o Grand Prix, exatamente um ano após a vitória inédita nas Olimpíadas de Pequim. Se tornou o único país com tantos títulos no campeonato.
Venceu as 14 partidas que disputou, permanecendo invicta, fato que só engrandece o feito. Na última partida, venceu as donas da casa por 3 sets a 1. No decorrer do caminho, passou por cima de times como Rússia e Holanda. De quebra, Sheila recebeu o prêmio de melhor jogadora da competição e Fabiana recebeu de melhor bloqueadora.
Vôlei se tornou o esporte que dá gosto de assistir, pois continua com investimentos sérios e dando resultados. Vale lembrar que antes das meninas, os rapazes também conquistaram o oitavo título da Super Liga. Valeu ter acordado às 7 da manhã neste domingo.